Estudando a parábola do semeador. (Parte 2).

Aqui continuaremos a estudar a parábola do semeador, agora veremos a semente que foi lançada no solo rochoso: Outra parte caiu em solo rochoso, onde a terra era pouca, e logo nasceu, visto não ser profunda a terra. Saindo, porém, o sol, a queimou; e, porque não tinha raiz, secou-se. (Mat13:5,6). Aqui estão classificados aqueles que ouvem a palavra mas não a levam para o seu coração. A ouvem somente não a estudam e nem tão pouco a praticam.

Jesus usa como exemplo um tipo de solo que segundo os historiadores era comum na palestina. Não é um solo coberto por pequenas pedras mas sim um solo que era um como uma capa sobre uma rocha calcária. Sem dúvida a semente germinaria nessa terra; e o faria com rapidez, porque esse terreno logo era aquecido pelo sol. Mas a terra não era profunda e quando alongasse as suas raízes para baixo em busca de nutrientes e de água, encontraria nada mais que rocha e morreria desnutrida e seca, sendo incapaz de crescer e dar frutos.

Aqui está o ouvinte cuja mente é semelhante ao solo descrito. É uma pessoa que recebe a palavra com um entusiasmo firmado na emoção momentânea e segue os primeiros passos movido pela emotiva paixão. E não busca pensar ou estudar o que ouve ou lê, ou seja, vive na superficialidade do Evangelho. Porque não entendeu ou nega-se a entender que o evangelho é pra ser estudado e praticado, pois o evangelho não uma religiosidade, mas sim uma forma de vida. O Evangelho de Jesus Cristo não ensina ritos e nem rituais, o Evangelho nos guia para uma vida onde o servir em amor e verdade deve se tornar uma realidade de vida.

E mais, este tipo de pessoa adota rapidamente algo e com a mesma rapidez o abandona. Começa com entusiasmo, mas quando os seus desejos ou vontades não são saciados desistem. É comum a vida desta pessoa estar abarrotada de coisas que começou e jamais terminou. E este tipo de pessoa quando a ouve os ensinamentos pode até sentir que lhe treme até os pés, mas deixa tudo se resumir em uma reação emotiva; e segue pela vida mudando de igreja em igreja movido pela emoção momentânea. Estes precisam entender que o ser Cristão tem suas exigências e precisa confrontar-se com elas antes de poder aceitá-lo. O oferecimento de Cristo não é só um privilégio, também é uma responsabilidade. Ser Cristão é ir além da religiosidade; ser Cristão é ir além, de um entusiasmo repentino.

O entusiasmo leva muitos a igreja em busca de uma religião que seja a solução para sua vida esquecendo-se de que a solução para uma vida reside na própria vida. Naquela época havia tantos que se aproximavam de Jesus só pelo que podiam tirar dEle e ainda hoje é assim. Mas ser Cristão é estar disposto a dar mais que receber e aqui não estou falando de dinheiro e sim em amor, perdão, respeito e cuidados. Ser Cristão está em estudar o Evangelho e praticá-lo, porque quando estudamos o Evangelho encontramos quase nada de rituais, mas encontramos muito do praticar do amor num servir em amor e verdade. Ou seja ser Cristão não é ser um religioso, ser Cristão é ser discípulos de Cristo Jesus, e discípulos praticamo o que o mestre ensina e ensinou. Que a paz de Cristo Jesus seja sempre conosco, para que possamos ser praticantes do Evangelho vivo, que gera vida e vida em abundância.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 11/12/2015
Código do texto: T5476504
Classificação de conteúdo: seguro