Um universo que se rende ao gracioso e humilde amor de Cristo Jesus.

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.(Flp 2:5-11).

Já estudamos em uma outra oportunidade as palavras do grego ou a parte intelectual desta passagem se assim podemos dizer. Desta feita estudaremos a parte espiritual que a passagem envolve. Primeiro devemos lembrar que Paulo ao falar sobre Jesus não somente passava a parte intelectual ou teórica do Evangelho para ele o Evangelho era algo prático. Paulo sempre uniu a teologia que é a ciência ou estudo que se ocupa das coisas de Deus, de sua natureza e seus atributos e de suas relações com o ser humano e com o universo, com a teoria e com a prática disto na vida diária. E aqui vemos ele aplicar isto para impulsionar os Cristãos da de Filipos. E o mais lindo desta passagem é que este ato impulsionador chega até nós nos dias de hoje tão forte como na época que foi escrito. Nos trazendo uma lição de humildade prática.

Paulo diz, pois, que Jesus se humilhou, fez-se obediente até a morte, até o extremo de uma morte na cruz como podemos ver: a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz. (Flp 2:8). E aqui vemos que uma das grandes características da vida de Jesus foi humildade, em obediência e renúncia de si mesmo. Não desejou dominar o homem, mas sim apenas servi-lo. Não desejou seu próprio caminho, mas sim o do Pai. Não desejou sua própria exaltação, mas sim a renunciou a glória que os olhos do homem podiam lhe dar pelo bem de toda a humanidade. E vemos Ele afirmar por várias vezes que só aquele que se humilha será exaltado (Mateus 23:12: Lucas 14:11; 18:14). E aqui entendemos que se a humildade, a obediência e a renúncia de si são as características supremas da vida de Jesus Cristo, é dever de todo Cristão observar tais coisas em sua vida diária.

Mas devemos entender que uma coisa e submissão ao mundo que as se faz por conveniência, e outra coisa é humilde obediência por amor ao próximo. Ser submisso ao mundo é aceitar todos os erros e maldades sem se manifestar. Ser humilde é não julgar o que cometeu o erro, e entender que precisamos atuar junto para corrigir as maldades lembrando que o nosso ajudar é o Espirito Santo. E agindo assim começamos a cumprir aquilo que Deus Pai nos deu como missão. Humildade também e renunciar a si mesmo é para o bem de outrem. Pois tanto a grandeza cristã como a unidade cristã dependem da renúncia de si mesmo. Porque se agimos para ver-nos exaltados destruímos a união Cristã. O egoísmo, a busca e a exibição de si mesmo, apaga em nós a semelhança com Cristo e nossa comunhão com outros.

E aqui vemos quão maravilhoso é seguir a Jesus Cristo como discípulos, Jesus ganhou os corações dos seres humanos não se exaltando diante deles como um Deus todo poderoso, ou seja, não com o seu poder, mas sim lhes mostrando amor, sacrificando-se e negando-se a si mesmo por eles. É Isto que deve comover os nossos corações, e um dia moverá todo o universo. A visão de alguém que deixa a glória por amor as pessoas e as ama até o extremo de morrer na cruz por elas, enternece e quebra as barreiras do egoismo nos corações e quebra toda resistência. E Paulo ensina aquilo que ele aprendeu quando foi testemunha do apedrejamento de Estêvão (Ats 7:58). E somente isso que deve nos impulsionar a amar e a servir a Cristo e ao próximo, não por submissão temorosa, mas por amor gracioso e de gratidão. E num tempo certo todos se curvarão ante o amor de Cristo, porque aquele que não se constrange ante o amor já não é mais um ser humano.

E nesta passagem vemos algo maior e interessante, teologicamente, aprendemos que Cristo foi supremamente exaltado devido ao êxito de sua missão como ser humano. E mesmo que assuste alguns, é certo dizer que Jesus foi exaltado acima de tudo, não porque era um Deus, mas si porque foi humano e foi capaz de ser obediente. E então entendemos que a morte veio ao mundo pela desobediência de Adão, mas a vida eterna nos foi propiciada pela humildade do amor obediente de Cristo Jesus.

E por fim vemos que Jesus é o senhor da vida a palavra que Paulo usou aqui para senhor é: “κυριος kurios”, que entre os seus significados têm o de: título dado a Deus, ao Messias. E segundo os linguistas era o termo usado para tradução de Jeová no grego. Sendo assim, Iesous Christos kurios, é o Senhor e o Dono de toda vida, o Rei dos reis e Senhor de imperadores; o Senhor de uma maneira em que os deuses pagãos e os ídolos mudos jamais podem ser. O novo nome de Jesus com Aquele que todo o universo o chamará um dia é Senhor “κυριος kurios”. Porque ele o conquistou com humildade e amor e amor obediente a serviço do próximo. Que o amor de Cristo seja sempre o arbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 28/03/2016
Código do texto: T5587538
Classificação de conteúdo: seguro