Ah...esse coração!

"Enganoso é coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (Jeremias 17.9)

Dia desses lí um determinado artigo que dizia assim; "...que o coração de cada problema, é o problema do coração..".

Isso me fez pensar e repensar um pouco, até concluir, o que está mais do que evidente, de que; o mal não procede de fora para dentro, mas sim de dentro para fora. Os maus pensamentos, as más práticas, o próprio olhar da maldade, da cobiça, devassidão...tudo isso procede do coração.

O nosso coração é um verdadeiro armazém, cujo estoque, vai desde as qualidades morais, virtuosidades e coisas boas, até as mais rudes perversidades.

Ceio que todos já tenham ouvido algum dia, a frase; "...o homem é aquilo que ele come...", pois, bem, eu por estar na faixa dos obesos, costumeiramente ouço isso até com certa frequência, quando não pelos outros, pela própria consciência.

Mas acredito de forma fervorosa, que o homem também é aquilo que alimenta em seu interior.

Lembrei-me de uma história lembrei onde um avô passa um ensinamento ao seu netinho, usando o leão como expressão.

Ele contava ao neto:

“Dentro de cada pessoa, há sempre dois leões.

- O primeiro é cheio de amor, de fé, de paz, de esperança, de doçura, de lealdade, de alegria, de bom senso, de companheirismo e coisas semelhantes.

- O segundo é cheio de ódio, de incredulidade, de confusão, de desespero, de amargura, de deslealdade, de tristeza, de insensatez, de egoísmo e coisas semelhantes.

E os dois estão sempre em guerra um com o outro, combatendo e lutando um com o outro”.

“E quem vence a luta?” – pergunta e menino, com os olhos brilhando e visivelmente interessado na resposta.

O avô, contente por ter despertado o interesse do netinho, sorri brandamente e responde:

“O leão que vence a luta é aquele que nós alimentamos!”

É no coração onde se alojam as nossas idéias, as nossas emoções e os nossos pensamentos. Ouçamos então o conselho do sábio Salomão:

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23)

Delei Alves
Enviado por Delei Alves em 01/06/2016
Código do texto: T5653475
Classificação de conteúdo: seguro