Iludidos Pela Comodidade

Então Pilatos, vendo que nada aproveitava, antes o tumulto crescia, tomando água, lavou as mãos diante da multidão, dizendo: Estou inocente do sangue deste justo considerai isso. Mt 27:24

Na bula do diabo não existe contra indicação, as conseqüências daquilo que ele nos induz a escolher, não existem nem em letrinhas pequenas, muito pelo contrario, ele consegue suscitar a cobiça em um grau tão elevado, que até justificamos o que escolhemos, sem nos preocuparmos com as conseqüências.

No Jardim do Éden ele disse para Eva: Certamente não morreras. Porque Deus sabe que no dia em que dela comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal (Gn 3:4-5). Essa proposta fez a mulher esquecer-se de que a conseqüência dessa escolha geraria a morte não somente para ela e Adão que logo depois também comeu do fruto, mas também para todos os seus descendentes.

Mas que vantagem levou Pilatos que permitiu que Jesus fosse crucificado, se até chegou a afirmar que tinha poder para solta-lo? Em Jo 19:10 ele diz: Não me falas a mim? Não sabes tu que tenho poder para te crucificar e tenho poder para te soltar? Mas o que levou Pilatos a mudar de idéia se Pilatos desde então procurava solta-lo? Podemos assim dizer que foi a comodidade.

Quando os judeus ameaçaram o seu poder dizendo: Se soltas este, não és amigo de César, qualquer que se faz rei é contra o César (Jo 19:12). O imperador reinante era Tibério, diante de quem Pilatos era responsável. Eis aí uma ameaça de levar o caso à corte imperial. César não daria pouca importância a uma situação na qual alguém era conhecido como rei sem o consentimento romano.

Teria considerado o caso como traição e poderia até acusar Pilatos de falta de cumprimento do dever. Sem duvida o governador temia que, houvesse uma queixa quanto a sua maneira de lidar com o caso, outras irregularidades de sua administração viriam luz. Nem o aviso que sua mulher lhe deu o fez mudar de opinião, em Mt 27:19 diz: E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele.

E nessa época diz o texto que já estavam se preparando para a páscoa Jo: 19:14-15 diz: E era a preparação da páscoa, quase a hora sexta; e disse aos judeus: Eis aqui o vosso Rei. Mas eles bradaram: Tira, tira, crucifica-o. Disse-lhe Pilatos: Hei de crucificar o vosso Rei? Responderam os principais dos sacerdotes: Não temos rei, senão o César.

O que foi mais cômodo para Pilatos: continuar no poder ou enfrentar a fúria dos judeus e a desconfiança de César? O interesse pessoal não pode ser maior do que o interesse de Deus, se uma alma vale mais do que o mundo a proposta divina que salva uma alma além de regenerar o seu caráter deve ser a nossa prioridade, como podemos ter uma nação feliz e temente ao Senhor se ela desconhece os seus valores?

O que se vê nos nossos dias é ignorância completa a respeito das coisas de Deus e também falta de temor. A cada dia o que se vê é o crescimento do pecado respaldado pela lei que para conservar os seus interesses e continuar gozando dos prazeres da comodidade, tem lavado as mãos assim como fez Pilatos desprezando o ensinamento de Jesus.

É como se eles dissessem em seu coração: o nosso rei não é Jesus e sim o diabo. Em 1Jo 3:8 está escrito: Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou para desfazer as obras do diabo.

E as obras do diabo são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas. Portanto, os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus (Gl 5:19-21).

Jesus se fez carne e habitou entre nós justamente para perdoar os nossos pecados e nos transformar em uma nova criatura em 2Co 5:17 está escrito: Assim que se alguém está em Cristo, nova criatura é as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo. A partir de Jesus Cristo que não faz acepção de pessoa seja ela classificada pelo homem do que for, isso não tem importância para Cristo, podemos ver isso em Jo 6:37 que diz: Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. Foi o que aconteceu com o ladrão na cruz que disse para Jesus: Senhor lembra-te de mim, quando entrares não teu reino. E disse-lhes Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso.

Uma vez estando com Jesus Cristo nos tornamos filhos de Deus, passamos a ser templo do Espírito Santo, somos registrados no livro da vida, e nos tornamos cidadão da cidade celestial à Nova Jerusalém.

No cantor cristão tem um hino chamado “Coro Santo” que diz em sua primeira estrofe: Oh, que belos hinos cantam lá nos céus, pois do mundo o filho mal voltou, vede no caminho o bom Pai abraçar esse filho que ele tanto amou. Gloria, gloria os anjos cantam lá! Gloria, gloria as harpas toca já! É um santo coro, dando gloria a Deus, por mais um remido entrar nos céus. Amem!

Antonio Sergipano
Enviado por Antonio Sergipano em 10/11/2016
Código do texto: T5819464
Classificação de conteúdo: seguro