Comentário da Liturgia da 6ª feira 
          da 15ª Semana do Tempo Comum.

              (Ex11,10-12.14;Sl 115(116);Mat12,1-8)

 

Nestes versículos do Evangelho de hoje Mateus fala da hostilidade dos fariseus contra Jesus por conta de algumas espigas colhidas pelos discípulos no sábado. Eles acusam-nos do desrespeito dos preceitos inventados em exagero às leis,  por eles, inclusive sobre o sábado.

Entre as 39 ações ou trabalhos proibidos por lei em dia de sábado figurava o dos ceifadores profissionais, o que é bem diferente de colher algumas espigas, debulhá-las com as mãos e comê-las para saciar a fome.

Cristo não quis discussão com eles, nem lhes explicou que debulhar algumas espigas não era trabalho que profanasse o sábado; apenas deu-lhes uma lição mostrando através da ação de Davi, considerado por eles homem de Deus. Para matar a sua fome e a dos companheiros, Davi teve o direito de fazer o proibido, comendo os pães consagrados, sem receber recriminações do sacerdote Aquimelec

Ao dizer “aqui está quem é maior que o templo” Cristo declara-se Deus. Sua presença substituía o templo antigo.

 “Quero misericórdia e não o sacrifício” é uma frase do profeta Oséias (6,6), e Jesus cita-a  para dizer que Deus Pai dá mais valor a uma ação de caridade que a observância de uma lei e especialmente se esta foi deturpada pelo homem, como o caso  da do descanso do sábado.O descanso do sábado fora instituído por Deus e ao declarar-se Senhor do sábado Cristo declara-se Deus.

A 1ª leitura fala da páscoa, da passagem da escravidão para a liberdade. Com a nova páscoa temos a passagem do pecado para a vida da graça, das trevas para a vida nova. E por isto devemos agir  como o salmista que diz :”Elevo  o cálice da minha salvação invocando o nome santo do Senhor.

A Nova realidade agora é Jesus Cristo que ressuscitou. Nada está acima de Cristo e por isso o domingo se tornou mais importante por que o Cristo, a Nova Realidade nele ressuscitou. Para ao cristão o dia do senhor é o domingo.

É importante a diferença: o sábado era ao dia do cumprimento dos preceitos para aos fariseus, o domingo é o dia do encontro com o ressuscitado para as comunidades cristãs.E estas comunidades devem ser compostas de ressuscitados para uma vida nova. O dia de domingo é o dia desta alegria, de ressuscitar um pouquinho mais participando da missa, encontrando com o ressuscitado que quer restaurar nossa vida, quer dar sentido a nossa vida  de batizados.

 

A Nova realidade agora é Jesus Cristo que ressuscitou. Nada está acima de Cristo e por isso o domingo se tornou mais importante por que o Cristo, a Nova Realidade nele ressuscitou. Para ao cristo o dia do senhor é o domingo. 



Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/
visualizar.php?idt=572187