Sabedoria de Deus

Romanos 11.33-36

"Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém"!

Quanto a esses versículos, tenho-os como uns dos mais belos da Bíblia. Não é à toa que essas palavras se tornam letras para lindas melodias. Entretanto, leio e reflito nesse texto com uma certa angústia, pois, desde sempre - e não é diferente nos dias atuais - muitas são as pessoas que declaram que SÓ IRÃO SE CONVERTER A CRISTO JESUS QUANDO TIVEREM AS RESPOSTAS PARA CERTOS QUESTIONAMENTOS, QUE TRAZEM EM SEUS CORAÇÕES.

Dentro desse grupo de questionadores estão muitos amigos e familiares nossos, não é mesmo? Esse argumento, sabemos, é um tipo de desculpa utilizado na tentativa de justificar a recusa dada à Pessoa de Cristo e de tudo o que Ele fez por nós. E nesse mundo de ilusão, fundamentados no próprio raciocínio, Eles jamais terão respostas satisfatórias para tais perguntas.

Por mais que nos esforcemos e aprofundemos na busca de conhecer e prosseguir a conhecer ao nosso Senhor e Criador, nós não alcançaremos a mente do Altíssimo. O fato de, em nossa caminhada, depararmo-nos com coisas que a nós são encobertas não quer dizer que não haja respostas para elas. As respostas existem e pertencem somente a Deus.

Embora tenhamos a tendência de nos frustrar diante dessa verdade, em razão do desejo que temos de ser autossuficientes e dominadores sobre pessoas e coisas, precisamos nos conter, humilhar e nos colocar em nosso devido lugar, uma vez que tal limitação inerente ao nosso viver é útil para nos lembrar sobre quem é Deus, sobre a grandeza dEle e, principalmente, sobre quem somos nós.

Tendo como base a hierarquia militar, se cada um de nós alcançasse todo o saber de Deus, nós não o buscaríamos nas coisas do alto, numa escala vertical, como sendo Ele um "superior hierárquico" nosso, nem tão pouco o buscaríamos nas coisas de baixo, sugerindo ser Deus nosso "subordinado hierárquico". O que, provavelmente, faríamos é buscar o Senhor, Criador e Dono de todas as coisas, olhando para os lados, no nosso nível hierárquico, horizontalmente, "como se fôssemos um igual a Ele".

NÃO PODERIA DAR CERTO...

O angustiante é que, nessa busca inalcançável de esclarecer dúvidas com relação à SABEDORIA DE DEUS, muitos estão perdendo e outros tantos ainda perderão a Salvação.