Os quatro tudo do amor que é tudo.

tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. (1Co 13:7). Aqui nesta passagem vemos o apóstolo Paulo ensinar sobre os quatro tudo do amor. Porque onde o amor impera ele se torna o tudo que podemos ver crer e viver.

1 – O amor tudo Sofre; a palavra grega aqui é: “στεγω stego”, que têm significado de: coberta, telhado para cobrir, proteger, preservar ou abrigar. Sendo assim entendemos que que este sofrer não está totalmente relacionado com o sofrimento de dor física ou moral. Mas sim na capacidade de proteger de abrigar e de buscar entender o ato ou a atitude de outrem. Ou melhor dizendo; "o amor pode cobrir qualquer coisa". E se mantemos em mente a imagem de um telhado isto nos levará a entender e veremos que um telhado cobre, protege da tempestade, e conserva o bem-estar dos que estão no interior da casa. Por isso é que se pode dizer que o amor; cobre, protege, e sustenta todo o sofrimento e assédio. Não somente o nosso coração, mas também a outros de nossos momentos de ira ou achaques momentâneos. O amor não aponta dedos, pois está sempre disposto a estender as mãos. O amor lança um véu sobre os sentimentos, os pecados, as fraquezas e os abusos dos outros. Não porque deixamos de enxergar, mas sim porque sabemos que podemos e somos tão falhos quanto. No entanto, o pensamento aqui vai muito e mais fundo do que isso, Paulo escreve isto como olhar na cruz onde Jesus Cristo tudo sofreu para cobrir e proteger a todos de todo pecado. E aqui cabe uma reflexão para aquele que se chama de Cristão, Jesus Cristo tudo sofreu para cobrir os nossos pecados, com que direito podemos sair por ai julgando ou condenando os que nos cercam?

2 – O amor tudo crê; a palavra no grego aqui é: “πιστευω pisteuo”; Pensar que é verdade, estar persuadido de, acreditar, depositar confiança em; ter confiança. Quando falamos de confiança não temos em mente o mundo dos negócios pois este é regido por sua leis e contratos. E nem tão pouco significa que o Cristão deva ser crédulo, a ponto de ser enganado por qualquer charlatão. Estamos falando do mundo do relacionamento entre pessoas. Com relação a nosso próximo significa o amor que sempre crê o melhor a respeito de outros. É certo que fazemos das pessoas o que cremos que elas são. Se agirmos de tal forma que demonstramos atos ou atitudes de desconfiança com relação as pessoas, tudo a nossa volta será motivo para uma danosa desconfiança, e então estaremos só imersos neste mar onde na há um porto seguro. Mas se agirmos de tal maneira que demonstramos por atos e atitudes um gracioso depositar da confiança às pessoas que nos rodeiam, honraremos a todos e então a nossa vida será repleta da dadivosa alegria, de podermos contar com um ombro confiável e amigo nas horas de tempestades.

3 – O amor tudo espera, quando fixamos as nossas esperanças baseando-se nas expectativas que o mundo oferece logo quedamos desesperançados. Mas se está esperança estiver construída sobre as bases do amor, que é Deus, ela se fortalece todos os dias numa renovação constante. Pois o amor continua esperando e olhando para o que há de melhor nas pessoas. Jesus viu o melhor em Pedro, e também viu o melhor em Paulo o autor de epístola. E como todo Cristão deve ser discípulo de Cristo também tem como dever buscar enxergar o melhor em seu irmão. Pois assim de melhor em melhor construímos um mundo melhor. E com a esperança renovada aguardamos um mundo onde reina o amor de Deus, ou seja, o reino de Deus. Segue um exemplo onde e esperança no melhor pode ter mudado a vida de alguém: “Adam Clarke” foi um grande teólogo. Mas ele era muito lento para aprender na escola. Conta a historia que um dia um visitante distinto chegou à escola e o professor, assinalando a Adam Clarke, disse: É o moço mais torpe e lento da escola. Mas antes de deixar o lugar, o visitante aproximou-se do jovem e lhe disse amavelmente: Não se preocupe, querido, pode ser que chegue a ser um grande erudito algum dia. Não se desanime, mas leve as coisas a sério e continue fazendo-as. Em suma o professor não tinha esperanças, o visitante sim, e quem sabe se não foram essas palavras de esperança as que fizeram com que Adam Clarke chegasse a ser o que um dia veio a ser. E aqui cabe outra reflexão; as vezes matamos a esperança de alguém com critica desesperançadas, então primemos por sempre meditar no que há de melhor em outrem.

4 – O amor tudo suporta; a palavra no grego é: “υπομενω hupomeno”, Que têm o significado de: sofrer, aguentar bravamente e calmamente as vicissitudes da vida. Segundo os linguistas está palavra traz consigo não somente o significado de suportar tudo calado ou em passividade, mas também é a capacidade de transformar o que destrói naquilo que capaz de construir ou regenerar. Ou seja, não se trata da atitude passiva que se senta e suporta a tudo passivamente, mas é a capacidade de suportá-las para poder vencê-las e transmutá-las. Porque entende que um ato de amor pode pôr fim em uma gurra, se faz fácil guerrear com quem guerreia contra nós, se faz fácil retribuir a ofensa a altura do ofensor, pois somos bons em retrucar com força dobrada tudo o que de mal nos fizerem. Mas o que nos torna verdadeiro Cristão é a capacidade de absorver o impacto recebido pela ato ruim de outrem e retribuí-lo com amor. O amor pode suportar as coisas, porque sabe que Deus é amor e que jamais nos abandonará sem nos mantermos firmes no amor que tudo pode e que é tudo num todo.

Uma coisa é certa o amor existe pois vemos ele encarnado em Jesus Cristo, e, é este amor que deve e deverá sempre ser o juiz de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 04/05/2016
Código do texto: T5625085
Classificação de conteúdo: seguro