Ser Livre é Descansar

Sermão pregado na Igreja Presbiteriana no Vale das Pedrinhas em 24 de agosto de 2017.

***

"Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranqüilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes." (Isaías 30.15)

Nesse capítulo o Senhor, por meio do profeta Isaías, está advertindo o povo de Judá contra uma aliança que eles estavam fazendo com o Egito. Eles estavam vivendo uma situação de perigo, e como o Egito era uma potência poderosa naquela época, achavam que os egípcios iriam ajudá-los. Mas eles não iam ajudar em nada. E o povo não queria ouvir. E mandavam os profetas pregarem coisas agradáveis, coisas que fossem boas de ouvir, e não aquilo que o Senhor realmente queria falar.

O Senhor assim os ameaça e repreende, mas ao mesmo tempo promete que virá um tempo que a rebeldia deles vai desaparecer, e finalmente eles terão tranquilidade e fartura na terra. A salvação deles não viria do Egito, viria do Senhor. E o inimigo que os estava ameaçando seria destruído. Nesse contexto nós temos a afirmação que eu quero me concentrar essa noite: "em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação". Há cinco perguntas que eu quero fazer junto com vocês sobre esse texto.

1. POR QUE NÓS PRECISAMOS NOS CONVERTER?

Se converter significa mudar o seu caminho. Você está indo em uma direção, então passa a seguir outra. Lucas 10 relata uma situação que explica porque nós precisamos mudar. Um teólogo chegou para Jesus e perguntou o que Ele precisava fazer para herdar a vida eterna, como ele podia ser salvo. Jesus respondeu perguntando: "Que está escrito na Lei? Como interpretas? A isto ele respondeu: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; e: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Então, Jesus lhe disse: Respondeste corretamente; faze isto e viverás".

Mas o teólogo não ficou satisfeito e perguntou: "Quem é o meu próximo?". Então Jesus contou a famosa parábola do Bom Samaritano, em que um homem vê alguém de um povo com quem o povo dele tinha uma rixa histórica passando necessidade e mesmo assim cuida dele. No final Jesus perguntou para o teólogo quem era o próximo desse homem que estava sofrendo, e ele respondeu: "O que usou de misericórdia para com ele". Dai Jesus disse: você quer herdar a vida eterna? "Vai e procede tu de igual modo". O amor que a Lei exige de nós não é apenas um sentimento, mas um sentimento que se transforma em ação. Nesse sentido, se você não ama a Deus acima de todas as coisas, de verdade, não apenas da boca para fora, mas com todas as tuas forças, e não ama as pessoas ao seu redor como ama a si mesmo, então você precisa mudar, você precisa se converter, senão você não vai ser salvo.

Isso significa que a salvação é pelas obras? Eu tenho que fazer alguma coisa para ser salvo, se eu não fizer, eu não sou salvo, então sou eu que conquisto a minha salvação. Certo? Leia o texto de novo: "em vos converterdes está a vossa salvação". Ele não está dizendo apenas "você precisa se converter para ser salvo", mas "em se converter está a tua salvação". Para entender isso precisamos entender o que é a salvação. A palavra salvação no Antigo Testamento tem a ideia de libertação. Ser salvo é ser liberto de alguma coisa. Então o conceito bíblico de salvação não inclui apenas ser livre do inferno. É ser salvo de doenças, de dívidas, da pobreza, do pecado. A salvação de Deus é plena e completa. Logo, a conversão já faz parte da salvação. Se converter já é ser liberto de algo. Jesus falou que "todo o que comete pecado é escravo do pecado". Enquanto houver pecado em você, você não será totalmente livre. Então enquanto houver pecado em você vai haver necessidade de conversão, de mudança. Por isso ser salvo inclui se converter.

2. POR QUE NÓS PRECISAMOS SOSSEGAR?

Na Lei do Senhor havia vários períodos chamados "sábados", que eram dias de sossego, em que o povo de Deus deveria cessar todas as suas atividades e se dedicar completamente ao culto a Deus. Esses sábados eram, entre outra coisa, celebrações da salvação. Em Êxodo 20, onde Deus ordena pela primeira vez o sábado semanal, Ele disse "eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão". E em Deuteronômio 5, em que o Senhor repete o mandamento do sábado, ele dá a seguinte razão: "porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito e que o SENHOR, teu Deus, te tirou dali com mão poderosa e braço estendido; pelo que o SENHOR, teu Deus, te ordenou que guardasses o dia de sábado". Logo, o sábado semanal celebrava também a salvação do Egito. A Páscoa, que era um sábado anual, também fazia isso. A festa do Purim, outro sábado anual, lembrava a salvação dos judeus operada por meio da rainha Ester e Mardoqueu. E a cada seis anos de colheita, os judeus deveriam separar o sétimo para que a terra descansasse do cultivo anual. E nesse tempo os judeus viviam uma salvação, porque os pobres ganhavam o direito de colher livremente nas terras que não eram colhidas pelos seus donos, todas as dívidas eram perdoadas, todos os escravos libertos, etc..

