Dizendo Sim ao Chamado de Deus

Quando Deus te chama meu irmão, não adianta correr, mudar de cidade, mudar de Diocese, muito menos se esconder. Se tu sentisses o chamado vocacional Sacerdotal ou para ser Religioso ou Religiosa, não se espante, não relute muito tempo, apenas pergunte ao Senhor: “Senhor o que queres que eu faça?” pergunta isto inúmeras vezes, e no silencio de tuas orações o Senhor ira te responder. Prepare-te com teu Diretor Espiritual, para sanar todas as dúvidas e te ajudar discernir tua vocação. Mas, não fuja! Posso te adiantar de antemão que Deus não ira desistir de você, pode arrumar uma namorada um namorado, que lá estará o Senhor te chamando, quase falando: “Meu filho, estou aqui, não esqueça que lhe chamei”, e este chamado do Senhor será mais forte, será mais árduo dentro do teu peito e verás que podes estar com a namorada mais linda, com o namorado mais charmoso, e mesmo assim, verá que seu caminho realmente é outro. Em Jeremias 1, 5 o Senhor nos diz: “Antes mesmo de te formar no ventre materno, Eu te escolhi; antes que viesses ao mundo, Eu te separei e te designei para a missão de profeta para as nações!”, com isto caríssimos irmãos vocacionados não adianta lutar contra a corrente, o Nosso Pai já te escolheu e necessita de ti, pois: “A messe é grande, mas os operários são poucos” (Mateus 9, 37). Não tenham medo jovens de dar o seu Sim. Largar tudo para seguir Jesus realmente não vale a pena, vale a vida. Como diz São Francisco de Assis: “Pregue o evangelho a todo tempo, se necessário use palavras”.

Não sejamos como o Jovem Rico descrito por Marcos! Que tenhamos coragem de abandonar todas as nossas riquezas materiais e pessoais para seguir a Cristo! Novamente lhes falo: Não sejamos como o Jovem Rico descrito por Marcos! Para não sairmos tristes da presença do Senhor e negar segui-Lo por causa de bens temporais! Não esqueçais que nosso bem maior se encontra no céu!

“Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos” (Efésios 1, 18).

Irmãozinhos e irmãzinhas que sentem o chamado vocacional, e ainda estão em processo de discernimento não esqueçam que devemos ser Sal e Luz para todos, que as pessoas ao olharem para nós, vejam Jesus e Nossa Senhora em tudo que fizermos. Como ser sal e luz? Simples! Basta o modo de falar, o modo de vestir, o modo de se interagir com as pessoas. “Como prisioneiro no Senhor, rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação que receberam” (Efésios 4, 1).

Cuidado caríssimos vocacionados com as tentações do maligno! Ele pode enganar-vos mostrando-lhes caminhos errôneos, mostrando-lhes que Deus não quer isto de vós. Como discernir o certo e o errado? Conversando e tendo excelentes Direções Espirituais com seus Diretores, somente ele pode lhes indicar o caminho mais sensato. Mesmo que a decisão seja tua, ouve-o atentamente e siga teus conselhos. As tentações são muitas: namoros, empregos com salários melhores na mesma cidade ou em outras, promiscuidade, fornicação, alcoolismo... Lembrem-se que o maligno usará de todos os métodos para impedir que ingresses no Seminário ou Convento, pois ele não quer que sejamos Sacerdotes, Religiosos e Religiosas e usará de todas as formais possíveis para nos desvirtuar. E se nos desvirtuarmos? Deus é grande em misericórdia e como já dito anteriormente, Ele nos escolheu no ventre de nossa mãe e nos trará de volta, mas quando voltarmos deveremos perseverarmos ainda mais nas orações para que não voltemos a cair em tentações.

Termino este longo texto com uma música que o Reverendíssimo Padre João Manoel Lopes um dia em uma graciosa Direção Espiritual me passou. Música esta do Padre Fábio de Melo, chamada: Marcas do Eterno. Queridíssimos irmãos e irmãs vocacionados que vivamos esta música a cada momento, para que não caíamos em tentação.

Coragem e fé!

Víctor Victório
Enviado por Víctor Victório em 09/04/2016
Código do texto: T5600344
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.