A “dificuldade” da Renúncia

Segundo o dicionário Aurélio, a palavra “renúncia” significa: 1. Não querer; 2. Tirar (algo) da sua posse ou do seu usufruto; 3. Abandonar (crença, convicção ou princípio); deixar de acreditar em; 4. (...); 5. Desistir de (aquilo a que se tem direito).

Nós vocacionados ao sacerdócio, religioso e religiosa devemos a cada dia a cada instante renunciar as coisas do mundo. Renunciar aquela linda garota dos sonhos que agora apareceu, renunciar aquele garoto popular que todas queriam namorar e agora esta dando moral para você. Mas porque isto? Simples! A nossa vocação necessita solidão! Necessitamos renunciar estas paixões e amores a outros homens e mulheres para podermos nos dedicar a cada dia mais a Deus. Esta nossa renuncia nos faz aproximarmos mais de Deus e a nos fazermos dedicar mais a todas as pessoas, amando-as como Jesus as amou. Vejamos o que São Paulo Nos dias em sua epistola aos Gálatas 5:16-17: “Digo, pois: deixai-vos conduzir pelo Espírito, e não satisfareis os apetites da carne. Porque os desejos da carne se opõem aos do Espírito, e estes aos da carne; pois são contrários uns aos outros. É por isso que não fazeis o que quereríeis.” E São Paulo ainda completa na epistola aos Gálatas 5:24: “Pois os que são de Jesus Cristo crucificaram a carne, com as paixões e concupiscências”. Renunciemos a todos os prazeres da carne! Quando decidimos por Cristo isto é o mínimo que podemos fazer por aquele que foi Crucificado por nós.

Devemos caríssimos irmãos e irmãs vocacionadas seguir o que diz São Mateus 6:33: “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo.” Sempre em todo o lugar, mesmo se estivermos sozinhos, devemos buscar o Reino de Deus, pois a nossa vocação exprime caráter.

“Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduzem à perdição e numerosos são os que por aí entram” (Mateus 7:13). Não devemos buscar as facilidades do mundo, pois vocês mesmo sabem quem é o príncipe deste mundo, por esta razão, decidir a Cristo não é uma decisão fácil. Entraremos a cada dia pela porta estreita. Se buscas à facilidade sabeis que esta na porta errada. A nossa maior renúncia consiste nisto: “Aquele que tentar salvar a sua vida, perdê-la-á. Aquele que a perder, por minha causa, reencontrá-la-á.” (Mateus 10:29). Devemos perder nossa vida a Cristo, renunciar tudo o que temos para podermos viver eternamente com Cristo.

“Quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim.” (Mateus 10:38), nossa cruz queridos irmãos e irmãs vocacionados, serão diárias, nossas renúncias deverão ser feitas a todo instante, com sabedoria e discernimento, optando sempre por estar na presença de Jesus em todos os momentos (sejam eles difíceis ou não).

“Em seguida, convocando a multidão juntamente com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém me quer seguir, renuncie-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Porque o que quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas o que perder a sua vida por amor de mim e do Evangelho, salvá-la-á.” (Marcos 8:34-35).

“Em seguida, Jesus disse a seus discípulos: Se alguém quiser vir comigo, renuncie-se a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” (Mateus 16:24). E nós irmãos e irmãs vocacionados, estamos realmente decididos a renunciarmos, deixar tudo o que temos, tudo o que possuímos para segui-Lo? Carregar nossa cruz não é fácil, e mais, teremos inúmeros provações, e neste momento em especial nossas almas deverão estar unidas a Cristo para não cairmos em tentações. Somente Jesus Cristo poderá nos ajudar e guiarmos para a junto de si.

“Qualquer um de vós que não renuncia a tudo o que possui não pode ser meu discípulo.” (Lucas 14: 33). Com este versículo de São Lucas, volto ao título deste artigo: A “dificuldade” da renúncia, qual será? Serão inúmeras, alguns terão mais facilidades com alguma ou outra coisa, outros não, mas, o mais importante é o querer renunciar, e a cada dia lutar para conseguir se libertar, rogando a Cristo sua ajuda, pedindo a Nossa Senhora para que vença esta batalha que é a renúncia diária do mundo. Lembremos sempre que a maior dificuldade de São Paulo era não voltar a ser Saulo.

Não tenhamos medo de largar tudo pelo tudo!

Termino com uma frase do Seminarista Everton Borges: Nossa Vocação é a nossa alegria!

Coragem e fé irmãos!

Víctor Victório
Enviado por Víctor Victório em 10/06/2016
Código do texto: T5663205
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.