REFLETINDO SOBRE: OS PRIMEIROS LUGARES

O homem neste mundo está sempre na demanda de ultrapassar o que vai em sua frente; almeja elevar-se até o topo, pulando degraus e quando tem alcançado o ponto mais alto olha para o outro que está lá embaixo e humilha-o. Mas, amigo, não sejas tu semelhante ao que humilha, espera tua vez, mas não queira adiantar-se, procura sempre um lugar simples e não acontecerá de te expulsarem por estares em lugar aceito, mas sim te permitirão que chegues mais perto, porque fostes humilde na tua escolha. Jesus entrara na casa de um fariseu para comer pão e reparou que os convidados escolhiam os primeiros lugares na mesa, ouça a parábola que Ele propós acima disso:

Lucas 14:8-9 :

"Quando por alguém fores convidado para um casamento, não procures o primeiro lugar; para não suceder que, havendo um convidado mais digno do que tu, vindo aquele que te convidou e também a ele, te diga: Dá o lugar a este. Então, irás, envergonhado, ocupar o último lugar."

Entende-se pois, que aquele que busca sempre estar mais à frente dos demais, poderá estar atrás de todos eles, então, de primeiro que era, tornara-se o último, por conta do orgulho. Ora pois, que hemos de fazer então? Jesus diz no versículo 10:

"Pelo contrário, quando fores convidado, vai tomar o último lugar; para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, senta-te mais para cima. Ser-te-á isto uma honra diante de todos os mais convivas."

Quando guardamos em nossos corações a humildade e a usamos como vestes, havemos de encantar aqueles que nos observam e veem nossa simplicidade; eles hão de nos afastar do vão e convidar-nos para mais à frente, como quando apostamos corrida com alguém e tropeçamos, o que ia na frente para e vai nos erguer, então, seguimos o acompanhando, os dois lado a lado. Mas, o que quer dizer o Senhor com a parábola? Diz no versículo 11:

"Pois todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado."

E diz ainda na parábola, quando Jesus fala para o que lhe havia convidado:

Vers. 12: "Quando deres um jantar ou uma ceia, não convides os teus amigos, nem os teus irmãos, nem teus parentes, nem vizinhos ricos; para não suceder que eles, por sua vez, te convidem e sejas recompensado."

Ora, e não é gratificante receber recompensas? Uma vez que temos feito algo bom pelos nossos? Pois bem, diz no versículo conseguinte:

13"Antes, ao dares um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos e os cegos;"

14 "E serás bem-aventurado, pelo fato de não terem eles com que recompensar-te; a tua recompensa, porém, tu a receberás na ressurreição dos justos."

O que quer dizer que, aquilo que pretendemos fazer de bom que façamos aos humildes, porque não devemos agradar ao outro com o intuito de ganhar algo em troca, pois, a recompensa está nas mãos de Deus, no dia do juízo, diante Dele ouviremos o testemunho da nossa bondade em fazer o bem a quem nada pode nos dar em troca. Pois, que bem estaríamos nós fazendo dando fartura ao que já tem, quando outro mendiga por nada ter? Aprenda, amigo, com esta parábola, que a palavra de Deus é um baú de tesouros e o tesouro é o conhecimento, a sabedoria, até nas coisas que parecem tão tolas, há para Deus o maior valor a se ensinar.

Que Deus esteja convosco!

Lyta Santos
Enviado por Lyta Santos em 25/04/2016
Código do texto: T5616074
Classificação de conteúdo: seguro