NAS ENTRELINHAS DA HISTÓRIA: O MENINO, O MESTRE E O MILAGRE DA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E DOS PEIXES

De manhã, bem cedinho, após acordar, um menino chama a sua mãe: mamãe! mamãe! eu já estou atrasado. Prepare um lanche reforçado para mim, enquanto eu me arrumo, porque hoje vou encontrar o Mestre. Ele vai fazer um sermão no monte, e lá estarão muitas pessoas. Preciso me apressar, para que possa encontrar um lugar bem próximo, a fim de escutar a mensagem. Passados alguns minutos, a mãe responde: Pronto meu filho, já preparei o seu lanche, agora já pode ir, mas tome cuidado por aí. Tudo bem mamãe, logo estarei de volta. Saindo de casa, o menino caminhou, caminhou, até que avistou ao longe grande multidão. Procurou um lugar para se acomodar, porém, um pouco distante de onde o Mestre ficaria. Não demorou muito, o mestre chegou com os seus discípulos. A multidão aguardava com muita expectativa as palavras do grande Mestre. Passado um tempo não muito longo, o Mestre fez um sinal de que iria começar, e houve um grande silêncio para ouvi-lo. Muitas horas já se haviam passado durante o sermão, mas mesmo assim, o povo não abandonava o local. E o menino, mesmo cansado e com fome, ainda não tinha comido o seu lanche. O Mestre, percebendo que a multidão estava cansada e para não os despedir, pois o caminho de volta aos seus lares era bem distante, pediu para que se acomodassem na grama para descansar. Preocupado com o cansaço e a fome do povo, o Mestre pediu para que os seus discípulos encontrassem um meio pelo qual a multidão fosse alimentada. Um dos seus discípulos disse: Mestre, como poderemos alimentar tantas pessoas, pois não temos alimentos aqui, e o dinheiro é insuficiente. Então o Mestre respondeu: procurai dentre o povo algum alimento. Então os seus discípulos saíram a procurar no meio do povo alimento suficiente para todos, porém não encontraram. Voltaram até onde o Mestre se encontrava, e antes que falassem alguma coisa, veio em sua direção um outro discípulo com um menino que trazia consigo um cesto contendo o seu lanche. Isso mesmo, aquele menino o qual a sua mãe havia feito o lanche. O Mestre perguntou: o que você tem aí para o lanche? O menino respondeu: 5 pães e 2 peixinhos. Então o Mestre perguntou outra vez: você quer colaborar para alimentar a todos com o seu lanche? Aí o menino respondeu: sim, eu quero. Então o Mestre ordenou aos seus discípulos que procurassem e trouxessem o máximo de cestos que pudessem encontrar. Enquanto isso, pegou o lanche do menino, deu graças a Deus e pediu uma benção especial para aquele momento. Após, começou a repartir com todos os que estavam mais próximos. Daí os seus discípulos chegaram com vários cestos. Então o Mestre começou a encher os cestos com o lanche do menino, que cada vez se multiplicava mais e mais, até que todos foram servidos, e sobraram doze cestos cheios do lanche do menino. Logicamente, o que sobrou do lanche foi levado a outros lugares onde havia pessoas que passavam por necessidades e com fome. Nenhum alimento que havia sobrado foi desperdiçado. Quanto a multidão, todos ficaram maravilhados com esse tão grande milagre, e também pelo belo sermão, onde aprenderam como tratar com o próximo e adorar o único Deus verdadeiro. Ao terminarem de fazer o lanche e já descansados, apesar de ser tarde a hora, todos, inclusive o menino, foram embora regozijando de alegria pelos momentos que passaram com o Mestre. O menino estava tão feliz, que foi correndo embora. Não via a hora de chegar e contar tudo para a sua mãe. E ao chegar em casa, abraçou a sua mãe e agradeceu pelo lanche que havia feito, pois não só saciou a sua fome como a de toda a multidão, que só de homens era quase cinco mil, sem contar as mulheres e as crianças. A sua mãe ao ouvir as maravilhas que o filho lhe disse, ficou muito feliz, pois através do lanche que fizera para o seu filho, o Mestre Jesus fez um grande e maravilhoso milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. Então disse para o seu filho: verdadeiramente o Mestre Jesus é o Filho de Deus, que deveria vir a este mundo, conforme foi predito pelos profetas. E que na próxima vez que você for ouvir o sermão de Jesus, eu também irei.

Texto baseado no livro de João 6:1-15