Comentário da Liturgia da 3ª feira 
          da 12ª Semana do Tempo Comum.

            (Gn 13,2.5-18;  Sl 14(15); Mt 7, 6.12-14)

 

 

O Evangelho de hoje nos traz três aspectos: Prudência, Caridade e Decisão.

Prudência - Jesus recomenda que não se dêem as coisas santas aos cães e aos porcos. Cães e porcos eram animais impuros, desprezíveis. Só as pessoas puras podem comer das oferendas ou sacrifícios do culto. Se os impuros participam, profana-se o santo e eles por serem indignos não se beneficiam.

Caridade – Faça às pessoas aquilo que gostaria que fizessem a você. Faça o bem, viva o amor, rompa com o egoísmo.

Tomar a decisão em prol do Evangelho, a decisão de viver o caminho estreito ou o largo. Trilhar o seu caminho, ter uma vida baseada em Deus. Viver de maneira que o Evangelho seja a bússola a guiar o seu caminho.

Espaçoso é o caminho que leva à perdição e estreito é o caminho e a porta que levam à vida eterna. Infelizmente nos dias atuais são poucos os que estão indo pelo caminho que leva à vida em plenitude.A maioria prefere o caminho largo onde encontram uma felicidade momentânea, mesmo que esta seja vivida no adultério, na promiscuidade, no consumismo desenfreado, na idolatria do ter, do ser e do poder.

A 1ª leitura mostra também que alguns  escolhem os caminhos estreitos e outros os largos . Abraão trouxe consigo o sobrinho Lot, lhe orientou, lhe deu condições de prosperar, embora ainda fossem beduínos , estrangeiros em Canaã. Este, no entanto, iniciou por parte dos seus pastores uma discórdia  e Abarão tomou a iniciativa de mandar o mesmo escolher o caminho a seguir.Lot foi para o caminho largo, pois os habitantes de Sodoma, com quem ele passou a conviver, eram péssimos.

Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=541381