ABN 38: o Papa Francisco toma a iniciativa

O PAPA FRANCISCO TOMA A INICIATIVA
Miguel Carqueija

(Agência de Boas Notícias 38)


Conforme notícias hoje veiculadas no noticiário da Canção Nova (canal 44 de tv aberta no Rio de Janeiro, às 18.45) e que as emissoras profanas não costumam veicular, após a Páscoa o Papa Francisco deverá anunciar uma série de canonizações inclusive dos dois pequenos videntes de Fátima, Francisca e Jacinto, que faleceram ainda crianças. Serão também canonizados os 30 mártires, religiosos e leigos, que pereceram às mãos dos protestantes durante a invasão holandesa no Nordeste brasileiro.
Foi também anunciada a inauguração no Vaticano de uma lavanderia para ser utilizada pela população de rua de Roma, que poderá lavar, secar e passar de graça, roupas e cobertas. O Papa Bergoglio também autorizou o pouso no Vaticano de helicópteros que tragam crianças enfermas vindas da Síria em guerra, para que possam logo ser internadas, socorridas. Note-se que no vaticano só podem pousar helicópteros devido ao tamanho mínimo do Estado Pontifício. Este possuía 40.000 km2 antes da unificação da Itália promovida por Garibaldi, que simplesmente acabou com o Estado Pontifício. Em 1929, pelo Tratado de Latrão o ditador Mussolini, fazendo-se de muito “bonzinho”, aceitou a restauração do Vaticano como estado independente mas em bases mínimas, de menos de meio quilômetro quadrado. É o caso de perguntar: faria falta à Itália admitir pelo menos uns 10 km2 ao Vaticano? Mas isso é outra história.
Francisco também confirmou que irá ao Egito no final do mês, apesar dos recentes atentados perpetrados pelo fanatismo muçulmano contra igrejas coptas.

Rio de Janeiro, 11 de abril de 2017.