A Vaidade da Consagração a Nossa Senhora

Primeiramente: Não existe Consagração a Nossa Senhora fora do método proposto por São Luís Maria Grignion de Montfort em seu livro intitulado: Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria.

Atualmente vemos inúmeros casos de vaidade com as pessoas consagradas. Como assim vaidade? Simples, algumas pessoas expõem sua cadeiazinha como um troféu a ser mostrado para todos, tiram fotos somente de forma em que ela se sobressai (cadeiazinha), quando conhecem uma nova pessoa rapidamente se intitulam consagrados (como sendo uma pessoa melhor). Algumas destas pessoas têm a convicção de ser melhores e superiores a outras. Grande equívoco!

Consagrados devem tomar um imenso cuidado para que isso não aconteça, pois a Consagração exprime a humildade, e principalmente em realizar as práticas para si, e não para que os outros vejam.

São Luís Maria Grignion de Montfort diz no Paragrafo 104 do Tratado da Verdadeira Devoção à Santíssima Virgem Maria: “Evitemos, portanto, pertencer ao número dos devotos críticos, que não acreditam em nada e criticam tudo; dos devotos escrupulosos, que temem ser demasiado devotos da Santíssima Virgem, por respeito para com Jesus Cristo; dos devotos exteriores, que fazem consistir toda a sua devoção em práticas externas; dos devotos presunçosos, que, ao abrigo da sua falsa devoção à Santíssima Virgem, apodrecem nos seus pecados; dos devotos inconstantes que, por leviandade, variam as suas práticas de devoção, ou as deixam completamente à menor tentação; dos devotos hipócritas, que entram em confrarias e usam as insígnias da Virgem a fim de se passar por bons, e finalmente, dos devotos interesseiros, que só recorrem à Santíssima Virgem para ser livres dos males do corpo, ou obter bens temporais.

Chamo a atenção neste texto principalmente para os Consagrados que caem na vaidade, pois acabam por cair nas práticas dos devotos exteriores. Creio que não é preciso lembra-los que esta Verdadeira Devoção é segundo São Luís Maria Grignion de Montfort: Interior, Terna, Santa, Constante e Desinteressada.

Será que tens vivido assim a sua consagração? Ou nem tanto assim e esta mais preocupado em expor tua cadeiazinha e se apresentar aos outros como consagrados? Reflitam sobre isto! Mesmo achando que o que estou escrevendo é um absurdo, parem, reflitam e verifiquem se sua pratica exterior não esta maior que a interior.

O maior “problema” de todos da consagração é não poder se “desconsagrar”, uma vez consagrado, sempre consagrado.

A palavra “NEO” vem do grego, e quer dizer NOVO. Então Neo Consagrado quer dizer que a pessoa é uma Nova/Novo Consagrado, antes de se consagrar não existe a pessoa se intitular Neo Consagrado, pois não houve a consagração para se chamar de Novo Consagrado. Um exemplo? Neo Sacerdote, quer dizer que é um novo sacerdote, que ordenou a pouco tempo. Cuidado com os absurdos que veem por aí.

Vivam intensamente sua consagração sempre lembrando da humildade de Maria, se necessário leia e releia quantas vezes for necessário o Tratado. E principalmente nunca se esqueçam que a consagração é para si, não para os outros, não se intitulem consagrados a todo momento sem motivo aparente, vivam ela para si, o que demonstra sua consagração é tua fé e tuas práticas interiores e não “falando e mostrando cadeiazinha” para todos.

Víctor Victório
Enviado por Víctor Victório em 22/07/2016
Reeditado em 23/10/2016
Código do texto: T5705276
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.