A CORRIDA DA FÉ ...


Reflexão dominical (28.08.2016), pela manhã, com base na Carta aos Hebreus 12:1–3:

Está escrito:
Portanto, também nós, visto que temos a rodear–nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando – nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta.
Olhando firmemente para o AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ, JESUS, o qual, em troca da alegria que LHE estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de DEUS.
Considerai, pois, atentamente, AQUELE que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossas almas.
(Hebreus 12:1–3).

Não existe unanimidade em relação ao autor da carta aos hebreus - particularmente acho que teria sido Paulo, mas, a maior parte de comentaristas e estudiosos dizem não haver sido Paulo. É comum falar sobre olimpíadas (em nosso país dos dias atuais), e, parece ter sido essa a intenção principal do autor dessa carta (escrita há dois milênios) - ele conhecia um pouco sobre atletismo e disputas olímpicas, de forma que comparou a vida cristã a uma disputa olímpica - com a diferença que qualquer atleta é muito dedicado ao tipo de disputa (enquanto é comum os cristãos) levarem a vida cristã de qualquer jeito, achando que DEUS daria um jeitinho pra o serviço do crente (feito de qualquer jeito) parecer ter sido feito de forma esmerada...



Pensando assim, o apóstolo Paulo, escrevendo aos irmãos de Corinto (cidade da Ásia Menor), disse:

Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis.
Todo atleta em tudo se domina; aqueles por uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível.
Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.
Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.
(1 Coríntios 9:24–27).


O assunto da Epístola aos Hebreus é oportuno para nossa época de acentuado descaso com a fé cristã.

Quando se pensa sobre a Fé Cristã como uma corrida olímpica, é possível destacar três aspectos:

PRIMEIRO INSPIRAÇÃO PRA CORRIDA DA FÉ:

Conforme diz o autor da carta aos hebreus:

Portanto, também nós, visto que temos a rodear–nos tão grande nuvem de testemunhas, desembaraçando–nos de todo peso e do pecado que tenazmente nos assedia, corramos, com perseverança, a carreira que nos está proposta (Hebreus 12:1).

Antes do texto a que nos referimos, está relacionada a galeria dos heróis da fé (Hebreus 11) e o autor da carta ainda ressalta a necessidade de haver desembaraço de qualquer peso e do pecado que tenazmente nos assedia. Por outro lado, orienta também que fosse considerado o exemplo de quem havia demonstrado zelo ao ensinarem a sã doutrina:

Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos pregaram a palavra de DEUS; e, considerando atentamente o fim da sua vida, imitai a fé que tiveram (Hebreus 13:7).

SEGUNDO: INCENTIVO PRA CORRIDA DA FÉ:

Conforme diz o autor da carta aos hebreus:
Olhando firmemente para o AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ, JESUS, o qual, em troca da alegria que LHE estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de DEUS.
(Hebreus 12:2).

O primeiro passo a ser dado, na corrida da fé, será INSPIRAÇÃO. O Segundo passo, INCENTIVO. O SENHOR JESUS que se fez pecado em lugar do ser humano (seja homem ou mulher).

TERCEIRO: INSTRUÇÕES PRA CORRIDA DA FÉ:

Conforme diz o autor da carta aos hebreus:
Olhando firmemente para o AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ, JESUS, o qual, em troca da alegria que LHE estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de DEUS (Hebreus 12:2).

Quando se considera esse terceiro passo (sobre uma instrução a cristãos da igreja primitiva), parece contradizer o modelo de cristianismo dos dias atuais, onde se percebe muito de analfabetismo bíblico...

A instrução necessária a quem participava da CORRIDA DA FÉ, tanto aos cristãos da igreja (nos dias do autor da epístola aos hebreus), quanto os cristãos de nossa época, tem a ver com a posição que CRISTO ocupa na vida do ser humano... Por isso o rogo do autor da carta aos hebreus, no sentido de que seus leitores olhassem com firmeza o exemplo do SENHOR JESUS... Afinal, não se deve correr sem meta definida...

QUARTO: EXIGÊNCIA AOS PARTICIPANTES NA CORRIDA DA FÉ:

Conforme diz o autor da carta aos hebreus:
Considerai, pois, atentamente, AQUELE que suportou tamanha oposição dos pecadores contra si mesmo, para que não vos fatigueis, desmaiando em vossas almas.
(Hebreus 12:1–3).

Não haverá condição do genuíno cristão alcançar a meta de superar obstáculos na CORRIDA DA FÉ, sem considerar sobre a necessidade de morrer para o mundo, e vivendo (a partir de então) em CRISTO JESUS...

CONCLUSÃO:
Aos olhos do ser humano, o mistério de ter CRISTO (voluntariamente), ocupado seu lugar (na cruz do calvário), para que o ser humano pudesse viver a vida de CRISTO, conforme Efésios 2:8-10 (graça de DEUS) = FAVOR IMERECIDO – não pode ser entendido sem que DEUS LHE abra o entendimento... MAS, como disse o MESTRE dos mestres: Os impossíveis dos homens são possíveis para DEUS (Mateus 19:26b)!!!
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 30/08/2016
Reeditado em 30/08/2016
Código do texto: T5744371
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.