A VERDADEIRA PÁSCOA – Parte VI

A importância da peregrinação.

Na saída do Egito o povo hebreu peregrinou muitos anos até que fossem APERFEIÇOADOS a ponto de serem feitos dignos de herdarem a terra prometida para se tornarem uma nação digna de adorar a DEUS.

Aos estrangeiros e peregrinos.

“Porque o SENHOR se compadecerá de Jacó, e ainda elegerá a Israel, e os porá na sua própria terra; e unir-se-ão a eles os ESTRANGEIROS, e estes se ACHEGARÃO à casa de Jacó”. (Is 14:1)

“Aos ESTRANGEIROS (נֵּכָר) que se APROXIMAM ao SENHOR, para o servirem e para amarem o NOME do SENHOR, sendo deste modo servos seus, sim, todos os que guardam o sábado, não o profanando, e ABRAÇAM A MINHA ALIANÇA, também os levarei ao meu santo monte e os alegrarei na minha Casa de Oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios SERÃO ACEITOS no meu altar, porque a minha casa será chamada Casa de Oração para TODOS os povos. Assim diz o SENHOR DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda CONGREGAREI outros aos que já se acham reunidos”. (Is 56:6-8)

Ou seja, o próprio ETERNO fará aproximar e irá enxertar em seu povo ISRAEL, OUTROS povos que temem o SEU nome e guardam a SUA aliança. Sabemos que a obra do MASHIACH YESHUA consiste exatamente em APROXIMAR os gentios das promessas e alianças feitas pelo ETERNO a ISRAEL, fazendo-os CO-HERDEIROS e CO-PARTICIPANTES com ISRAEL. Tais gentios, servos do DEUS Altíssimo mediante a OBRA do Messias, NÃO SE TORNAM JUDEUS, mas sim, passam a fazer parte do POVO de DEUS, juntamente com os Judeus. Vejamos como o rabino Shaul (Apóstolo Paulo) explica esse princípio para gentios crentes no Messias Yeshua:

“Portanto, lembrai-vos de que, outrora, vós, gentios na carne, chamados incircuncisão (…), naquele tempo, estáveis sem Messias, SEPARADOS da comunidade de ISRAEL e ESTRANHOS às alianças da promessa (…). Mas, agora, no Messias Yeshua, vós, que antes estáveis longe, fostes APROXIMADOS pelo sangue do Messias. (…) E, vindo, evangelizou paz a vós outros que estáveis longe e paz também aos que estavam perto; porque, por ele, ambos temos acesso ao Pai em um Espírito. Assim, já NÃO SOIS ESTRANGEIROS (נֵכָר nechár) ou PEREGRINOS (תּוֹשָׁב tosháv), mas concidadãos dos santos, e sois da FAMÍLIA de DEUS (…)”. (Ef 2:11-19 );

“… os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa através do Mashiach Yeshua, por meio do evangelho; (Ef 3:6);

Os Gentios que receberam a aproximação e remissão de suas iniquidades através da obra do Messias são feitos também FILHOS DE ABRAÃO e também são HERDEIROS da PROMESSA, não mediante a descendência sanguínea ou pela CIRCUNCISÃO DA CARNE, mas pela fé: ” E, se sois do MASHIACH, também sois descendentes de Abraão e herdeiros segundo a promessa”. (Gál 3:29) Não é a circuncisão que purifica os gentios crentes em DEUS, mas a obra de redenção do Mashiach.

http://ensinandodesiao.org.br/artigos-e-estudos/o-verdadeiro-sentido-da-pascoa-pessach/

Hoje nós somos os peregrinos na terra.

Romanos 11:4,5 Mas que lhe diz a resposta divina? Reservei para mim sete mil homens, que não dobraram os joelhos a Baal.

Assim, pois, também agora neste tempo ficou um remanescente, segundo a eleição da graça.

Romanos 11:7,8 Pois quê? O que Israel buscava não o alcançou; mas os eleitos o alcançaram, e os outros foram endurecidos.

Como está escrito: Deus lhes deu espírito de profundo sono, olhos para não verem, e ouvidos para não ouvirem, até ao dia de hoje.

Romanos 11:11,12 Digo, pois: Porventura tropeçaram, para que caíssem? De modo nenhum, mas pela sua queda veio a salvação aos gentios, para os incitar à emulação.

E se a sua queda é a riqueza do mundo, e a sua diminuição a riqueza dos gentios, quanto mais a sua plenitude!

Romanos 11:14,15 Para ver se de alguma maneira posso incitar à emulação os da minha carne e salvar alguns deles.

Porque, se a sua rejeição é a reconciliação do mundo, qual será a sua admissão, senão a vida dentre os mortos?

Romanos 11:17,18 E se alguns dos ramos foram quebrados, e tu, sendo zambujeiro, foste enxertado em lugar deles, e feito participante da raiz e da seiva da oliveira,

Não te glories contra os ramos; e, se contra eles te gloriares, não és tu que sustentas a raiz, mas a raiz a ti.

Romanos 11:23,24 E também eles, se não permanecerem na incredulidade, serão enxertados; porque poderoso é Deus para os tornar a enxertar.

Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

Romanos 11:25,26 Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado.

E assim todo o Israel será salvo, como está escrito: De Sião virá o Libertador, E desviará de Jacó as impiedades.

Nessa sequencia de versículos de Romanos 11 podemos perceber claramente que nós, os GENTIOS, fomos propositadamente aproximados a DEUS para também termos direito à salvação e direito eterno à terra prometida após a segunda vinda de CRISTO.

Somos considerados zambujeiros enxertados e por isso também somos sujeitos à obediência tal qual os judeus convertidos o são, e isso em função de toda a extensão da Lei do Eterno e em função da graça.

Ou seja, fomos enxertados gratuitamente. DEUS viu em nós motivo para sermos feito adoradores dele. E por isso se virou para nós e nos fez coerdeiros dos principais herdeiros (Luc 14:22,23).

Em nossos dias atuais peregrinamos também com a mesma finalidade.

Então, todo o processo da Páscoa vivido inicialmente pelos primeiros hebreus, desde a preparação até a partida e a peregrinação até a entrada na terra prometida, se repete agora.

Vivemos em símbolo inverso essa mesma Páscoa até que sejamos feitos dignos de herdar a terra prometida.

MARANATA.

Gui Medeiros
Enviado por Gui Medeiros em 01/04/2016
Código do texto: T5592026
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.