Comentário da Liturgia da 5ª feira da 13ª            Semana do Tempo Comum

        (Gn 22, 1-19 ; Sl 114(115) ; Mt 9,1-8.)

 

Abraão recebeu a graça de ter um filho, mas foi provado.

O amor que temos que dar a Deus é um amor absoluto, como o amor dele por nós, um amor por inteiro.

Cada um de nós traz um Isaac no coração e somos provados. Talvez em nosso coração tenha sido despertado o desencanto, a desilusão por que Deus nos pediu de volta o filho da promessa como fez a Abraão.

Como Abraão temos que tirar a confiança de nós mesmos e passar a confiar só e unicamente no Senhor .Não foi fácil para Abraão levar seu filho para o sacrifício e não ter nem sequer a resposta para a sua indagação:onde está o cordeiro?. Como explicar? Disse-lhe apenas que Deus iria providenciar como realmente providenciou. Mas antes de Deus intervir seu filho pode ter julgado-o como um monstro.

A fé nos questiona e a fé aceita este questionamento mas, precisamos  aceitá-la como dom.

Cada um de nós somos chamados a dar o nosso Isaac, a dar a prova da nossa fé e a estar dispostos  a perder tudo que  temos ( nós mesmos, a família, bens...).

É preciso no altar do sacrifício dar a prova, o amor absoluto, confiar na vontade de Deus, embora nesta hora não entendamos. Mas há uma única certeza: Deus sabe o que é melhor para nós

Não podemos perder a fé, a esperança nos momentos de sofrimento. Os que vivem da fé são capazes de levar os que são paralíticos ao Senhor, como estes que conduziam a maca até Jesus, nestes versículos do Evangelho de hoje. Através de Jesus Deus cura e liberta e em Jesus, Deus dá aos humanos o poder de libertar-se dos pecados e, no amor, transformar o mundo.

 A fé nos faz tirar os olhos de nós mesmos e olhar para aquele que pode e quer fazer tudo por nós. Aquele que deu seu único Filho por amor a nós. Aquele que foi capaz de oferecer em sacrifício seu grande Isaac: Jesus Cristo, o Isaac que nos deu a  salvação.

A Deus devemos dar o melhor, devemos dar tudo que temos, que somos, que amamos. É preciso saber entender que o amor com que amo as pessoas ou as coisas nunca supera o amor de Deus por mim.

A fé nos leva a crer sem questionar, a abrir mão de tudo, a caminhar na noite escura, a dar salto de qualidade em direção a Deus. 


Com som em :
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=553164