APRENDENDO  COM  ZAQUEU  !
 
No livro de Lucas , 19 : 1 a 10 nós vemos a história de Zaqueu, que é uma história comovente, mostrando principalmente que Deus não faz acepção de pessoas e esta história nos traz pelo menos quatro ensinamentos que devemos aplicar em nossas vidas para sermos abençoados por Jesus como ele foi !
 
  1. A) Jesus é a última palavra de Deus a nós ( Hb,1:1 )
Quando Zaqueu não mede esforços para se encontrar com Jesus é porque ele tinha dentro do seu coração uma certeza: Jesus é a última palavra de Deus aos homens, isto quer dizer que fora de Jesus Ele não fala com mais ninguém. O texto diz que havendo Deus falado aos pais de várias maneiras pelos profetas a nós falou-nos pelo Filho. Qualquer pregação que você ouvir que não mostre Jesus como o centro é heresia, pois Atos 4:12 diz que fora dEle não há salvação porque debaixo do céu nenhum outro nome foi dado entre os homens pelo qual possam ser salvos. Zaqueu tinha esta certeza dentro de si senão não faria tudo o que fêz para ser visto por Jesus e valeu toda a sua atitude para saciar a sede de seu coração. Devemos buscar atender a vontade de Deus e não aquilo que agrada nosso coração ou sentimentos porque o diabo põe sua mão no meio para que algo me agrade, mas que me faz fugir da vontade de Deus e a vontade de Deus é que todos conheçam a Jesus como o único Salvador !
 
  1. B) O sacrifício de Jesus seria perfeito para agradar ao Pai ( Hb, 1: 3 )
Quando Jesus estava sendo batizado se ouviu uma voz do céu que dizia: “ Este é o meu Filho amado em quem tenho prazer “ ( Mc, 1: 11 ). Zaqueu tinha esta certeza de que só Jesus poderia satisfazer a ânsia de sua alma que clamava por um Deus vivo. Muitos tem criado outras saídas para a ansiedade do homem por um Deus vivo e sempre estarão fora da vontade do Criador. Tem até aqueles que criaram um purgatório onde as pessoas vão para um fogo se purificar dos seus pecados e depois sobem para os céus, e aí eu digo: “ Então Jesus foi um bobo em vir aqui morrer por nós, se eu posso pagar pelos me pecados “. Jesus sofreu a separação do Pai para nEle se cumprir a morte, separação, que estava separada para nós, pois lá na cruz o Pai virou as costas para Ele, se separou dEle, e foi o bastante para Ele gritar: “ Pai, por que me desamparastes ? “ ( Mt, 27:46 ). Se o homem pudesse fazer algo pela sua salvação lá no Éden o Senhor não teria dito a satanás que a semente da mulher lhe pisaria a cabeça e sabemos que uma semente só é morta se esmagarmos sua cabeça e isto Jesus fêz por nós. Zaqueu tinha plena certeza disto e por isso fêz o que fêz para ir até Ele !
 
  1. C) Contou ao Senhor os seus pecados ( Lc, 19:8 )
Quantos não tem a coragem de contar ao Senhor os seus pecados e escondem alguns achando que o Senhor não conhece. Ele quer que nós nos humilhemos diante dEle para que Ele nos exalte ( I Pd, 5: 6 e 7 ) lançando sobre Ele toda a nossa ansiedade porque Ele cuida de nós. Você já se curvou diante do Senhor e disse a Ele tudo o que se passa em sua vida de dúvidas, erros, ansiedades, medos, etc ? Zaqueu não teve vergonha de diante de todos ali dizer ao Senhor que era um ladrão, uma pessoa que gostava de passar a perna no seu semelhante. Quantas vezes Deus já falou com você em pregações que você ouviu e você não teve coragem de se humilhar diante dEle e contar tudo a Ele ? Lembre-se de que do Senhor nós nada escondemos pois Ele conhece até nossos pensamentos, então é melhor lhE contar e encontrar o alívio de que nossa alma almeja !
 
  1. D) Passou pelo ridículo ( Lc,19: 3 e 4 )
Zaqueu tinha uma barreira que o impedia de ver a Jesus, pois era um nanico e a multidão o escondia de Jesus, entretanto ele sendo um chefe dos publicanos e um homem  rico não mediu esforços e passou pelo ridículo de subir numa árvore para ver Jesus. Já pensou numa manifestação pública o seu prefeito trepado numa árvore par a tudo assistir ? Não é simplesmente um ridículo ? Zaqueu não olhou para isto porque para ele importava satisfazer a sede de sua alma e tinha a certeza de que Jesus saciaria sua sede. Vencendo a barreira que o impedia teve o prazer de Jesus olhar para ele, mandar descer e dizer que iria comer em sua casa. Olha que quando vencemos nossas barreiras as benção vem sem medida, pois lá em sua casa teve o prazer de ouvir Jesus falar : “ Hoje, a salvação entrou nesta casa “. Não só ele foi alcançado mas toda a sua casa foi abençoada. Você já lutou para vencer a barreira que te impede de ir a Jesus ?
 
Hoje vivemos um mundo cada dia mais longe de Deus e até nas Igrejas a Palavra de Deus tem sido distorcida para agradar ao homem e com isto o afasta cada vez mais do seu Criador. Procure uma Igreja que pregue a Bíblia ou então pegue a Bíblia , peça sabedoria ao Senhor e leia, pois ela é o alimento de nossa alma e Jesus disse ao diabo na tentação do deserto : “ Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus ( Mt,4:4 ). Não se esqueça que fora de Jesus tudo é perdido !    
           
 

  1.  
 

  1.  
 

  1.  

  1.  
Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 12/12/2016
Código do texto: T5851193
Classificação de conteúdo: seguro