1369- CONGRESSO BÍBLICO INTERNACIONAL BRASIL- AVALIAÇÃO-TESTEMUNHO CONCRETO DE UMA PARTICIPANTE BRASILEIRA (54) SÉRIE MENSAGEM RELIGIOSA

1369- CONGRESSO BÍBLICO INTERNACIONAL BRASIL- ÃVALIAÇÃO-TESTEMUNHO CONCRETO DE UMA PARTICIPANTE BRASILEIRA (54) SÉRIE MENSAGEM

RELIGIOSA contemporânea

1-Texto Bíblico:“O Senhor fez em Mim maravilhas, SANTO É SEU NOME - Quia fecit mihi magna qui potens est:ET SANCTUM NOMEN EJUS” (Cf. Lc I, 49).

Testemunho Concreto:

O Senhor mostrou-me a divulgação do Congresso Bíblico Internacional no site da Arquidiocese de Belo Horizonte que indicava o telefone:3269 3100 para buscar detalhes da informação.

---***---

Consultei as NOTÍCIAS do site da CANÇÃO NOVA TAMBÉM e encontrei mais informações:

Congresso Bíblico Internacional em Belo Horizonte

ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

A capital mineira sediará, de 23 a 27 de julho de 2007, o Congresso Bíblico Internacional, realizado pela primeira vez no Brasil. Com apoio da Arquidiocese de Belo Horizonte, o Congresso será realizado na Casa de Retiro São José (bairro dom Cabral, Belo Horizonte. Trata-de de uma promoção da Associação Evangelho e Cultura, com o seu Projeto de Exegese Intercultural, hoje sob a coordenação do professor Dr. padre Massimo Grilli da Pontífica Universidade Gregoriana/Roma, do professor Dr. padre Henk Bloem, Leusden/ Olanda e do professor Dr. Padre Wolfgung Lentzen-Deis da Universidade de Trier /Alemanha. Participam ativamente deste projeto cerca de 25 Cientistas da Bíblia e Teólogos da Europa, América Latina, Ásia e África.

De acordo com um dos organizadores do Congresso Bíblico, padre Marcos Antonio Cardoso Alcântara, da Diocese de Ilhéus (BA), a proposta é possibilitar um intercâmbio intercultural e uma contribuição no desenvolvimento do trabalho científico e pastoral da área bíblica. “Ser um espaço de reflexão e de partilha sobre a superação da distância entre a Exegese e a Hermenêutica Bíblica. Divulgar o método exegético Pragmalingüística de leitura bíblica”, afirma pe. Marcos que é, atualmente, pároco da Comunidade Católica de Lingua Portuguesa da Diocese de Limburg (Alemanha) e doutorando em Teologia Biblica pela Universidade Gregoriana (Roma).

O Congresso será na América Latina/Brasil, em função de sua grande experiência com a leitura popular da Bíblia. A caminhada e a experiência da Animação Bíblico-Catequética da Igreja do Brasil têm muito a contribuir à Ciência Bíblica em relação à dimensão hermenêutica e intercultural da leitura bíblica.

Podem participar do Congresso todas as pessoas interessadas no tema: professores, doutorandos, mestrandos, agentes da pastoral bíblica e outros.

Durante os cinco dias do Congresso, haverá a participação de conferencistas de diversos países com uma rica experiência no campo da exegese bíblica, principalmente, a partir dos novos contributos da ciência da comunicação, sobretudo, da lingüística pragmática, e da pastoral bíblico-catequética.

As línguas oficiais do evento são o português, italiano e o espanhol (algumas conferências serão feitas em alemão, com tradução para o português). Os participantes farão também encontros e visitas aos grupos bíblicos de algumas Comunidades da Arquidiocese.

Fonte:

http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=236911

---***---

2-Texto Bíblico:

“Todos vós que estais sedentos, vinde à nasente das águas, vinde comer, vós que não tendes alimentos...”(Isaías 55,1)

Testemunho Concreto:

O Senhor colocou-me em sintonia telefônica com a secretária Ozana no telefone: 3269 3100, na Casa de Retiros São José-Redentoristas, para conseguir a autorização de inscrição.