Tudo isso nos mostra que para experimentarmos a salvação de Deus no seu sentido pleno, nós precisamos sossegar. Você não pode ser livre sem sossego. Por exemplo, Lucas 13 narra a história de uma mulher possuída por um demônio que fazia ela andar curvada há dezoito anos. Vendo isso, Jesus a chamou e a libertou desse espírito, o que fez com que a doença desaparecesse. Então o chefe da sinagoga ficou indignado de ver Jesus curando no sábado. Daí o Senhor os chamou de hipócritas, e disse: "por que motivo não se devia livrar deste cativeiro, em dia de sábado, esta filha de Abraão, a quem Satanás trazia presa há dezoito anos?". Depois de dezoito anos de sofrimento, o Senhor trouxe um sábado, um descanso, para aquela mulher, livrando-a daquele espírito de doença. Por isso, quando o Senhor diz "em sossegardes", Ele não está dizendo que o descanso é um requisito para sermos salvos. O sossego é a própria salvação.

3. O QUE É SOSSEGAR?

O Senhor está dizendo "em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação". Mas em outros lugares Ele diz que nós somos salvos pela fé. Qual é a relação entre essas duas verdades? É muito simples: crer é sossegar. Um dos aspectos centrais da verdadeira fé é a habilidade de sossegar em Deus, de esperar em Deus. A Bíblia fala isso de diversas maneiras. O Senhor nos chama a colocar os nossos fardos sobre Ele e deixar que Ele trabalhe por nós. Se por um lado o Reino de Deus é conquistado com esforço, por outro esse esforço é um tipo de descanso. Porque quando nós nos esforçamos, nós cremos que Deus está operando através de nós. Nós estamos confiando Nele. Nós jogamos as nossas ansiedades Nele. Nós jogamos nossos medos Nele. Sossegar não é não fazer nada, mas envolve um trabalho que não nos abate, uma conversão que nos dá vida, um trabalho que renova as nossas forças. O sábado não era um dia de não fazer nada, era um dia de se dedicar a Deus. Esse sossego que é a salvação não é uma inatividade. É um trabalho alegre. É a fé. É esperar em Deus.

Talvez seja difícil explicar em palavras o que eu quero dizer, mas um episódio da vida de Jesus exemplifica muito bem isso. Ele está narrado em Lucas 8 e outras passagens, e é bastante conhecido. Os discípulos estavam navegando, Jesus estava dormindo, quando veio uma tempestade que estava a ponto de afundar o barco. Então eles o despertaram dizendo: "Mestre, Mestre, estamos perecendo!". Jesus acordou, repreendeu o vento e a fúria da água. Tudo cessou, e veio a bonança. Então, lhes disse: "Onde está a vossa fé?". O que eles fariam se tivessem fé? Eu imagino que eles teriam feito a mesma coisa que fizeram. Lutariam com todas as forças para manter o barco de pé, e quando vissem que não tinha jeito, chamariam Jesus para intervir. Mas qual seria a diferença? Eles não perderiam a paz. Eles iriam trabalhar sossegados.

Essa é a diferença entre viver pela fé e descansar, e viver pelo nosso próprio esforço. O trabalho da fé é confiar que Deus está fazendo as coisas. Ela ouve o Senhor dizendo "vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei" e obedece, e descansa Nele. Como diz Isaías 40, a fé faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor. Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem, mas os que esperam no SENHOR renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

4. COMO A GENTE SOSSEGA?

Só Deus pode nos dar verdadeiro descanso. Vemos isso claramente na epístola aos Hebreus. Nos capítulos 3 e 4 ele diz que Deus falou para os judeus que foram desobedientes na geração de Moisés que eles não entrariam no seu descanso. Só que esse descanso não era a Terra Prometida, já que nos Salmos, muito depois disso acontecer, Deus fala "não entrarão no meu descanso" como algo futuro. Então o descanso de Deus é algo que ainda está por se completar. Daí ele diz: "Esforcemo-nos, pois, por entrar naquele descanso, a fim de que ninguém caia, segundo o mesmo exemplo de desobediência". No capítulo 11 ele vai dizer que mesmo Abraão, Isaque e Jacó já sabiam que a terra prometida não era o descanso de Deus, pois eles falavam que eram peregrinos em terra alheia. Mas eles esperavam uma pátria superior, isto é, celestial. E Deus preparou para eles essa pátria, esse descanso.

