UM CONVITE A SABEDORIA

A sabedoria construiu a sua casa, ergueram suas sete colunas. Matou animais para refeição, preparou seu vinho, e arrumou a sua mesa. Enviou suas servas para fazerem convites desde o ponto mais alto da cidade clamando.

Venham todos os inexperientes. Aos que não tem bom senso ela diz: venham comer a minha comida e beber o vinho que preparei.

Deixem a insensatez, a ignorância e vocês terão vida, andem pelo caminho do entendimento. Instrua homem sábio e ele será ainda mais sábio.

Ensine o homem justo e ele aumentará o seu saber. Pois por meu intermédio seus dias serão multiplicado e o tempo da sua vida se prolongará.

Se você for sábio o beneficio será seu, se for ignorante sofrerá as consequências.

Os sábios acumulam conhecimentos.

O homem cheio de entendimento deleitar-se na sabedoria.

É melhor obter sabedoria do que o ouro, é melhor obter entendimento do que a prata.

A fonte da sabedoria é um ribeiro que transborda.

O coração do que tem discernimento adquire conhecimento. Os ouvidos dos sábios saem a sua procura. Não é bom ser zeloso sem conhecimento, nem ser precipitado e perder o caminho.

Quem obtém sabedoria ama-se a si mesmo, quem acalenta o entendimento prosperará. Se você parar de ouvir a instrução meu filho, irá afastar-se das palavras que dão conhecimento.

MESMO ONDE HÁ OURO E RUBIS EM GRANDE QUANTIDADE OS LÁBIOS DE QUEM TRANSMITE CONHECIMENTO SÃO UMA RARA PRECIOSIDADE.