---***---

3-Texto Bíblico:

“Por que defender vosso dinheiro naquilo que não alimenta e o produto de vosso trabalho, naquilo que não sacia?”(Isaías 55,2)

Testemunho Concreto:

O Senhor Deus encaminhou-me para falar com Cátia e com Carmem,responsáveis pelas informações.Pediram-me para aguardar a chegada do Padre Marcos, da Alemanha.Só ele poderia autorizar minha inscri-ção.Deixei meu nome com as responsáveis e fiz uma pequena viagem.

Primeiro passo dado! Primeira Vitória!

O local da realização do Congresso Bíblico Internacional BH/Brasil foi traçado pelo Senhor meu Deus! Tão perto da minha residência! Tão necessário à minha “Renovação Interior”. Tão útil ao meu coração!

Tão forte para o meu querer! Tão importante PENTECOSTES!

---***---

4-Texto Bíblico:

“Levanta os olhos e vê à tua volta...

teus filhos chegam de longe...

para honrar o nome do Senhor teu Deus”

(Isaías 60,4-9)

Testemunho Concreto:

Na sexta-feira anterior ao início do Congresso recebi o telefonema de Ozana que me autorizou fazer a inscrição no próprio local do encontro internacional. Pessoalmente, precisaria falar com o Padre Marcos que já havia recebido minha solicitação. Fiz-lhe o agradecimento exultante de alegria e falei-lhe da homenagem que iria prestar ao Padre Luciano Penido, que no domingo, completaria sessenta anos de Vida Sacerdotal, em Belo Vale,Minas Gerais.

---***---

5-Texto Bíblico:

“Buscai o Senhor já que ELE se deixa encontrar, invocai-O, já que ELE está tão perto...”(Isaías,55,6)

O próprio Senhor nos ensina a pedir,quando diz:“Pedi e recebereis, procurai e achareis, batei e abrir-se-vos-á.” (Mt 7,7).

Testemunho Concreto: Bem cedo, fiz minhas preces e confiante no CAMINHO DO SENHOR, ILUMINADO PELO ESPÍRITO SANTO,fui à Casa de Retiros São José-Redentoristas.Dei o segundo passo com sucesso absoluto.

Segunda Vitória: Inscrição feita!

Ao chegar, procurei o PADRE ANTÔNIO CARDOSO ALCÂNTARA, Doutorando em Teologia Bíblica pela Universidade Gregoriana de Roma.Ele é da Diocese de Ilhéus da Bahia, atualmente Pároco da Comunidade Católica de Língua Portuguesa da Diocese de Limburg/Alemanha.

Ele já estava à mesa de café, com os participantes do Congresso...Foi muito atencioso para me inscrever e entregar-me o material didático completo, contido em uma Pasta , com direito ao crachá...

---***---

6-Texto Bíblico:

“Assim procede à PALAVRA que minha boca profere: não volta sem ter produzido seu efeito, sem ter executado minha VONTADE e cumprido sua MISSÃO.”(Isaías 55,11)

Testemunho Concreto:

No Auditório da Casa de Retiros São José levantei e vi à minha volta 25 Cientistas da Bíblia, de tantos países e idiomas diferentes.

Terceira Vitória: Comunicação fácil entre os participantes que não falavam em Língua Portuguesa...Pentecostes verdadeiro em Beagá, em minha vida

---***---

7-Texto Bíblico:

“As Nações se encaminharão à tua luz.” (Isaías,60,3)

Testemunho Concreto:

No Congresso Bíblico Internacional BH/Brasil vi, ouvi Teólogos da Europa, América Latina e África.

Quarta Vitória: Ajuda financeira do filho, sem que eu pedisse...para meu transporte.

---***---

8-Texto Bíblico:

“Porque és precioso aos meus olhos, porque eu te aprecio e te amo,permuto reinos por ti, entrego Nações em troca de ti...”(Isaías.43,4)

Testemunho Concreto:

No Congresso Bíblico Internacional BH/Brasil testemunhei o AMOR ao SENHOR nos diversos idiomas: grego, alemão, espanhol, italiano, português...

