PURA INTELIGENCIA

INTELIGÊNCIA

O senhor me criou, e me possuía como principio do seu caminho antes das suas obras mais antigas.

Fui formada desde a eternidade, desde o principio, antes de existir a terra. Nasci ainda quando não havia abismo, quando não existiam fontes de água, antes de serem estabelecidos os montes, e de existir colinas eu nasci. Ele ainda não havia feito a terra, nem os campos, nem o pó com o qual formou o mundo.

Quando ele estabeleceu os céus lá estava eu, quando traçou o horizonte sobre a superfície do abismo, quando colocou as nuvens em cima e estabeleceu as fontes do abismo.

Quando determinou as fronteiras do mar, para que as aguas não violassem a sua ordem, quando marcou os limites dos alicerces da terra. Eu estava do seu lado e era seu arquiteto, dia a dia eu era o seu prazer, e me alegrava continuamente com a sua presença.

Eu me alegrava com o mundo que ele criou e a humanidade me dava alegria.

Ouçam-me agora meus filhos como são felizes os que guardam os meus caminhos. Ouçam a minha instrução e serão sábios, não a desprezem. Como é feliz o homem que me ouve, vigiando diariamente as portas da minha casa. Pois todo aquele que me encontra, encontra a vida e recebe o favor do SENHOR.

Mas aquele que de mim se afasta a se mesmo se agride, todos que me odeiam amam a morte.

A sabedoria construiu a sua casa, ergueram suas sete colunas. Matou animais para refeição, preparou seu vinho, e arrumou a sua mesa. Enviou suas servas para fazerem convites desde o ponto mais alto da cidade clamando.

Venham todos os inexperientes. Aos que não tem bom senso ela diz: venham comer a minha comida e beber o vinho que preparei.

Deixem a insensatez, a ignorância e vocês terão vida, andem pelo caminho do entendimento. Instrua homem sábio e ele será ainda mais sábio.

Ensine o homem justo e ele aumentará o seu saber. Pois por meu intermédio seus dias serão multiplicado e o tempo da sua vida se prolongará.