Gotas de Céu

G O T A S D E C É U

(26/05/2007 – 2 anos de saudade)

Valdir Cremasco

“HÁ MOMENTOS INTENSOS QUE PARA VIVENCIARMOS POR INTEIRO SERIA NECESSÁRIO A ETERNIDADE” (Padre Fábio de Mello – Acampamento de Músicos Canção Nova - 2006)

E gotas de céu na terra são os pequenos momentos de plena felicidade que aqui vivenciamos. Esses momentos acontecem em todas as áreas da nossa vida, mas é claro que os momentos a dois, com a pessoa amada, são os que ficam marcados para sempre. Ficam marcados para sempre em nosso coração.

Ao acionarmos o botão, “De Recordação”, esses momentos a dois começam a ser passados na tela da nossa recordação e constatamos que, embora intensos, o tempo vivido parece não ter sido suficiente e chegamos à conclusão: Para esses momentos intensos serem vividos por inteiro, por completo, seria necessária a eternidade. Mas, a eternidade, na prática, é vivida após a morte e ela, a eternidade nos parece tão distante... em um lugar inimaginável, inalcançável!

A grande jogada da vida é viver essas “gotas de céu” aqui na terra, de forma a eternizá-la. É isso, “gotas de céu eternizadas”. Felicidade em gotas, eternizadas em nosso coração...

Seguir adiante depois de vivencia-las e perder a fonte dessas gotas requer um repensar profundo da vida, requer buscar lá nas raízes... a raiz de tudo: A FÉ. Com ela e por ela, e somente através dela, a reconstrução poderá ser feita.

Confesso que a perda da “fonte de gotas de céu” em minha vida, fez com que a terra sumisse por debaixo de meus pés e, caminhei por caminhos antes jamais caminhados como que flutuando sobre o nada, em busca do nada. Em minha vida começaram a cair, não gotas de tristezas, mas um temporal que provocou em todo o meu ser uma enxurrada de saudade, melancolia e uma necessidade de provar minha “fortaleza” aos poucos sucumbida pelo minúsculo copo, (em relação ao meu ser) contendo uma bebida alcóolica qualquer.

Mas o recomeçar, o reconstruir era por demais necessário... e a frase “JAMAIS PERGUNTE A DEUS O “PORQUE” DO ACONTECIDO E SIM, PERGUNTE A DEUS O “PARA QUE” DO ACONTECIDO”, que minha fonte de “Gotas de Céu” repetia sempre, veio à tona e mergulhei cegamente em busca das raízes, e a raiz de tudo, A FÉ, me mostrou: “A reconstrução, o recomeço da sua vida, terá que passar necessariamente por onde ela sempre caminhou e de quem você anda esquecido: JESUS.”

E, é o próprio Jesus que afirma para nós em João 15,5: “SEM MIM, NADA PODEIS FAZER” e, mais, vamos buscar a luz em Santo Agostinho que nos ensina “NÃO SOMOS NÓS QUE TRANSFORMAMOS JESUS CRISTO EM NÓS, COMO FAZEMOS COM OS OUTROS ALIMENTOS QUE USAMOS, MAS É JESUS CRISTO QUE NOS TRANSFORMA NELE”.

Como? Quando? Onde?

Na Santa Eucaristia! A Eucaristia que, como diz São Bernardo, “é o amor que supera todos os outros amores no céu e na terra”. “A Eucaristia, escreveu Santo Tomaz, é o Sacramento do Amor, significa amor, produz amor”.

E a eternidade que nos parecia tão distante... em um lugar inimaginável, inalcançável. Se torna possível, palpável, pois “para Deus nada é Impossível” (Lucas 1,37).

Diariamente, através dela, a Eucaristia, a enxurrada de melancolia em minha vida cessou, ficou apenas um mar de saudade, um mar bonito, de um azul intenso, de ondas graciosas tanto quanto o balançar do andar da minha fonte de “gotas de céu”, que vem me acariciar com lágrimas tenras que ainda teimam em rolar em meu rosto, e retribuo com um sorriso, o sorriso Elis que surfa por essas ondas, dizendo a ela: “ME ESPERE, UM DIA EU IREI TER CONTIGO E JUNTOS ETERNIZAREMOS ESSAS GOTAS VIVIDAS AQUI NA TERRA, NO COLO DO PAI”.

Penso que, quando o Padre Fábio de Mello, disse que “HÁ MOMENTOS INTENSOS QUE PARA VIVENCIARMOS POR INTEIRO SERIA NECESSÁRIO A ETERNIDADE”, ele se referia quanto a nós eternizarmos esses momentos na mesa do altar em que Cristo se faz presente para sermos um com Ele e com todas as ovelhas de seu rebanho.

Desejo que você seja eterno, desejo que você seja eterna, com Cristo, em Cristo e por Cristo, no altar da vida que você celebra sua existência e no altar em que Jesus nos transforma nEle.