Quinta Vitória: À noite, após as Conferências, participação nos encontros e visitas aos grupos bíblicos das Comunidades Católicas da Cidade de Ribeirão das Neves, da Arquidiocese Metropolitana de Belo Horizonte.

---***---

9-Texto Bíblico:

“Vós sois minhas TESTEMUNHAS, diz o Senhor e meus SERVOS que eu escolhi, a fim de que se reconheça e que me acreditem e me compreendam que SOU EU”. (Isaías. 43,10)

Testemunho Concreto:

Os estudos da Bíblia em perspectiva pragmática, o metodológico e histórica facilitam a compreensão do TEXTO SAGRADO.

Sexta Vitória: “Carona” ou transporte gratuito, de retorno do Encontro Bíblico da Comunidade do Menino Jesus, /RN, às 22h 30min, oferecido pelo Diácono André Erick Alves Ferreira, que receberá sua Ordenação Presbiterial no dia 01-09-2007, em BH/MG/Brasil. O jovem André Erick mais SERVO à disposição da Comunidade...

---***---

10-Texto Bíblico:

“Senhor, Vós sois meu Deus: exaltar-Vos-ei e celebrarei Vosso NOME, porque executastes maravilhosos desígnios...”(Isaías. 25,1)

Testemunho Concreto:

As propostas do Congresso Bíblico Internacional BH/Brasil foram alcançadas no intercâmbio intercultural e na grande contribuição para o desenvolvimento da tradução e vivência do texto Bíblico, pelo Povo de Deus no mundo.

---***---

11-Texto Bíblico:

“Ide e ensinai a todas as NAÇÕES”...(Mateus.28,19)

Testemunho Concreto:

O Congresso Bíblico Internacional BH/Brasil ocupou o espaço do ensino-aprendizagem.Espaço de reflexão e de partilha sobre a superação da distância entre a exegese e a hermenêutica bíblica.

À LUZ da PALAVRA, espaço de divulgação do método-exegético pragmalinguístico de leitura bíblica. Espaço do ensinar a observar, de guiar reflexões para a LEITURA POPULAR DA BÍBLIA.

---***---

12-Texto Bíblico:

“Eis que envio o meu ANJO diante de ti, ele preparará o teu caminho...”

“Vou mandar o meu mensageiro para preparar o meu caminho”(Malaquias.3,1)

“Abri no deserto um caminho para o SENHOR, traçai reta na estepe uma pista para nosso DEUS”.(Isaías. 40,3)

Testemunho Concreto:

Com limpidez de alma e sinceridade absoluta tenho a ALEGRIA e a RESPONSABILIDADE de manifestar a GRATIDÃO AO PADRE MARCOS, por seus sentimentos de FÉ, AMOR, DEDICAÇÃO, DISPONIBILIDADE, ATENÇÃO E COLABORAÇÃO DURANTE O CONGRESSO BÍBLICO INTERNACIONAL BH/BRASIL.Padre Marcos foi nosso ANJO GUIA E PROTETOR, MENSAGEIRO DO NOSSO SENHOR DEUS”.

Posso assegurar ao Congressistas que em Beagá houve a verdadeira manifestação de PENTECOSTES, onde todos falaram tantos idiomas e todos se entenderam PERFEITAMENTE.

Coloco-me à disposição para divulgar os conhecimentos que adquiri. Do pouco que SOU, invocarei o PODER do ESPÍRITO SANTO, ao PAI e ao FILHO, que iluminem minha mente, para cumprir e fazer cumprir minha “RENOVAÇÃO INTERIOR.”

---***---

13-Texto Bíblico:

“Refresca tua memória e discutamos: apresenta tuas contas, para te justificar”.(Isaías.43,26)

Testemunho Concreto:

Vale ressaltar a ADMINISTRAÇÃO interlocutora da Doutoranda em Teologia Bíblica, a Irmã Rosemeyre Barbosa Cardoso, da Congregação Sagrado Coração de Jesus e que reside na Alemanha há tantos anos...

Com educação, “jeitinho mineiro e baiano” aproximava-se de cada participante convidado, para encaminhar compromissos assumidos...”

