A VERDADEIRA PÁSCOA – Parte IV.2

2) Os elementos que compunham a páscoa e seus significados:

C) O Pão Asmo Ou Ázimo:

Era emblema de pureza (Lev 2:11) e representava o corpo de CRISTO (Luc 22:19).

O qualitativo asmo ou ázimo era em razão da ausência do fermento ou levedo na massa. Esse pão era feito somente com farinha e água sem qualquer outra mistura, pois simbolizava o corpo de CRISTO, que foi partido por nós (1 Cor 11:24). Eis aí, a relação que há entre a Páscoa israelita e a questão do drama do Calvário, pois uma precede a outra; uma, a sombra; a outra, a realidade.

O pão sem fermento nos ajuda a lembrar de que na noite da Páscoa no Egito, comemos às pressas e o pão não teve tempo de fermentar.

http://ensinandodesiao.org.br/artigos-e-estudos/o-verdadeiro-sentido-da-pascoa-pessach/

O pão asmo era o “pão da aflição”, devido à pressa que os hebreus deixaram o Egito (Deut 16:3); Durante o período da Festa, os israelitas não podiam comer nenhuma comida levedada; O 1º e o 7º dia da Festa eram “sábados” e havia santa convocação (Lev 23:7-8); SEM FERMENTO, tirar o fermento significa tirar o pecado, era o método dos Israelitas santificarem ao Senhor de forma especial durante esses sete dias das comemorações da Páscoa. Então, a celebração da Páscoa era para os hebreus adorar, exaltar e glorificar ao Deus de seus pais e vosso pela salvação da morte e da escravidão do Faraó, e oportunamente ensinarem os seus filhos a fazerem o mesmo de geração em geração.

http://www.jesuseterno.com.br/ler_estudo.php?id=63

D) O Vinho:

"Em relato sobre a Páscoa israelita, no Antigo Testamento, não se encontra vestígios dos cálices de vinho, mas sabe-se que ele era usado continuamente no trabalho de DEUS (Dic.J.Davis, pág. 619)"; sendo que o mesmo aparece no Novo Testamento, quando CRISTO a celebrava por ocasião da instituição da Ceia (Mat 26:18, 19,27,28; Luc 22:17-20), o que nos leva a entender que os cálices que aparecem nessas passagens vinham acompanhando os elementos da Páscoa, aparecendo agora como realidade, com a finalidade de simbolizar o sangue do Novo Testamento (Mat 26:28).

Ainda encontramos em “O Novo Comentário da Bíblia, pág. 980”, a seguinte afirmação sobre os cálices de vinho na Páscoa: “Durante a celebração da Páscoa pelos judeus, o pai de família fazia circular três cálices, dos quais o terceiro era chamado de o cálice da benção. É provável que esses versos (Mat 26:27,28) se refiram ao terceiro".

Existem adereços especiais que nos ajudam a ver como a Páscoa era comemorada?

A forma como desde o século VI a.C. os judeus celebram a Festa de Páscoa é praticamente a mesma de hoje. Na mesa temos um prato especial chamado “Keará”. Nele dispomos os elementos do jantar: Beitsá (um ovo cozido que representa a oferta de Páscoa feita no Templo – Chaguigá), o Zerôa (um osso de cordeiro que representa o Cordeiro Pascal – nos lares judaicos tradicionais não se come cordeiro em luto à destruição do Templo), as ERVAS Amargas (Karpás: batada cozida ou cebola – que representa o duro trabalho dos hebreus no Egito; o Marôr: gengibre; e o Chazêret: salsão), e o Charôsset (uma pasta doce que se assemelha a um barro – lembrando do barro que os filhos de Israel amassavam no Egito para fazerem tijolos). Além dos elementos do PRATO KEARÁ*, temos também três pães ásmos e cinco cálices de vinho – cada um com um simbolismo diferente.

http://ensinandodesiao.org.br/artigos-e-estudos/o-verdadeiro-sentido-da-pascoa-pessach/

* Sugiro a leitura do site abaixo para melhor entendimento da importância do Prato Keará. Além de muito importante, nos dá a exata ideia da beleza dos significados. Fica a dica!

http://memij.org.br/index.php/inventario/objetos/173-inv-33-prato-para-pessach-keara-para-pessach

1 Coríntios 11:23-25 Porque eu recebi do Senhor o que também vos ensinei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; E, tendo dado graças, o partiu e disse: Tomai, comei; isto é o meu corpo que é partido por vós; fazei isto em memória de mim. Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que beberdes, em memória de mim.

... e que seja em nós CRISTO a Páscoa, a libertação, a verdade e a eterna salvação.

Gui Medeiros
Enviado por Gui Medeiros em 30/03/2016
Código do texto: T5589872
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.