Jesus nos mostrou como e quem é Deus.

Mas José, seu esposo, sendo justo e não a querendo infamar, resolveu deixá-la secretamente. Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. (Mat 1:19-21). Aqui nestes versículos vemos a narrativa da entrada do Salvador no mundo, e aqui aprendemos várias coisas sobre Deus.

A primeira é que Jesus nasce por obra do Espírito Santo. Não entraremos aqui na doutrina do nascimento virginal até mesmo porque isto é assunto para um longo estudo. E no momento não nos interessa discuti-la, e sim descobrir o que significa para nós, enquanto Cristãos. Quando lemos está passagem e deixando de lado os eitos, preceitos e preconceitos e a observamos como se fosse a primeira vez veremos que ela narra muito mais a grandiosidade do evento do que o virginal ou não. Mateus aponta para o agir do Espirito Santo, que o nascimento de Jesus foi obra do Espírito Santo. “Enquanto ponderava nestas coisas, eis que lhe apareceu, em sonho, um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber Maria, tua mulher, porque o que nela foi gerado é do Espírito Santo.” (Mat 1:20). É como se ele sublinhasse estas orações com letras maiúsculas. Para que entendamos um pouco melhor está passagem precisamos entender como o agir do Espirito Santo era compreendido pelo povo judeu. No pensamento judeu o Espírito Santo exercia certas funções bem definidas. Eles não viam o agir do Espirito Santo da mesma forma em que vemos. A maneira como vemos e entendemos o agir do Espirito Santo, soavam completamente entranha ao povo da época e consequentemente para José. Devemos interpretá-lo à luz da doutrina judaica do Espírito Santo, porque esta, inevitavelmente, é a forma em que José deve ter compreendido a mensagem que recebeu, dado que era tudo o que ele conhecia.

Para o povo da época o Espírito Santo era a pessoa que trazia a verdade de Deus aos homens. O Espírito Santo era quem comunicava aos profetas o que deviam dizer e quem dizia aos homens de Deus o que deviam fazer. Era o Espírito Santo quem, através das eras e das gerações, havia aproximado a verdade de Deus aos homens. De maneira que Jesus, segundo esta concepção, é a pessoa que traz a verdade de Deus aos homens: Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim. (Joã 14:6). Ou seja, Somente em Jesus vemos como é Deus e como deveria ser o homem. Antes de Jesus o seres humanos tinha uma ideia sobre um Deus que ficava assentado em um trono e tratava a humanidade como um juiz que estava sempre havido a julgar. Mas Jesus veio e nos mostrou a verdade sobre Deus. Em Jesus vemos o amor, a compaixão, a misericórdia, a vontade redentora e a pureza de Deus como em nenhum outro lugar do mundo. Com a vinda de Jesus termina a época das especulações sobre de quem e sobre qual é a vontade de Deus, e entramos plenamente na era da certeza. Antes que viesse Jesus ninguém sabia em realidade o que era a bondade. Jesus é o único em quem conhecemos a verdadeira humanidade, a autêntica bondade e a verdadeira obediência à vontade de Deus. Jesus veio para nos comunicar a verdade a respeito de Deus e de nós mesmos. Jesus no ensinou que somos seres capazes de criar curar e acima de tudo amar. Ele nos ensinou que fomos criados no amor e para o amor. Um tipo de amor que cria vida gerando e regenerando vidas.

Para os judeus o Espírito Santo não somente trazia a verdade de Deus a humanidade mas também capacitava as pessoas a reconhecerem essa verdade quando a vissem. De maneira que Jesus é quem abre os olhos dos seres humanos à verdade. Antes andávamos cegos imersos na própria ignorância; andávamos buscando atalhos para felicidade pensando que o ter trazia a real felicidade. E sem perceber tornávamos seres frios, distantes cada vez mais do amor que é Deus. Os nossos olhos e as nossas mentes estavam entrevadas por nossos próprios pecados e paixões. Jesus abriu e abre os nossos olhos até que sejamos capazes de ver a graciosa verdade.

E aqui aprendemos que Jesus nasceu para que nós renascêssemos, depois de Jesus conhecemos a Deus em sem maior esplendor em amor e verdade. Quando deixamos Jesus tomar conta de nossa alma o amor se faz presente nela, e munidos deste olhar amoroso podemos enxergar as caras belezas da vida. A vida é muito distinta quando Jesus nos ensina a olhá-la. Quando Jesus entra em nosso coração vemos tudo de maneira diferente, porque ele nos abre os olhos, para que possamos ver de verdade. Para que possamos ver amor dentro do inamável. Que a Paz de Cristo Jesus nasça a todo instante dentro de nossos corações, tornado-nos cada vez mais parecido com Cristo Jesus, num agir constate em amor e verdade.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 24/12/2015
Código do texto: T5490042
Classificação de conteúdo: seguro