IDENTIDADE DOS ESPÍRITOS.

Minha lida com Espiritismo, já conta algumas décadas, e hoje, como dirigente de um destes Centros, posso dizer, sem medo, que o que existe, em parte, é uma massificada omissão de dados sobre os espíritos, aos visitantes, não médiuns e da parte deles, um rol de incertezas, tal qual em nosso mundo, se descuidarem do zelo sobre o que fazem.

Dentro de uma sessão kardecista, por exemplo, já é sabido que adentram espíritos de índios, aos quais, erroneamente, chamam de caboclos e, dentro de uma sessão de Umbanda, pode, mediante o cântico para um Ogúm, aparecer, para incorporar, um espírito de um militar, que fora pertencente a guarda do Imperador. Se lendo estas linhas, duvidam,.. não sabem o que ocorre de fato, embora tenha um razão de ser que não lhes confere, jamais, o título de enganadores.

Nada obstante aos muitos estudos, feitos sem a participação de um vidente, pessoas, parecem está emitindo pareceres, sobre espíritos, mas, baseados, no que leram do que verdadeiramente, fundadas em fatos verdades. Foi, assim que um dia, estando num Terreiro de Umbanda, ouvi um médium dizer, que sua “Ogúm té”, que é uma qualidade de certo Orixá, estava, ali, e quando feita a vidência, me surgiu a frente, ninguém menos que um mulher que tinha sido militar.

Para os profissionais ou leitores do Espiritismo, estas declarações podem ser fruto de minha imaginação, quando não é, e se me dizem que não posso garantir sobre isso, respondo que igualmente, posso afirmar que de sã consciência, que ninguém, pode negar minhas afirmações. Só lhe cabendo a fé, na forma de aceitação, compulsória.

Longe de ser esta uma declaração leviana, não passa de mais um conteúdo de meus textos, escritos como produto literário, como poderia ser uma poesia e assim com em ambos caberiam um romance, aqui, cabe a aceitação, por serem frutos de vivências, cujo status de verdade, só adquiriria se fosse ciência. Não é o caso, nunca foi, e se talvez, um dia vier a ser, não verei, em face do tempo requerido á esta mudança e da minha avançada idade hoje.

Sandive Santana / RJ

Sandive Santana
Enviado por Sandive Santana em 23/11/2015
Código do texto: T5458614
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.