POR QUE PEDRO TRAIU AO SEU MESTRE JESUS  ?
 
Quando Jesus estava próximo da traição de Judas Ele chama os discípulos para conversar e diz a Pedro: “ Satanás pediu para cirandar contigo, mas Eu roguei por ti e quando te converteres confirma teus irmãos, ao que Pedro respondeu: Estou pronto a ir até a prisão e a morte contigo, ao que Jesus replicou: Antes que o galo cante tu me negarás três vezes “ Tudo isto registrado em Lucas 22: 31 a 34 . Vamos então ver o que levou Pedro a trair seu Mestre !
 
  • A) Dormir ao invés de orar ( Lc, 22 : 46 )
Depois da conversa com os discípulos e Pedro em particular Jesus toma seus discípulos e vai ao Getsêmani  para orar ao Pai buscando forças para aquilo que iria acontecer com Ele. Era um momento de angústia pois Jesus via o beijo de traição de Judas, via a coroa de espinhos que iria receber como Rei e a cruz, uma morte reservada aos piores malfeitores da época. A angústia de Jesus era tanto que a Bíblia diz que Ele suava sangue e derramava pelo chão. Um momento de provação, batalha espiritual, lutas a enfrentar e ao terminar de orar ao Pai se decepciona, pois os seus ao invés de estar com Ele clamando ao Pai estavam dormindo, inclusive Pedro, enquanto Ele gemia diante do Pai e suava sangue. Tudo isto registrado em Lucas, 22: 44 a 46. Temos a hora certa de dormir e nada tem de errado nisto, mas nas horas de lutas, provações, decisões a serem tomadas devemos estar em comunhão, isto é, estarmos em oração e Pedro errou muito ao dormir nessa hora marcante do seu Mestre. Você tem orado nas horas de lutas, provações e decisões a serem tomadas para ter a ajuda do alto e ser vitorioso ?
 
  • B) Andar longe de Jesus( Lc, 22 : 54 )
Após este momento crucial na vida do Mestre vem Judas e com um beijo o trai porque tinha dito aos malfeitores que aquele a quem ele beijasse esse seria Jesus a quem eles deveriam prender. Então como diz a Bíblia O prenderam e O levaram à casa do sumo sacerdote para as primeiras interrogações acerca de quem Ele era. Momento crucial na vida de Jesus, quando Ele como homem carecia de companhia dos seus O apoiando e dando-lhE forças, aquele que havia dito que por Ele iria até a prisão e a morte se afasta dEle e como registra o verso 54 O seguia de longe. Pergunto eu: É possível seguir a Jesus de longe ? Impossível, pois se estou longe é porque não O tenho comigo e então estou pronto a ser alvo do inimigo de nossas almas como Pedro  se tornou nas mãos do tentador para negar seu Mestre as três vezes como Jesus o havia avisado. Hoje vemos as igrejas cheias, mas infelizmente são vidas que estão seguindo a Jesus de longe pois olhando nós para elas vemos tudo que vemos no mundo que não serve a Jesus e infelizmente hoje os pregadores nada mais falam contra o pecado, está tudo normal como Paulo avisou seu filho Timóteo de que viriam dias em que os homens não suportariam mais ouvir a sã doutrina e amontoariam comichão nos ouvidos para ouvir conforme suas concupiscências, isto é, seus desejos  e pregar o que agrada aos homens é a grande prova de que está longe de Jesus !
 
  • C) Sentar na roda dos escarnecedores ( Lc, 22 : 55 )
 
 
O Salmo de número 1 diz que é bem aventurado ou seja, é feliz aquele que não se assenta na roda dos escarnecedores, pois aí eu me identifico com eles. Lembro de minha velha mãe quando nos ensinava sobre más companhias e dizia : “ Diga-me com quem andas e te direi quem és “. Pois é, Pedro se esqueceu disto e para não ser identificado com um dos seus discípulos ele se assenta junto aos que haviam prendido Jesus e à roda do fogo aguardavam as decisões do sumo sacerdote. Com quem você tem andado, com quem você gasta seu tempo conversando ? é com os seguidores de Jesus ou entre os que servem ao mundo ? Disse às minhas ovelhas: Se me virem numa roda de chopp num bar não dirão que sou um bêbado ? Se me virem numa roda de traficantes não dirão que sou um deles ? Não são nossas palavras que nos identificam e sim nossas atitudes e a atitude de Pedro aqui o identificava com os malfeitores. Com quem você tem se identificado ?
 
Como Pedro todos nós estamos sujeitos em nossas atitudes a trair Aquele que por nós deu a vida, então devemos ter cuidado de não dormir quando temos de orar, andar o mais junto com Jesus que fôr possível, pois Ele quer é estar em nós para assim andarmos juntos e escolhermos as nossas companhias, isto é, aqueles com quem andamos ou gastamos algum tempo de nossa caminhada. Que o Senhor nos dê sabedoria e discernimento espiritual de entendermos nossas fraquezas e as ciladas do inimigo e sermos vitoriosos, porque a Bíblia diz que em Cristo somos mais que vencedores !  
                          
 

  •  
 

  •  
 

  •  
                          
 

  •  
 

  •  
 

  •  
Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 21/01/2017
Código do texto: T5888621
Classificação de conteúdo: seguro