UM EXEMPLO DE COMPROMISSO !
          UM  EXEMPLO  DE  COMPROMISSO
No livro de Daniel temos três relatos bíblicos que nos mostram exemplos vivos de pessoas comprometidas, o que está faltando demais nas nossas Igrejas nos dias de hoje. Hoje vivemos um evangelho de interesses, isto é, os homens chamados pastores hoje só pregam mensagens que agradam seus ouvintes e em consequência na Igreja hoje só temos pessoas interessadas nas bênçãos do Senhor, mas infelizmente pessoas comprometidas com Ele são poucas, isto é, pessoas que estão prontas a pagar o preço de sua fé !
  • A- O fato dramático : No capítulo 1 de Daniel, nos versos de 1 até o 5 vemos a atitude de Nabucodonosor sitiando Jerusalém, tirando da casa do Senhor os utensílios sagrados e levando para a casa de seu deus pagão, uma enorme blasfêmia. Vai um pouco mais além e determina ao chefe de seus eunucos que selecionem alguns jovens para passarem três anos presos no seu palácio para se acostumarem às manias do rei e serem educados nos seus costumes e no fim de três anos serem apresentados ao rei para lhe servir. O interessante é que o rei determina que sejam alimentados com seus manjares e dessedentados com o  seu vinho, portanto para muitos presos de hoje uma cadeia tranquila de se aquentar, isto é, muito bem tratados em sua alimentação, o que não ocorre em nossas cadeias em sua maioria. Nos nossos presídios hoje se chegasse como alimentação a comida da presidente Dilma  e suas bebidas tranquilamente receberiam com prazer e degustariam sem nada perguntar a respeito !
 
  • B- A primeira mudança : A Bíblia destaca entre os jovens as pessoas de Daniel, Hananias, Misael e Azarias que como primeira consequência tem seus nomes de hebraicos trocados para nomes pagãos. A Daniel chamam Beltessazar, a Hananias o de Sadraque, a Misael o de Mesaque e a Azarias o de Abede-Nego. Se o rei era pagão tudo deveria ser ajustados à sua crença e portanto sofrem esta primeira mudança. Como o rei era um pagão a sua comida e a sua bebida também eram oferecidas e consagradas ao seu deus pagão. É uma mudança considerável, pois tem seus nomes trocados para nomes pagãos e seriam obrigados e comer comida também oferecidas a deus pagão. É justamente em uma horas dessas que se vê quem é comprometido e quer pagar o preço de seu compromisso e os que são Maria vai com as outras, isto é, não estão nem ai, querem apenas as bênçãos . Tudo isto registrado nos versos 6 e 7 !
 
  • C- Manifestação do compromisso: Daniel toma a frente e decide não se contaminar com os manjares do rei e nem com a sua bebida, isto registrado no verso 8. Tinha um perigo ai ? Sim, dois perigos: Um era o de não obedecer a ordem do rei e o outro era que o eunuco responsável pelo cuidado deles corria também o perigo de até perder sua cabeça se não comendo dos manjares eles fossem vistos em pior aparência dos interessados que estariam comendo e obedecendo a ordem do rei. Daniel com tudo isso pede ao eunuco que por 10 dias fosse dado a eles somente legumes a comer e água a beber e que ao fim dos 10 dias fosse avaliados. Acho importante que o comprometido cumpre seu compromisso sem nada pedir à quem ele é comprometido. Daniel não orou pedindo que o Senhor os livrasse das mãos do rei, apenas decidiu não aceitar a oferta !
 
  • D- Deus honra os comprometidos com Ele : Dos versos 15 até 0 verso 20 vemos que ao final dos dez dias a aparência deles já era muito melhor dos que se alimentavam com as iguarias do rei. Quando o rei, ao final do tempo determinado os traz à sua presença e os experimenta acha neles algo especial, resultado de seus compromissos com o Deus deles. Nabucodonosor os acha dez vezes sábios nos assuntos em que são arguidos e que a sabedoria deles superava a de todos os sábios e astrólogos de seu reino, o que os leva de prisioneiros a estarem na presença do rei no reinado de Babilônia, sendo eles estrangeiros ao reino. Não oraram a Deus pedindo proteção pela desobediência e são tremendamente honrados a ponto de saírem do condição de prisioneiros para fazerem parte do reino. Aleluias !
 
São vidas assim que nossas Igrejas precisam hoje, pois é nessas vidas que o nome de Deus será honrado e serão vidas assim, isto é, comprometidas que farão mudança neste mundo, mostrando que há um Deus sobre todos os deuses e que tem muitos mais a dar aos compromissados dos que recebem os interessados, que na grande maioria das vezes o que recebem nem vem das mãos de Deus e sim do inimigo para os aprisionar . Vamos ser comprometidos e pagar o preço ?
 
Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 10/10/2015
Código do texto: T5410306
Classificação de conteúdo: seguro