A PERFEITA, BOA E AGRADÁVEL ADORAÇÃO À DEUS.

A justiça de Deus aceita pelo crente é uma experiência interior que deve ter expressão exterior. A conclusiva pois do verciculo. 1 marca a transição, das doutrinas da justificação, santificação e eleição, por ele defendidas, para o Cristianismo aplicado. A vida cristã é radicalmente consagrada a Deus, vivida não em conformidade com o mundo, mas em “transformação” no sentido de Deus. O modo como o apóstolo se dirige aos cristãos de Roma serve de modelo para todos os presentes pregadores. Rogo-vos, pois, irmãos (1); o mesmo apelo em Ef 4.1; 1Tm 2.1; 1Co 4.16. Note-se que as misericórdias de Deus constituem a base do apelo. São as misericórdias todas que Paulo referiu na maneira compassiva de Deus tratar os pecadores de ambos os lados, judeus e gentios. O que pede é um culto racional (1), isto é culto espiritual, ou oferenda, em contraste com o sacrifício de animais brutos, uma entrega moral a Deus, antes que cerimonial.

A minha vida espiritual se portará de forma agradável a Deus se ela estiver segundo a vontade de Deus.

Se minha vida espiritual estiver em conformidade com a vontade de Deus, o reflexo será visto no meu corpo físico, tudo em mim, fisicamente falando, estará refletindo da minha comunhão espiritual com a vontade de Deus.

Minhas palavras, meus atos, minha vida pessoal, minha vida profissional, minha vida conjugal, enfim, tudo, estará de forma correta, justa, e condizente com o que se espera de um servo de Deus. Servir a Deus não é estar de acordo com o seu achismo, mas sim estar de acordo com o que Deus quer e determina ,para minha vida, ou seja, sua vontade para mim.

Adorar a Deus em alma corpo e espírito é ter nestes três planos, comportamento condizente com a projeção de Deus, estabelecida para minha vida.

Estes três elementos se completam e testificam um do outro, não há que se falar em separação, dos mesmos. A adoração perfeita e agradável a Deus, é aquela que encontra harmonia nos três níveis, não deixando brechas, para dúvidas ou questionamentos, pois tudo em mim, alma, corpo e espírito está segundo a vontade do pai e não da minha.

Eu adoro a Deus com meu andar, meu vestir, meu falar, com tudo em mim.

Exemplo. Se durante o culto a Deus, eu me ligo as mensagens de wathsapp, eu não respeito ao ministrante, não respeito a Deus, e nem aos demais irmãos, que se encontram ali buscando a plenitude da comunhão com Deus. Eu estou presente no corpo, mas distante em espírito, e com isso minha alma não alcança edificação.

Se durante o Culto, eu passo todo o tempo conversando, tratando de assuntos que não dizem respeito ao momento da adoração, do louvor a Deus, cometo os mesmos erros mencionados no parágrafo anterior, e desta forma também não me comporto como servo, fiel, temente, disciplinado, obediente, reverente, como nos cobra o texto de romanos 12: 1 e 2.

Outro fator importante de mencionar e que cabe aqui mencionar é o fato de que “corpo ou corpos”, dependendo da tradução bíblica empregada, significam, corpo físico e espiritual, visto que como dito anteriormente, para agradar a Deus, ambos devem estar no mesmo sentido e direção..

Portanto, apresentar o corpo, ou corpos, em sacrifício vivo e agradável a Deus, tem a conotação de buscar a santidade, a proximidade de Deus., honrando-o não somente no momento do culto, demonstrando uma falsa aparência Cristã, mas em todos os momentos de nossa vida, independentemente de qual seja o ambiente.

A justiça de Deus se impõe a nós, e sem questionamentos a devemos observar.

ADORAR A DEUS COM NOSSOS DONS E MINISTÉRIO.

Independente de qual seja o nosso Dom, recebido de Deus e Nosso Ministério (serviço a ser desempenhado), temos a obrigação de adorar a Deus também com eles. ( Romanos 12:6/8 ; 1 Coríntios 12:8/11 ; 1Coríntios 12: 27/31.

Contrariando a muitos entendimentos, devemos ter também, compromisso com a verdade e a ministração da Palavra , sendo este a tal ponto, de que não façamos distinção, e ministremos a verdade da Palavra a qualquer um.

Pregar e ensinar a verdade da Palavra, não significa desamor, e nem falta de misericórdia e de compreensão com as fraquezas e falhas dos que nos ouvem, mas pelo contrário uma demonstração de zelo e preocupação com nosso semelhante, buscando com a ministração da palavra e ensinamentos, que ele atinja a perfeição e encontre a perfeita e agradável vontade de Deus para sua vida.

A não conformação com este mundo, mencionada em Romanos 12:02, implica na separação entre os preceitos mundanos e divinos.

Então cabe aqui uma pergunta: Devo eu exortar ao meu irmão, quando ele falhar, e pecar? Quando ele estiver vivendo fora da vontade de Deus? Se o fizer, estarei eu simplesmente pré-julgando-o?

Certamente que não.

Confrontar as práticas humanas com a verdade bíblica faz parte do processo de salvação, pois que tal atitude faz com que o homem obtenha discernimento sobre a ilicitude de seus atos e comportamentos e reconheça, a necessidade de mudança, enquadrando-se no querer de Deus.

O próprio texto de Romanos 12, a saber , os versículos 6, 7, e 8, nos mostra isso.

Outro texto que implicitamente nos mostra isso é o contido no Livro de Salmos, capítulo 91 verso 7, onde diz: ... “mil cairão ao seu lado, e dez mil a sua direita”..

Ao nosso lado e a nossa direita, se refere a pessoas que estão próximas a nós, na mesma direção, mas que por algum motivo, caíram, quedaram, se afastaram do centro da vontade de Deus.

Será que temos compromisso com tais pessoas? Será que nos cabe, aqui a exortação?

Sim com certeza, O Evangelho segundo Matheus capítulo 28, versos 18 ao 20, nos ampara.

Importante mencionar, que exortação significa advertir, alertar,admoestar, avisar, tornar claro o que não se vê.

Já acusação, significa imputar culpa, julgar culpado, praticante de fato, ato, ou atitude sem recuperação e danoso, a própria pessoa, e ou a terceiros..

Neste sentido, o texto de 33: 01 ao 20, que discorre do papel a ser desempenhado pelos verdadeiros profetas de Deus.

Adorar a Deus também é ser fiel ao Ministério a nós concedido por Ele, não nos omitindo, mas revelando a sua verdade, que nos liberta a todos e nos conduz ao Céu.

Em Cristo,

José Paulo Nercelhas Júnior.

Simples servo do Senhor.