A RELEVÂNCIA DE APRENDER A EXAMINAR A BÍBLIA – II ...


 
Está escrito:

Ora, estes de Bereia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim (Atos dos Apóstolos 17:11).



O livro de Atos dos Apóstolos, de onde selecionamos o texto, nos relata sobre a origem de algumas Igrejas da época dos primeiros tempos e nos relata (também) sobre acontecimentos “teológicos” como a cura de uma jovem adivinhadora (Atos 16:16–18), com a expulsão (por Paulo), do espírito de adivinhação da jovem.

O fato acima citado, motivou a prisão de Paulo e Silas (Atos 16:19-26), resultando na conversão do carcereiro (Atos 16:27–34).

O relato afirma:

Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: estes homens são servos do DEUS Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação

Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando–se disse ao espírito: Em nome de JESUS CRISTO, eu te mando: retira–te dela. E ele na mesma hora saiu.
(Atos 16:16-18).



Temos em vista analisar alguns aspectos (de elucidação e textos) do livro de Atos dos Apóstolos:

PRIMEIRO: BEREIA = Cidade da Macedônia, onde Paulo fundou uma Igreja em sua Segunda Viagem Missionária; TESSALÔNICA = Capital da Província Romana da Macedônia; MACEDÔNIA = Região que hoje faz parte da Grécia. Paulo pregou ali (Atos 17:1–9).

SEGUNDO: EXAMINAR (Conforme o Aurélio) = Analisar com atenção e minúcia. 2. Ponderar ou meditar sobre. 3. Submeter a exame. 4. Observar. Sondar. 5.Observar a própria consciência.

TERCEIRO: AVIDEZ (Conforme o Dicionário da Bíblia Almeida) = Desejo imenso (Efésios 4:19).


CONTINUANDO... Considero a atitude do Apóstolo Paulo, em relação aos nossos dias, quando estamos com tantas condições de examinar os textos da BÍBLIA e seus contextos...

QUARTA característica: Atitude Religiosa equilibrada (do Apóstolo Paulo) na cura de uma jovem adivinhadora (Atos 16:16–18), com a expulsão (por Paulo), do espírito de adivinhação da jovem.

O relato afirma:

Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores.

Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: estes homens são servos do DEUS Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação

Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando–se disse ao espírito: Em nome de JESUS CRISTO, eu te mando: retira–te dela. E ele na mesma hora saiu.
(Atos 16:16-18).

Examinando o texto, se pode perceber o acentuado discernimento espiritual de Paulo (considerado por especialistas), uma das l0 pessoas mais inteligentes de sua época:
1º - Conforme o relato, se tratava de uma jovem possessa de espírito adivinhador.
2º - Conforme o relato, o clamor era verdadeiro: “estes homens são servos do DEUS Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação”.
3º - Conforme o relato, Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando–se disse ao espírito: Em nome de JESUS CRISTO, eu te mando: retira–te dela.
4º - Conforme o relato, tratava–se de uma jovem possessa de espírito adivinhador e que perturbava o ensino dos evangelistas, porque repetia a mesma coisa várias vezes ao longo do dia, dia após dia.

5º - O Episódio colocou o Paulo diante de uma decisão: Então, Paulo, já indignado, voltando–se disse ao espírito: “Em nome de JESUS CRISTO, eu te mando: retira–te dela”.

O fato é que entre nossa época e os dias em que viveu Paulo há um descaso na interpretação de textos da BÍBLIA tão grande quanto é grande a distância que separa nossas épocas...

CONTINUA...
Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 24/10/2016
Código do texto: T5801247
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.