Cristo, a Rocha dos Séculos

Os salmos na sua maioria são um convite a reconhecermos a grandeza e eternidade de Deus e Sua imutabilidade. Nesta abordagem que pretendemos fazer, desejamos mostrar que Jesus Cristo é o verdadeiro Filho de Deus a quem devemos glória, honra e adoração. Conforme João 1:1-5, Jesus é o Verbo de Deus desde o princípio! E é portanto a “pedra angular” da nossa salvação, enfim a nossa Rocha e Libertador! Salmo 19:14

1º ponto: Cristo é a nossa Rocha porque é Eterno –

Depois da confissão de Pedro em Mateus 16:16-18, declarando que Jesus era o Cristo, Filho do Deus Vivo, Jesus confirma que sobre esta declaração é que Sua Igreja seria edificada, disse ainda que esta palavra veio da parte de Deus, o Pai, como revelação. Em Hebreus 13:8 vimos que “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente” portanto Eterno como o próprio Deus, conforme Salmo 90:1,2. Cristo não é limitado pelo tempo como nós. Pedro afirma em II Pedro 3:8. Cristo não só é Eterno, como é o único Salvador conforme João 14:6 “Eu Sou o Caminho, a Verdade e a Vida, ninguém vem ao Pai senão por mim”. O mesmo João escreve na sua 1ª epístola 1:9; 2:1,2. “Jesus tem se constituído como nosso Advogado, fiel e justo, como propriciação pelos nossos pecados e não somente pelos nossos, mas também pelo de todo o mundo”. A obra que Ele se propôs realizar em nosso beneficio é admirável, incomparável! Só um sacrifício de valor eterno poderia pagar a ofensa de um delito contra o Deus Eterno. Por isso é que Jesus morreu por nós, se entregando em sacrifício vicário, isto é, por você e por mim. João 1:14 “O Verbo se fez carne e habitou entre nós...” Em nenhum momento devemos esquecer tão grande sacrifício para nos salvar. Marcos 10:45. Devemos destacar que Jesus é Deus, mas veio aqui também como homem com propósito de nos salvar. Ele mostrou a sua humanidade: 1. Quando enfatizou a necessidade de oração; 2. De obediência; 3. Persistência; 4. Ensinou que Seu sofrimento não foi uma encenação. Exemplo: Quando estavam no Getsêmane, nos últimos dias aqui na terra... Ele buscou Deus em oração, achando o seu fardo pesado... depois de repetir três vezes a mesma oração Ele dispôs-se a obedecer...”Faça-se a Tua vontade”. No entanto os seus discípulos amigos dormiam!!! Como eles nós também vivemos adormecidos e não atentamos para a angústia e clamor de Nosso Senhor Jesus Cristo! Ele continua a nos dizer : “Vigiai e orai” (Mateus 26:36-46)

2º Ponto – Cristo é a Rocha dos Séculos porque ele é resposta de Deus para a alma humana

Assim como o nosso corpo físico tem necessidades permanentes e universais, tais como: alimento, água e ar, temos também necessidades espirituais, que só Jesus pode preencher e saciar-nos: Precisamos de Paz, para o conflito interior entre a consciência e a culpa; temos necessidade de descerrar a cortina do tempo e entrar na dimensão da eternidade. Temos necessidade de entrar em contato com o transcendente para vencer o medo da morte... E Jesus a nossa Rocha é a única resposta para essas necessidades relevantes e fundamentais da alma humana! Só Jesus soluciona dando Paz, perdão pleno e completo conforme Isaías 1:18, João 14:17, Miquéias 7:18,19 e II Coríntios 5:17. Jesus ao ressuscitar dos mortos nos deu esta garantia! Vitória sobre a morte, sem ritual, nem virtude humana, nem sacrifício nosso, apenas que O aceitemos, que O recebamos como presente de Deus! João 5:24 : “Quem ouve a minha Palavra e crê...” “Porque pela graça sois salvos...” Efésios 2:8-10

3ºPonto: Jesus Cristo é a Rocha dos Séculos porque Suas Palavras jamais passarão. Mateus 24:35

O mundo está passando por transformações científicas, econômicas, sociais, culturais, religiosas, numa velocidade admirável e incrível. Jesus previu e avisou. Neste texto de Mateus 24, lemos que haveria escândalos, traição, engano, multiplicação da iniqüidade, desânimo dos crentes, esfriamento do amor, sinais nos céus, fomes, pestes, guerras, terremotos, falsos “cristos”, falsos profetas... Não obstante tão terrível quadro o Senhor nos exorta a Perseverança, Vigilância e Proclamação do Evangelho e então virá o fim, Mateus 24:44-46. A Palavra de Cristo é tão eterna quanto o próprio Cristo e essa é a Palavra de que o mundo está carecendo. (João 17:17)

Cristo é a Rocha dos Séculos porque descobrimos Nele a revelação do Seu Amor, Justiça e Glória, que são seus atributos naturais, faz parte do seu caráter, é imutável! Não é como nossa justiça que tem que ser mudada a todo o tempo, muitas vezes corrupta, injusta, conforme as circunstâncias.a olharmos para o símbolo da justiça que é representada por uma mulher com olhos vendados e uma balança às mãos.

A Justiça de Deus é profunda, não circunstancial, condicional, pois é derivado de um Amor Eterno, conforme João 3:16. Glória não apenas significa esplendor, fama, honra, brilho... João 1;14 declara e “Vimos a Sua Glória”... Jesus declara: “Deu e o Pai somos Um” João 17:11; Salmo 19:1 “Os céus declaram a Glória de Deus” II Coríntios 3:18: “Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.”

Conclusão

Irmãos, diante de todas estas evidências de que Cristo é realmente a Rocha dos séculos, conforme as Escrituras, fiquemos atentos, sem desanimar, agradecidos por sermos cooperadores de Deus, amando e servindo no curto espaço de tempo que nos resta, permanecendo Nele como nossa Rocha – Salmo 46:1 e 10. Que o sirvamos de coração sincero, sem visar outros interesses, com lealdade, dedicação e consagração, atentos para não sermos enganados por ventos de doutrinas. Lembrem-se: Jesus conta conosco.

Iracy Edington
Enviado por Iracy Edington em 18/07/2007
Código do texto: T570354