Na Tenda do Desanimo

Abra no Livro de Genesis.

Genesis = “Principio”, Genesis é um termo originado no grego, no Original Hebraico é Berechit, Be= No e Reshit = Principio, então vemos na palavra Bereshit bara Elohim, no Princípio criou Deus.

Vamos abrir em Genesis 18:14

Existe alguma coisa impossível para o Senhor? Na primavera voltarei a você, e Sara terá um filho".

Irmãos!

Deus não usa exemplos pequenos, porque nosso Deus é um Deus grande. Ele não poderia usar algo pequeno para falar comigo.

Alguém pode me perguntar agora nesta noite, Tiago e a formiga? A formiga não é tão pequena, como você diz que Deus não usa coisas pequenas?

Pois então irmãos eu lhes digo, a Formiga pode ser pequena fisicamente falando, mais elas são umas realizadoras de obras grandiosas.

Eu perguntei para Deus, Deus será que os homens da Bíblia já viveram o que eu estou passando hoje?

Deus me deu um grande exemplo, Deus me mandou olhar para Abraão.

Irmão Abraão é o único homem na Bíblia que é respeitado, uma pessoa que tem a honra, o reconhecimento, pelas 3 maiores religiões do mundo.

Abraão é reverenciado por Milhões de Milhares e Milhares de Judeus no Globo terrestre, sejam eles Ortodoxos, Sejam eles tradicionais, Sejam eles Messiânicos, seja lá qual for o tipo de Judeu, todos tem algo em comum Abraão é o Pai da Fé!

Irmãos Abraão é o único homem respeitado integralmente por mais de 1 Bilhão e 600 milhões de Muçulmanos espalhados pela face da Terra, sejam eles Xiitas, Sejam eles Sunitas, seja qual for o Muçulmano eles tem algo em comum, Abraão é o Pai da Fé Monoteísta.

Abraão é o Único Homem que também é reconhecido por Cristãos, sejam eles protestantes, evangélicos, pentecostais, Batistas, Presbiterianos, Católicos, Romanos, Ortodoxos Gregos ou Católicos Carismáticos.

Seja lá qual for o Cristão, todos tem algo em comum, Abraão é o Homem da Fé!!

Irmãos quando Deus me deu o exemplo, ele não me deu um exemplo pequeno, ele me deu um exemplo grande!

Ele disse para mim, Olhe para Abraão, Abraão meu servo, um homem de destaque na bíblia, este homem um dia, se enfraqueceu, este homem um dia ficou desanimado.

Mais baseado no que Tiago você está me dizendo isso?

Na bíblia sagrada no versículo 1 do Capitulo 18 está escrito assim:

O Senhor apareceu a Abraão perto dos carvalhos de Manre, quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, na hora mais quente do dia.

Irmãos quando eu olhei para isso, eu cheguei a seguinte conclusão, este era o momento mais difícil da Vida de Abraão. Por que normalmente na hora mais quente, ele deveria estar dentro de sua tenda.

Mais como você pode dizer isso Tiago? Porque Deus só aparece nos momentos da vida de alguém nos momentos mais difíceis!

Como eu sei? Foi comigo desta forma, quando bem antes de minha conversão eu cheguei no fundo do poço, ao ponto de desejar terminar com minha vida, e através da vida do irmão Luciano que me levou ao evento Encontro com Deus, o Senhor apareceu a mim.

Se cada um hoje aqui parar e pensar, Deus se manifestou em suas vidas nos momentos mais difíceis de suas vidas.

Deus apareceu na Vida de Abraão, Deus manifestou se na Vida de Abraão porque aquele dia, era o dia mais difícil de sua história.

Porque é o Dia mais Difícil de sua História?

Abraão havia experimentado todas as promessas e maravilhas de Deus, Abraão tinha recebido todas as promessas e maravilhas do Senhor!

Assim, como eu e você as vezes também experimentamos em nossas vidas!

Porém na vida de Abraão uma promessa faltava se cumprir na vida de Abraão. A vida de Abraão girava em torno de uma promessa.

