Vendo o mundo as circunstancias e as pessoas com longanimidade.

No versículo acima vemos que um dos aspectos do fruto do Espirito é a longanimidade palavra do grego: makrothumia, (μακροθυμία) Que a princípio significa paciência ou a capacidade de esperar o tempo certo para que as coisas aconteçam sabendo refrear a raiva ou a ansiosa paixão. E em nossa língua é Característica ou qualidade de quem tem grandeza de ânimo; de quem aceita de modo firme e corajoso as adversidades a favor de outrem. É a longanimidade diferencia o Cristão do religioso, porque o Cristão não perde a esperança com as pessoas, mesmo que estes não venham a corresponder. E se mantém firmes na fé do amor de Cristo mesmo que tudo a sua volta pareça mostrar o contrário.

Makrothumia descreve a resposta como a ação paciente diante das circunstancias e eventos que se mostram desfavoráveis, e parecem se tornarem motivos para desanimo ou de tristezas. Mas é um tipo de paciência que difere daquela que é inativa, é a paciência que não descansa e nem desanima até que tenha atingido o real objetivo. Esta é a paciência que deve morar no coração de um Cristão, pois o leva corajosamente a lutar sem desistir contra aquilo que o impele ao erro, e o faz mamando e respeitando o próximo.

Makrothumia também se refere de maneira mais diretamente com a paciência para com as pessoas. Crisóstomo afirmou que makrothumia é a capacidade de uma pessoa que podendo vingar-se não o faz; é a qualidade daquele que é lento para a ira. O seu significado se torna claro e vívido Novo Testamento na atitude de Deus e de Jesus para com a humanidade. Mesmo quando viramos as costas para o seu amor, e deixamos de acredita devido a cegueira que a vida e os nossos desejos impõe, Ele veio até nós com as mão cheias de amor, perdão e misericórdia. (Filipenses 2:5-8 Romanos 2:4; 9: 22; João 3:16). Eis a expressão máxima de longanimidade que nem o desprezo fez com que Ele virasse as costas para nós. E, é dever de todo aquele que é Cristão, e que se banha neste amor longânimo, ter a mesma atitude para com o próximo. Em nossa vida, em nossa atitude e nossos entendimentos com nossos semelhantes devemos reproduzir esta atitude de Deus para conosco, de amor, tolerância, perdão e paciência. Isso difere o Cristão do mundo comum. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 08/08/2017
Código do texto: T6077170
Classificação de conteúdo: seguro