Com toda a eficiência, competência e firmeza ficou incumbida de fazer as traduções simultâneas das falas do alemães. Domina perfeitamente, vários idiomas.

Com toda habilidade psicológica analisou a justificativa de minha presença no Congresso Bíblico Internacional BH/Brasil e sob os olhos do ANJO MENSAGEIRO E TUTELAR PADRE MARCOS, a avaliação final de que “nada acontece por acaso”, “nenhuma folha cai de uma árvore sem a anuência do Senhor Deus”

Minha participação foi uma folha que caiu sobre mim, no outono da vida, pela força, graça e poder do Espírito Santo de Deus, nesta fase de gozo da aposentaria aos 56 anos de idade.

Sétima Vitória: Oportunidade de fazer confidências espirituais e familiares e intenções da minha renovação interior, para a Irmã Rosemary Barbosa Cardoso, da Congregação Sagrado Coração de Jesus, na Alemanha

---***---

Oitava Vitória: Na noite de quinta-feira, participação da Santa Missa, em Língua Portuguesa, celebrada pelo Padre Cleodon Amaral de Lima, Assessor da ABIB: Associação Bíblica do Brasil, Professor de Bíblia na TV Século 21.

Tive a honra de ler o Salmo responsorial:

2-“Em nossa boca só havia expressões de alegria,

e em nosso lábios canto de triunfo.

3-“Sim, o Senhor fez por nós grandes coisas”

Ficamos exultantes de alegria!

4-Mudai, Senhor a nossa sorte

Como as torrentes nos desertos do sul.

5-Os que semeiam entre lágrimas

Recolherão com alegria.

6-Na ida, caminham chorando,

os que levam a semente a esparzir.

7-Na volta, virão com alegria,

quando trouxerem os seus feixes...”

Salmo 125.Cântico das peregrinações.

(Hebreus.126)

Nona Vitória: Organização de 25 Volumes da Coletânea “PENTECOSTES EM BEAGÁ” para ser oferecida a cada participante do Congresso Bíblico Internacional BH/Brasil, contendo súmulas em prosa e poesia, das Conferências e comunicações feitas em seis idiomas: italiano, espanhol, inglês, alemão, grego e português.

Décima Vitória:Participação na confraternização entre os participantes do Congresso, inclusive com a presença do nosso Arcebispo de Belo Horizonte, Dom Walmor Oliveira de Azevedo, e outras pessoas da Cúria Metropolitana.

Décima Primeira Vitória:Premiada com um livro das Edições Paulinas, entre os seis dos números sorteados:

do Serviço de Animaçõa Bíblica: “ Deus viu tudo o que tinha feito e era muito bom”-Mês da Bíblia-2007-Texto para o Povo.

Décima Segunda Vitória: Receber do Prof. Doutor Padre Wolfgung Lentzen-Deis da Universidade de Trier da Alemanha,um dos Coordenadores do Congresso, o LIVRO do Prof. Doutor. Padre de Massimo Grilli da Pontifícia Universidade Gregoriana/Roma.(Volume de 323 p´páginas sobre Evangelio Y Cultura, em Español, “Riqueza y Solidaridad em la obra de Lucas”, com texto:

da Palestrante do Congresso:Cordula Langner:Zaqueo, imagen de esperanza para los ricos.

Décima Terceira Vitória: Participação da celebração Eucarística totalmente em italiano, por Padre Jaime Alfonso Mora, p.s.s, residente no Canadá.

Décima Quarta Vitória: Aprender e cantar em outros idiomas (alemão, italiano, espanhol) para louvar o Senhor. (Fitas, Cds e gravações in Locco)

Entre outras:

SHERRA:

Letra do Prof. E Mestre em Teologia:

Jacil Rodrigiues Brito

(de Montes Claros)

Sherra Israel Adonai

Ehad Elohenu, adonai, Ehad

Escuta Israel

O Senhor nosso Deus

Senhor é um.

Ascolta Israele

Il Signore è uno

---***---

PANE DEL CIELO

Pane del cielo

Sei tu Gèsu, via d´amore,

Tu ci fai come te.

Non, non è rimasta, fredda la terra:

Tu sei rimasto con noi.

