Sabedoria x estupidez

[A estupidez é infinitamente mais fascinante que a inteligência; a inteligência tem o seu limites, a estupidez não tem limites (Indira Gandhi).]

Neste belo pensamento de Indira Gandhi nos traz uma reflexão grandiosa a respeito da ignorância humana e da inteligência limitada do homem.Então podemos ver o que a inteligência é, o que a estupidez faz e a conseqüência de agirmos impulsionados pela estupidez.

A Inteligência é benigna aproxima o homem de Deus e o sustenta com os seus conselhos (Provérbios 2:11 O bom siso te guardará, e a inteligência te conservará...) nos conservando do apodrecimento moral do ser, a inteligência é aquilo que liga o homem com a criação e ao criador (Provérbios 3:19 O SENHOR com sabedoria fundou a terra, com inteligência estabeleceu os céus.), a inteligência é aquilo que nos guia, ou seja, a bússola dos perdidos para o caminho do bem (Provérbios 19:8 O que adquire entendimento ama a sua alma; o que conserva a inteligência acha o bem.) com a inteligência o homem faz firme a casa que edificou com a sabedoria (Provérbios 24:3 Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma...) pois esta inteligência só pode vir de Deus (Provérbios 2:6 Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento).

Portanto a estupidez é a desculpas para os insensatos rejeitarem o ensino e a disciplina vindo assim à ruína moral seguida da ruína espiritual (Provérbios 12:1 Quem ama a disciplina ama o conhecimento, mas o que aborrece a repreensão é estúpido.), a estupidez faz o homem se afastar de Deus e a seguir por caminho tortuosos sem sentir que estar no erro (Jeremias 10:14 Todo homem se tornou estúpido e não tem saber; todo ourives é envergonhado pela imagem que ele mesmo esculpiu; pois as suas imagens são mentira, e nelas não há fôlego.), o saber do estúpido é feno, já que nele não saber algum e sim perversidade em seu coração (Provérbios 11:18 O perverso recebe um salário ilusório, mas o que semeia justiça terá recompensa verdadeira.) e desta feita não consegue ir reto em seu caminho e nem serem prósperos no que fazem (2 Timóteo 3:13 Mas os homens perversos e impostores irão de mal a pior, enganando e sendo enganados.)

E ao sermos impulsionados a agirmos com estupidez mesmo tendo sabedoria humana e reconhecimento desta diante de todos os homens demonstramos sermos mais estúpido de que todos os estúpidos, pois, nos é faltoso a sabedoria de Deus, e a nossa inteligência assim é inexistente, haja vista, que a inteligência não é a sabedoria e a sabedoria na é o conhecimento, mas, uma cousa leva a outra já que a sabedoria constrói e a inteligência afirma. Atentamos então que aquele que despreza a inteligência é residente de toda a espécie de males Tiago 3:13-17.

Podemos então perceber pelos fatos descritos que a estupidez é infinitamente mais fascinante que a inteligência; a inteligência tem o seu limites, a estupidez não tem limites. O homem pela estupidez matou o filho de Deus, desrespeita opiniões, pessoas, governos e sabedorias, é impossível saber a onde a estupidez vai dar, ou se o estúpido será um dia sábio (Jó 11:12 Mas o homem estúpido se tornará sábio, quando a cria de um asno montês nascer homem.), mas por outro lado à inteligência é enfado para que a conquista (Eclesiastes 12:12 Demais, filho meu, atenta: não há limite para fazer livros, e o muito estudar é enfado da carne) e com certeza aquém é aumentado à inteligência é em muita das ocasiões, é o mais triste (Eclesiastes 1: 18 Porque na muita sabedoria há muito enfado; e quem aumenta ciência aumenta tristeza.), assim sem forma de duvida o ser humano prefere ser um estúpido do quê inteligente, pelo fato da facilidade que é não ser sábio.

Feito por: Stemback; Douglas

Contato 0 XX 94918406, 94918402, 33721399 ou e-mail dstemback@hotmail.com