A paz que independe das circunstâncias ou situações.

Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como a dá o mundo. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize. (Joã 14:27). Aqui nestes versículos vemos Jesus dizer algo sobre a paz que o Espírito Santo nos proporciona. Mas também vemos Ele dizer que é uma paz diferente da que o mundo propõe, é um tipo de paz que advém do íntimo relacionar entre o mestre e o discípulo, neste caso o mestre é Jesus Cristo e o discípulo é todo aquele que se levanta para segui-lo.

Quando Jesus pronunciou estas palavras estava próxima a crucificação. Possivelmente Jesus olhando ao redor, para aquele minúsculo grupo de homens, que Ele trazia bem próximos de seu coração, e que nas breves horas seriam destituídos de sua presença visível, e de seu guiar físico, sendo envoltos num a dilúvio tonitruante, diante da tenebrosa crucificação. Evento que ameaçaria arrancar de seus corpos o próprio hálito e de suas almas a própria vida, então Jesus aqui apresenta a eles o seu legado, Ele não deixava bens materiais pois até mesmo pouco tinha a deixar tornariam em breve uma propriedade dos soldados encarregados da execução na cruz. Porém, deixava a eles um legado que jamais o ladrão poderia roubar, traça roer, ou a ferrugem corroer. Ele deixava a paz como um dom que o Espírito Santo propicia a todo aquele busca mudar a si mesmo. E esta paz está ao alcance de todos nós nos dias de hoje. Vivemos tempos difíceis onde as doenças, as dificuldades financeiras e a violência ameaçam a nossa paz, mas quando andamos com e em Cristo Jesus o Espírito Santo ativa em nós o dom da paz, e mesmo em meio as tribulações poderemos dizer que tudo vai bem.

Muitos filósofos e algumas religiões afirmar que a paz vem do renunciar da vida e de suas emoções. Mas Jesus mostra que a verdadeira paz advém como um dom inquebrável que o Espirito Santo nos dá. A palavra paz no grego é: “ειρηνη eirene”, que entre seus significados têm o de: Para o Cristão, o estado tranquilo de uma alma que tem certeza da sua salvação através de Cristo, e por esta razão nada temendo de Deus este segue contente com porção terrena, de qualquer que seja a classe. E de maneira geral a outra palavra que encontramos na Bíblia para paz é : "שׂלם shalom” que significa: estado completo, saúde, bem estar, paz. Mas quando estudamos a Bíblia vemos que a paz jamais significou ou significa a ausência de problemas, e sim a Bíblia nos mostra um tipo de paz significa tudo aquilo que contribui a nosso bem supremo. A paz que nos oferece o mundo é uma paz escapista, inerte é uma paz que surge de evitar problemas, de negar-se a enfrentar as coisas. E se vemos alguém com problemas desviamos o olhar ou o caminho como fizeram o levita e o sacerdote, (Luc 10:31-34). A paz que Jesus nos oferece é a paz da conquista,é a paz que vem do servir em amor e verdade. É a paz que nenhuma experiência de nossa vida nos pode tirar. Uma paz que nenhuma dor, perigo ou sofrimento pode diminuir. É uma paz que independe das circunstâncias exteriores, pois é um dom que advém do nosso íntimo relacionar com o Espírito Santo.

E, é por isso que ao cumprimentar a outrem, seja com a paz do Senhor, com a paz de Deus, com a paz de Cristo ou com a graça e paz, façamos isto com o coração desejoso de que a pessoa alvo do cumprimento seja agraciado com este dom. Pois agindo assim o mundo chegará a conhecer a paz que advém de Deus. E começaremos a conhecer um pedacinho do reino de Deus aqui na terra. Que a paz de Cristo Jesus seja sempre conosco.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 06/02/2016
Código do texto: T5535282
Classificação de conteúdo: seguro