Deus disse para ele, eu vou te fazer próspero, eu vou te fazer um príncipe, eu vou fazer você ser reconhecido no meio de todos os povos no qual você vive.

Mas essa não era a maior profecia.

A maior promessa de Deus para Abraão era, “Eu farei de ti, através de ti, haverá de vir uma grande nação incontável como as estrelas do céu e como as areias da terra.

Mas aqui a Bíblia nos mostra, que todas as outras promessas se cumpriram,

Abraão estava rico, tinha muitas posses, e morava no melhor lugar, tinha muitos camelos, tinha o reconhecimento das pessoas.

Mas algo faltava se cumprir na vida de Abraão,

Abraão precisava experimentar, o Cumprimento da Promessa de Deus!

Deus disse para ele, de ti sairá uma grande nação. Mas Abraão olhava para dentro de sua Tenda, e estava olhando para sua esposa. Ela era estéril, Sara era uma mulher estéril, ela não poderia ter filhos.

Mas Abraão olhava para Sara e aquela Tenda impedia Abraão de ver as promessas de Deus!

Quando falamos de Tenda estamos falando de nós mesmos.

Hoje assim como Abraão, nós podemos estar olhando para dentro de nossa tenda, e estarmos somente enxergando as coisas que aos nossos olhos, impede de estarmos recebendo as benção do Senhor.

Amados, hoje você deve ter sido chamado para ser um Líder em Treinamento, Líder de célula, Obreiro, Pastor, Ministro de louvor, um servo na igreja, abrir as portas de sua casa para uma célula, ou simplesmente para usar a sua vida para falar e testemunhar sobre Jesus.

Mas amados assim como Abraão e eu, podemos estar olhando para dentro de nossa Tenda, dentro do nosso Interior.

E podemos estar pensando, jamais eu poderei ser o que o Senhor colocou em meu coração, por que eu não sei falar, sou cheio de defeitos, não sei cuidar de vidas, não sou bom em fazer coisa alguma.

Mas amados, o Senhor é um Deus Grande, se ele te escolheu, ele vai te capacitar, ele precisa de sua vida como estar, para que todos vejam que é ele quem faz.

Não existe nada que o Senhor possa fazer porque ele é o Deus do Impossível!

Eu meu lembro em Genesis 12 quando Deus chama Abraão, e diz:

Ora, o SENHOR disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei. E far-te-ei uma grande nação, e abençoar-te-ei e engrandecerei o teu nome; e tu serás uma bênção. E abençoarei os que te abençoarem, e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

Gênesis 12:1-3

No original do Hebraico está escrito assim,

E disse o Eterno a Abraão, Sai para ti mesmo....

Esta viagem que conhecemos de Abraão em Genesis 12, não é somente como está escrito na Bíblia, sim Deus ordenou que Abraão sai se para uma terra que ele iria mostrar.

Mas o sai para ti mesmo, significa que a Jornada para Abraão era o melhor para ele mesmo, a promessa de Deus para Abraão era o melhor para ele mesmo, Abraão precisava encontrar Deus dentro dele.

O Talmud nos diz que Abraão era pequeno e seu pai era Tera, e um dia Tera seu Pai foi viajar, e ele disse para seu filho Abraão, eu irei viajar e você vai cuidar dos ídolos. Eram muitas imagens esculpidas feitas por mãos de homens, imagens grandes e pequenas.

Significado: Talmud é onde é registrado as Discussões rabínicas que pertencem a lei, ética e costumes do Judaísmo.

Então foi Tera viajar, e deixou seu filho Abraão cuidando das imagens, e o livro do Talmud nos diz que quando Tera volta de viagem ele entra nas salas dos Ídolos e todos os ídolos estão quebrados. E então Tera olha e vê o maior de todos, ele tinha um porrete na mão e então Tera olha para o seu filho e pergunta, Abraão o que aconteceu aqui?

Pai eu fui alimentar os ídolos, mais eu fui primeiro colocar comida para os pequenos e aquele grandão que está ali ficou irado, ele pegou o cassetete e quebrou todos os outros ídolos.

