O PRINCIPAL ENSINO DE DEUS AO SER HUMANO ...


 
Se começarmos olhando, a partir de nós mesmos, o que chamam de antropocentrismo ou o homem no centro (como diz a teologia), é sabido que o ser humano quer sombra e água fresca (nada de DEUS no centro (ou teocentrismo)... MAS, na BÍBLIA (e isso causa contradição entre a sã doutrina e o ensino secular do ser humano sem DEUS), está escrito:

ELE te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que PRATIQUES A JUSTIÇA, E AMES A MISERICÓRDIA, E ANDES HUMILDEMENTE COM O TEU DEUS (Miquéias 6:8).
Mesmo sendo cristão, talvez a pessoa que se diz seguidora de JESUS ainda não tenha feito uma pausa para reflexão pensando (realmente o que seja bom pra DEUS e o que ELE pede do ser humano.

Curiosamente, DEUS não determina ao cristão perfeccionismos na pregação, nos louvores (cânticos e músicas na igreja), serviço no templo, servindo no campo missionário, muito menos com as famigeradas profetadas ou novidades na participação (que incha igrejas); o que o SENHOR nos orienta, ensina e pede tem a ver com o exemplo de vida de servos conforme expresso nas Sagradas Escrituras – Miquéias 6:8 e outros textos a exemplo do que disse e viveu na prática o SENHOR JESUS CRISTO – o expoente máximo da fé cristã e modelo pra quem se diga seguidor do MESTRE dos mestres – ao menos, três coisas:


EM PRIMEIRO LUGAR: PRATICAR A JUSTIÇA:

está escrito:

ELE te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que PRATIQUES A JUSTIÇA (Miquéias 6:8 a e b),.

Conforme Russel Sheed, um dos maiores teólogos da atualidade (teólogo brasileiro vivo), o homem de DEUS imita ao SENHOR no tocante à ética – ele é justo.

Será oportuno pensar sobre os conceitos do que seja justiça, existentes e colocados em prática no meio cristã – vale salientar que em nosso país temos liberdade cristã e, nosso Congresso diz ter umas bancada evangélica... Aparentemente isso em nada fez diferença, porque nosso país (a partir dos partidos políticos) tem sido o berço da corrupção e pátria da injustiça social, onde manda quem pode (financeiramente falando) e obedece “quem tiver juízo”...

No grandioso Sermão do Monte. Disse JESUS que se a nossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, não entraremos no Reino dos Céus. E, nos Dez Mandamentos (Êxodo 20) Uma parte tem a ver com a relação vertical (do ser humano com DEUS – Êxodo 20:2–7) e a maior parte (Êxodo 20:8–17) tem a ver com o relacionamento horizontal, entre seres humanos – uns com outros.

EM SEGUNDO LUGAR: AMAR A MISERICÓRDIA:

Está escrito:

ELE te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que PRATIQUES A JUSTIÇA, E AMES A MISERICÓRDIA (Miquéias 6:8 a, b. e c),

Conforme Russel Sheed, um dos maiores teólogos da atualidade (teólogo brasileiro vivo), o homem de DEUS imita ao SENHOR no que tange à vida social demonstra a misericórdia que perdoa e exalta.

No grandioso Sermão do Monte. Disse JESUS (Mateus 5:7): Bem–aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia. E, também disse: JESUS ide, porém e aprendei o que significa: misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores (Mateus 9:13) e mas se vós soubésseis o que significa misericórdia quero e não holocaustos, não teríeis condenado inocentes (Mateus 12:7).

Portanto, existe desobediência e diferença entre a prática de vida do SENHOR e de pessoas que (em nossos dias, se dizem seguirem JESUS...


EM TERCEIRO LUGAR: ANDAR HUMILDEMENTE COM O TEU DEUS

Está escrito:

ELE te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o SENHOR pede de ti: que PRATIQUES A JUSTIÇA, E AMES A MISERICÓRDIA, E ANDES HUMILDEMENTE COM O TEU DEUS (Miquéias 6:8 a e d),

Conforme Russel Sheed, um dos maiores teólogos da atualidade (teólogo brasileiro vivo), o homem de DEUS no campo espiritual submete–se alegre e humildemente à vontade divina.

Gênesis nos fala sobre dois homens que andaram com DEUS:

PRIMEIRO: Andou Enoque com DEUS e já não era porque DEUS o tomou para si (5:24).

SEGUNDO: Eis a historia de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com DEUS (6:9).

O texto diz:

ANDES HUMILDEMENTE COM O TEU DEUS (Miquéias 6:8d) e não pra andarmos com uma BÍBLIA debaixo do braço (em direção a igreja ou ponto de pregação)... Como algumas sabem, durante a caminhadas cristã, cursei o Bacharelado em Teologia, após isso, fui ordenado ao ministério pastoral, passei alguns anos como pastor reformado, e sempre achei
Esquisito um troço que chamavam política eclesiástica – pra fazer politicagem, nem mesmo pra ser eleito vereador ou prefeito do município, porque entendo que não nasci pra isso – hoje ESTOU APENAS COMO MEMBRO DE UMA DENOMINAÇÃO...



CONCLUSÃO:

Conforme DEUS, é bom e ELE espera que o ser humano coloque em prática justiça e retidão no cotidiano, tanto no sentido vertical, quanto no sentido horizontal; ame atos, pensamentos e palavras de misericórdia e ande no compasso da vida com DEUS. Nem mais e nem menos. Afinal, de outra forma não haverá como ter uma vida diferente da que foi instituída desde o princípio.
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 18/10/2016
Código do texto: T5795713
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.