Per nutrirci di Te, Pane di vita

Ed infiammare col Tuo amor,

tutta l ´umanità.

Si, il cielo è qui, su questa terra:

Tu sei rimasto con noi,

Ma ci porti con Te,

nella Tua casa

dove vivremo insieme a Te,

tutta l´eternità.

No la morte si distendono,

Tu sei rimasto con noi,

E chi vive di Te, vive per sempre,

sei Dio con noi, sei Dio per noi,

Dio in mezzo a noi.

---***---

Décima Quinta Vitória:

Contatos Nacionais e Internacionais, via internet,

posteriores ao Congresso no Brasil.

Laços fraternos espirituais com objetivos nos estudos Bíblicos Mundiais.

---***---

14-Texto Bíblico:

Vida Nova em Cristo.

Colossenses. 3,1-15:

...“Buscai as coisas lá do ALTO onde cRISTO está sentado à direita de DEUS”

“Afeiçoai-vos às coisas lá de CIMA e não às da TERRA”...

...

“Mortificai pois, os vossos membros no que tem de terreno: a devassidão, a impureza, as paixões, os maus desejos, a cobiça, que é uma idolatria.Dessas coisas provém a ira de Deus sobre os descendentes.Outrora também vós assim vivíeis, mergulhados como estáveis nesses vícios.”

“Agora, porém, deixai de lado todas estas coisas: ira, animosidade, maledicência, maldade, palavras torpes da vossa boca, nem vos enganeis uns aos outros. Vós vos despistes do homem velho com os seus vícios, e vos revestistes do NOVO, que se vai restaurando constantemente à imagem daquele que o criou, até atingir o PERFEITO CONHECIMENTO.”

“Aí, não haverá mais grego, nem judeu, nem bárbaro, nem cita, nem escravo, nem livre, mas somente CRISTO, que será TUDO em todos”.

“Portanto, como eleitos de Deus, santos e queridos, revesti-vos de entranhada MISERICÓRDIA, DE BONDADE, HUMILDADE, DOÇURA, PACIÊNCIA.”

“Suportai-vos uns aos outros e PERDOAI-VOS mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. Mas, acima de tudo, revesti-vos da CARIDADE, que é o vínculo da perfeição.”

“Triunfe em vossos corações a PAZ DE CRISTO, para a qual fostes chamados a fim de formar um único corpo. E sedes AGRADECIDOS”

“A PALAVRA de CRISTO PERMANEÇA ENTRE VÓS, em toda a sua riqueza, de sorte que com toda a SABEDORIA vos possais instruir e exortar mutuamente.”

“Sob a inspiração da GRAÇA, cantai a Deus de todos coração SALMOS, HINOS, e CÂNTICOS ESPIRITUAIS.”

“Tudo quanto fizerdes, por PALAVRA OU POR OBRA, fazei-o em NOME DO SENHOR JESUS, dando por ELE GRAÇAS AO PAI.”

(Colossenses.3,2-15)

Testemunho Concreto:

Consciente das minhas fraquezas, limitações e contradições, mais uma vez, coloco-me ao Serviço de Divulgação Bíblica Internacional, países reassumindo na realidade, o papel de Evangelizadora e na internet, como Mensageira Virtual, para fazer pulsar mais rápido o coração do mundo, onde tenho acesso às mensagens eletrônicas para 128 países.

A alegria não pode substituir o dever, mas pelo dever notado e cumprido é consolidada a alegria, portadora de novos frutos.

Tenho pouco a oferecer, apenas uma dádiva que entra no exemplo de vivência da Fé, e da Caridade, do auxílio aos mais pobres e doentes.

Belo Horizonte, 29 de julho de 2007,

(*)Silvia Araújo Motta, Evangelizadora real

e na internet Missionária Virtual.

Leia mais:

www.recantodasletras.com.br/autores/silviaraujomotta

Contato: silumotta@hotmail.com

---***---

Silvia Araujo Motta
Enviado por Silvia Araujo Motta em 06/08/2007
Reeditado em 07/08/2007
Código do texto: T594934
Classificação de conteúdo: seguro