O ESPÍRITO SANTO - UM SER PESSOAL

"Mas o CONSOLADOR, o Espírito Santo, a quem o Pai ENVIARÁ em Meu nome, Esse vos ENSINARÁ todas as coisas e vos fará LEMBRAR de tudo o que vos tenho dito". - João 14:26.

CONSOLADOR - Energia elétrica é uma força, mas ela não pode consolar. A correnteza da água é uma força, também não consola. A velocidade do carro é uma força, ela também não consola. Tampouco o carro, o navio, o avião, ou as máquinas consolam. Nenhum bem material tampouco consola. Para consolar tem que ser um ser vivo, que seja capaz de compreender e então transmitir carinho, conforto e palavras de consolo. Isso somente pessoas fazem.

ENVIARÁ - Não há na Bíblia qualquer passagem onde Deus tenha enviado algo (objeto ou força), a não ser pessoas, um anjo, um profeta, uma mensagem através de um mensageiro. Nem as tábuas de pedra da Lei Ele enviou, mas veio pessoalmente e as escreveu. Deus somente envia o que pode ser enviado. Pessoas e animais podem, pois se envia eles vão. Coisas ou forças não vão, pois não têm capacidade de ir. E se alguém as leva, elas não foram enviadas, mas sim levadas. Enviados foram quem as levou.

ENSINARÁ - Jamais se viu força (energia elétrica - vento,- corrente de água - movimento de motor - etc.) ensinando. Somente pessoas ensinam, pois podem aprender e ensinar o que aprenderam. Ou captar a mensagem e retransmiti-la. O Espírito Santo não é um gravador, nem chip, pois a Bíblia diz que Ele vai onde quer e somente pessoas e animais têm querer.

FARÁ LEMBRAR - Coisas e forças não podem fazer lembrar, pois somente pode fazer lembrar quem é capaz de memorizar. Posso fazer alguém lembrar o que não sei, mas preciso saber que tenho que faze-lo lembrar algo e quando devo faze-lo lembrar. O Espírito Santo, entretanto faz mais que isso: faz os crentes lembrar o que Ele sabe que eles precisam lembrar no momento em que sabe que precisam lembrar. Portanto, Ele tem que ter capacidade de perceber esse momento e saber o que eles precisam lembrar, pois, se eles esquecerem, Ele lhes retransmitirá a mensagem.

Portanto, é uma insana heresia querer limitar e determinar o que o Espírito Santo de Deus é, haja vista que, por Seus atributos pessoais tão marcados, Ele não pode ser menos que uma pessoa e essa coEterna com o Pai e o Filho. Aceitar o Espírito Santo como uma pessoa da Divindade não implica em politeísmo, pois a Bíblia ensina que Eles não são três deuses (opositores um do outro - cada um com seu propósito e doutrina), como são os deuses imaginados no paganismo, mas um Deus em três pessoas e tudo que um faz todos fazem conjuntamente, como o presidente (governo) do país, que constrói viadutos, barragens, grandes obras sem jamais pegar em uma colher de pedreiro pessoalmente, mas sim através do governo (engenheiros, mestres e pedreiros). Todos eles são governo, mas sabemos que temos somente um governo e esse é composto por todas essas pessoas. Não somos uma "policracia". De igual modo, quando uma das três pessoas da Divindade faz algo, esse algo foi feito por todos, pois nenhum faz algo sem os demais e sem que seja cumprindo o propósito dos demais. Entretanto, cada um opera em Sua área.

De qualquer forma, se formos achar que por ser três Eles formam um politeísmo, sendo dois também formaria. Então já não poderíamos aceitar o Filho como Deus com o Pai.

Wilson do Amaral