Comentário da Liturgia da Festa de Santa Clara

 

A 1ª leitura, retirada do livro dos Reis19, 16b.19-21 fala da  vocação de Eliseu que deixou tudo e seguiu o profeta Elias.

 

No Evangelho de Mateus em 19,29 lemos: “Todo aquele , que por minha causa, tiver deixado casa, irmãos, irmãs, pai, mãe, mulher, filhos ou terras, receberá o cêntuplo e possuirá a vida eterna”. Esta promessa de recompensa especial, neste mundo e no céu é dirigida a todos aqueles que se colocam a serviço de Cristo e de sua religião. É o caso, por exemplo, dos sacerdotes, das religiosas e de outras pessoas leigas, solteiras ou casadas, que se dedicam totalmente a Cristo e a sua Igreja. Se dirige a todos que sacrificam seus interesses particulares ou suas afeições familiares por amor a Cristo, como por exemplo, Santa Clara a quem a Igreja celebra hoje.

Ela Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Destacou-se desde cedo pela sua  caridade e respeito para com os pequenos, tanto que ao deparar-se com a pobreza evangélica vivida por São francisco de Assis, foi tomada pela irresistível tendência religiosa de segui-lo.

Enfrentando a oposição da família, que pretendia arranjar-lhe um casamento vantajoso, aos dezoito anos Clara abandonou seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Para isto foi ao encontro de São Francisco de Assis na Porciúncula e fundou o ramo feminino da Ordem Franciscana, também conhecido como das Damas Pobres  ou Clarissas. Viveu na prática e no amor da mais estrita pobreza.Seua primeiros milagres aconteceram ainda em vida.

Que cada um de nós nos despojemos das coisas do mundo e nos coloquemos a serviço do Reino cumprindo a anoss missão de batizado ouvindo o chamado do Senhor seja no celibato ou na avida familiar.

Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=603208