A outra face

 

Ouvistes o que foi dito: " Olho por olho, e dente por dente". Eu, porém, digo-vos que não resistais do ( que é ) mau; mas se alguém te ferir na tua face direita, apresenta-lhe também a outra .  Mat.   5 ,  38-39

 

A simbologia usada por Jesus Cristo não deve ser usada ao pé da letra, sofrendo o cristão toda sorte de agressão física, sendo um pamo nha ante as vicissitudes do cotidiano.


O Mestre nos faz refletir quanto o ato sublime do perdão e do esque cimento  das mágoas e ofensas, dos ultrajes sofridos por obra de nos sos semelhantes. Nos faz entender da caridade, da indulgência para com nossos irmãos menos evoluídos espirualmente.


Nos ensina que mesmo quando perdoamos um êrro e voltando o mesmo a reincidir na ação errada, devemos Ter a complacência em novamente ceder à oportunidade de outra vez perdoar e esquecer, haja vista ser este um ato de graça divina.


Esse irmão necessitado, cheio de erros e ofensas, repleto de defeitos, de coração empedernido, é  a nossa oportunidade de exercer a facul dade da compreensão , servindo para o aprimoramento da bondade e da nossa evolução.


Esse semelhante não veio para nos importunar, veio sim, para nos auxiliar, é tudo uma questão de ótica, de discernimento, de olhar com os olhos de ver, aproveitando a oportunidade que nos é dada pela Sabedoria Divina, que a tudo dispõe para nosso auxílio, no encontro do nosso equilíbrio e mudança interior.


Aceitar, entender, compreender e perdoar, é isso !