A VERDADEIRA PÁSCOA – Parte V

Melquisedeque.

A) Melquisedeque e seu Ministério:

Melquisedeque era um sacerdote e também rei de Salém.

As Sagradas Escrituras nos mostram que ele era um homem que não possuia genealogia, ou seja, não tinha ascendentes nem princípio de dias (nem pai, nem mãe...), mas feito semelhante ao Filho de DEUS (Heb 7:3).

Acerca dele nos comenta O Novo Comentário da Bíblia, pág. 98: “O aparecimento de Melquisedeque nos apresenta a primeira ocorrência do termo sacerdote nas Escrituras Sagradas, e a concepção bíblica de sacerdócio não pode ser apropriadamente aprendida se este fato único for ignorado".

O sacerdócio de CRISTO deveria ser segundo a ordem de Melquisedeque:

Hebreus 7:17 Porque ele assim testifica: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.

Com essa afirmação temos que o sacerdócio de CRISTO é representado tanto no sacerdócio levítico, por sombra, como no de Melquisedeque, pela realidade; porque o ministério levítico ou araônico permaneceria até a crucificação do MESSIAS, mas o ministério de Melquisedeque atravessaria à cruz e permanecerá para sempre e eternamente.

Hebreus 7:28 Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.

Salmo 110:4 Jurou o Senhor, e não se arrependerá: tu és um sacerdote eterno, segundo a ordem de Melquisedeque.

B) Melquisedeque e Abraão - Pão e Vinho:

"Melquisedeque saiu de sua cidade real para encontrar-se com Abraão quando este voltava da guerra contra diversos reis, e o abençoar”.

O patriarca reconheceu nele um sacerdote do verdadeiro DEUS.

O autor de Hebreus mostra quão grande personagem era Melquisedeque.

O próprio Abraão confessou, através dos dízimos que dera a este sacerdote, que lhe era inferior.

Quando, pois, CRISTO assumiu as funções de sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque, excedeu a dignidade do sacerdócio araônico (Dic. J.Davis, pág. 388)".

A história apresentada em Gên 14:18,19, envolvendo as personagens Melquisedeque e Abraão e os elementos pão e vinho, nos serve de uma bela ilustração dos bens futuros:

Gênesis 14:18-20 E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo.

E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra;

E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos.

E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

- Melquisedeque: representa a semelhança do Filho de DEUS (Heb 7:3);

- Abraão: o receptor das promessas, o herdeiro que através dele mesmo seriam benditas todas as nações da terra (Gên 12:3); promessa essa que receberia a sua posteridade, estabelecida primeiro como o povo escolhido (Sal 33:12) e na segunda vinda de CRISTO (Gál 3:16);

- Pão e vinho: é um símbolo vivo do corpo e sangue de CRISTO, que seria dado em favor de muitos (Mar 14:22-24), primeiro com Abrao e depois projetando para os nossos dias atuais a Ceia através desse ato.

Outra semelhança na questão do sacerdócio de Melquisedeque é que há distinção clara entre Velho e Novo Testamentos.

Obs. óbvia:

1- Os herdeiros só podem usufruir do Testamento após a morte de quem escreveu esse Testamento.

2- Só é herdeiro o consanguíneo ou o reconhecidamente declarado em Testamento.

Então temos:

- Velho Testamento: morte de cordeiros,

- Abraão: Pai de muitas nações e herdeiro de um testamento não definitivo ou testamento intermediário,

- Isaque: símbolo do Novo Testamento a ser escrito por CRISTO,

- Sacerdócio: Levítico ou Araônico que ministravam os bens desse testamento

 Melquisedeque: Figura do perfeito, semelhança e sombra do sacerdócio definitivo¬,

- Novo Testamento: morte do Cordeiro Perfeito,

- O Eterno DEUS: O Juiz que determinará a leitura cabal e definitiva do Testamento em função da morte do Cordeiro Perfeito:

Mateus 25:34 Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.

- CRISTO: O Cordeiro Perfeito que tira o pecado do mundo (Jo 1:4) e que por Ele se dará a escolha dos herdeiros reais,

- Sacerdócio: agora eterno, segundo a ordem de Melquisedeque:

Hebreus 5:5,6 Assim também Cristo não se glorificou a si mesmo, para se fazer sumo sacerdote, mas aquele que lhe disse: Tu és meu Filho, Hoje te gerei.

Como também diz, noutro lugar: Tu és sacerdote eternamente, Segundo a ordem de Melquisedeque.

Páscoa, Sacerdócio, Cordeiro, Sacrifícios, Ordenanças, Testamento, Herdeiros, Obediência, Mandamentos, Ceia.

Todas essas palavras acima estão vinculadas ao processo de salvação.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas... (Apoc 2).

Gui Medeiros
Enviado por Gui Medeiros em 31/03/2016
Código do texto: T5590928
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.