Os três requisitos para a vida de um verdadeiro Cristão. (Parte 3).

Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. (Mar 8:34). Já estudamos sobre o negar si mesmo e sobre o tomar a sua cruz e desta feita estudaremos o: “E siga-me”. Jesus não é o tipo de mestre que ensina ou pede para os seus discípulos executarem algo que Ele mesmo já não tivesse feito ou pudesse fazer. O que exigia que enfrentassem, Ele mesmo estava disposto a enfrentar. Jesus tem direito a nos pedir que neguemos a nós mesmo porque Ele o fez primeiro; Ele pode pedir que amemos os nossos inimigos porque Ele amou primeiro; e que carreguemos uma cruz, porque Ele a carregou primeiro.

E aqui entendemos o dever de segui-lo. Seguir a Jesus e manifestar uma obediência como Ele manifestou. Jesus viveu de forma vívida a obediência nEle vemos a perfeição da obediência, como vemos em Adão o manifestar da desobediência. Cabe a nós escolhermos seguir pela vida em obediência, onde estaremos em Cristo e com Cristo ou seguir solidários a Adão na desobediência e para a morte. Jesus nos deixou bem claro o que é a vontade do Pai, quando Ele cita os dois maiores mandamentos: Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes. (Mar 12:30,31). E o escriba entendeu o que Jesus quis dizer a fazer isso, quando vemos ele responder: Disse-lhe o escriba: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que ele é o único, e não há outro senão ele, e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios. (Mar 12:32,33). E aqui entendemos que aquele que é capaz de negar a si mesmo, erguer a cruz e seguir os passos de Jesus, este é o verdadeiro Cristão porque busca ser copia de Jesus Cristo. Mas aquele que diante do erro busca ou das circunstâncias busca somente a defesa e seus interesse como podemos ver em: Então, disse o homem: A mulher que me deste por esposa, ela me deu da árvore, e eu comi. Disse o SENHOR Deus à mulher: Que é isso que fizeste? Respondeu a mulher: A serpente me enganou, e eu comi. (Gên 3:12,13). Aqui vemos claramente um exemplo onde os seres humanos primam pelo mim mesmo. Não tomam a sua cruz que neste caso e o de assumir o próprio erro e desejo, e prima seguir pela desobediência, porque invés de zelar pelo próximo primam por acusá-lo. O homem acusa aquela que ele outrora dissera ser a sua própria carne e a mulher acusa a serpente por tê-la instigada a saciar o seu desejo, que ela mulher há muito desejava.

E aqui entendemos que cabe a cada um de nós decidir se caminhamos com Cristo e em Cristo numa obediência em amor e verdade, ou continuarmos com a nossa solidária amizade com a desobediência Adâmica, que caminha na morte e para a morte eterna. A saber a desobediência se faz presente naquele que decide amar mais a sim mesmo que a Deus e ao próximo. Desobediente é aquele que podendo fazer o bem decide não fazê-lo porque não quer deixar ou abrir mão de um conforto o de um bem material. E indo mais além, desobediente e aquele que se preocupa mais com a sua própria dor, e menospreza a dor de outrem. Desobediente é aquele que diz sou vou amar quem me ama, sou vou ajudar quem me ajuda e aqui se faz bem citar o mandamento de Jesus: Ouvistes que foi dito: Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem; (Mat 5:43,44). E m outro versículo Ele diz: Porque, se amardes os que vos amam, que recompensa tendes? Não fazem os publicanos também o mesmo? (Mat 5:46). E a recompensa aqui citada é o bem-estar daquele que cumpre o que foi feito para se cumprir, a recompensa é a de viver dentro da atmosfera de Cristo, uma atmosfera de um fluir constante do gracioso amor de Deus. Onde a vida gera vida e plenitude que segue pela eternidade. Nisto consiste ser Cristão porque o resto até pode ser crente ou evangélico, mas o reino dos céus é para Cristãos firmados no servir em amor a Cristo. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o arbitro de nossos corações e o estímulo de nossas ações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 14/10/2015
Código do texto: T5414312
Classificação de conteúdo: seguro