Então Tera para e olha para seu filho e chegando diante daquela imagem, ele diz filho esta imagem tem olhos e não vê, sua boca não fala, e seus pés não se movimentam e nem suas mãos se mexem como pode esta estatua ter destruído as pequenas?

Então Abraão disse, então Pai porque você acredita nelas? Se elas imagem tem olhos e não vê, sua boca não fala, e seus pés não se movimentam e nem suas mãos se mexem.

Então o Talmud nos ensina que naquele dia o Pai de Abraão se converteu ao Deus invisível, ao Deus que está aqui neste lugar nesta noite. Nós não podemos vê lo, mas nós podemos senti lo.

Deus aparece na vida do Homem, nos momentos decisivos!

Deus vai aparecer para você! Ele pode estar permitindo algumas situações na sua vida, você não está entendendo nada, Deus está preparando o terreno para aparecer na tua vida! Para mudar a sua história.

A bíblia diz que Abraão morava em Tendas, e quando a bíblia fala de Tendas ela está falando de mudanças, transitoriedade, por exemplo olhamos para os ciganos, eles não tem casas, eles moram em barracas, Tendas, não possuem endereço, porque hoje eles estão aqui, e amanhã podem ir para outro local.

Quando a Bíblia fala de Tenda, Deus está dizendo isto o que você está vivendo vai passar um dia, esta dor que você está sentindo ela vai passar um dia, este desanimo que você está sentindo vai passar, a sua célula sem visitantes vai passar, seus filhos espirituais desanimados e cansados vai passar, tudo o que você está passando vai passar um dia.

Eu quero dizer para você nesta noite irmãos o que eu e você estamos vivendo hoje é Tenda! É transitório, passageiro ela vai passar.

Jesus disse eu tenho uma casa para você no céu, onde não haverá mais fome, onde não haverá mais dor e nem tristeza.

Casa Significa Firmeza, Eternidade mas a bíblia diz que Abraão estava vivendo um momento, ela era uma tenda na sua vida, e o que você está passando é apenas uma Tenda.

Porem naqueles dias, nos dias de Abraão naquele território onde eles estavam acampados, o melhor lugar para ele estar era dentro de sua Tenda, sim porque durante o dia, no maior calor do dia quase 50 graus centigrados nos desertos de Manre e dentro da Tenda é o lugar mais fresco, é o melhor lugar para se estar.

Perguntamos então, porque Abraão ao invés de estar dentro da Tenda ele sai dela?

Abraão sai de dentro de sua Tenda na hora mais quente do dia porque o seu problema estava dentro da Tenda.

O Problema estava em Sara, ele não conseguia mais viver debaixo daquela tenda e conviver com aquela luta e então ele sai para fora da Tenda, ele sai para fora no maior calor do dia, OLHA PARA QUEM ESTÁ DO SEU LADO E DIZ, DEUS ESTÁ NO CONTROLE DA TUA VIDA. QUANTOS ACREDITAM NISSO LEVANTE AS MÃO E DE GLÓRIA A DEUS.

Abraão saiu para fora de sua tenda no maior calor do dia e se sentou à frente da porta de sua Tenda.

Talvez existe alguém ouvindo esta palavra agora e está sendo assolado pelo maior calor do dia!

Mas o maior calor do dia, Deus tem para você refrigério! Glória Deus! Glória Deus! Glória Deus!

Eu não sei qual está sendo a sua prova, não sei o quanto ela está quente, o quanto está doendo, mais Deus irá trazer o refrigério, eu só sei de uma coisa o Deus de Abraão está aqui neste lugar.

Eu imagino que Abraão sai e senta se a frente de sua Tenda cabisbaixo, desanimado, moribundo, entristecido, é assim que o Diabo quer ver muitos crentes, ele quer nos ver de cabeça baixa.

Quando abaixamos a cabeça, não enxergamos nada ao nosso redor, só conseguimos ver as nossas dores, os nossos dilemas e as nossas imperfeições.