E para nós também. O Egito não podia dar ao povo de Israel o descanso dos seus inimigos. Os médicos não podem ter dar o descanso das doenças. O teu dinheiro não pode te dar o descanso das preocupações. O sexo, a fofoca, ou qualquer outro prazer nesse mundo, não pode te dar o descanso da tristeza. Nada, nem ninguém nesse mundo pode te dar sossego verdadeiro, pode te dar uma paz real. Só Deus. Por isso quando o Senhor diz "em sossegardes, está a vossa salvação", Ele está dizendo "descanse em mim, e você será livre". O descanso de Deus ainda está disponível para nós. Como? O próprio texto no explica: "na tranqüilidade e na confiança". Se nós confiarmos em Deus nós entramos no Seu Descanso.

5. MAS E SE EU NÃO CONSIGO SOSSEGAR?

Se a sua vida nesse mundo tem sido difícil, se você tem passado por alguma dificuldade, seja doença, seja financeira, seja familiar, se você não tem experimentado o descanso de Cristo, se algo está tirando o teu sossego, não fique frustado. Esse Descanso de Deus é gradual porque a salvação é gradual. Ele começa agora, quando nós confiamos Nele, mas só é experimentado totalmente quando Jesus voltar. Então se algo está tirando o seu sossego hoje, o que você deve fazer é esperar. O versículo 18 diz: "o SENHOR é Deus de justiça; bem-aventurados todos os que nele esperam". Deus está vendo o seu sofrimento, Deus está vendo a sua dificuldade. Ele não vai deixar a sua confiança sem recompensa. Um dia você vai experimentar o sábado completo.

Então esforce-se agora para que você não desanime no meio do caminho e fique para trás. Não fraqueje, não desista, porque ninguém que, depois de ter colocado a mão no arado olha para trás é apto para entrar no descanso de Deus. E não falta muito. O reino de Deus está próximo. Estava próximo na época que Jesus veio pela primeira vez, por isso Ele mandou os discípulos irem de cidade em cidade anunciando que "está próximo o reino de Deus". Então está dois mil anos mais próximo agora do que estava naquela época. Jesus está voltando. Tenha paciência e continue lutando, para que você não perca a corrida e fique de fora.

CONCLUSÃO

Quando o Senhor diz "em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação", Ele está descrevendo dois aspectos da salvação: ela é uma mudança de mentalidade e uma mudança de atitude. Converter-se e sossegar é outra forma de dizer arrepender-se e crer. Então a salvação não é simplesmente algo que nós fazemos, mas que Deus faz através de nós. Nós precisamos querer, como diz o texto bíblico, mas até essa vontade vem de Deus.

Agora abra sua Bíblia em Lucas 4.16: "Indo para Nazaré, onde fora criado, entrou, num sábado, na sinagoga, segundo o seu costume, e levantou-se para ler. Então, lhe deram o livro do profeta Isaías, e, abrindo o livro, achou o lugar onde estava escrito: O Espírito do Senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. Tendo fechado o livro, devolveu-o ao assistente e sentou-se; e todos na sinagoga tinham os olhos fitos nele. Então, passou Jesus a dizer-lhes: Hoje, se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir."

Se você ler os Evangelhos, você verá que Jesus incorporou no seu ministério essa Palavra do Senhor. Ele não apenas proclamou salvação do inferno, proclamou liberdade em todos os aspectos. E quando Ele chamava as pessoas para Ele, sempre repetia essa ideia de mudar sua maneira de viver e confiar em Deus, de várias formas. E Ele continua fazendo isso. Ele continua nos chamando a cada dia a nos arrependemos e confiarmos Nele. Se a salvação é algo diário, se nós estamos sendo salvos a cada dia, o arrependimento e a fé também acontecem todo dia. A todo tempo Jesus nos chama a irmos até Ele para sermos livres. Jesus é o caminho para a verdadeira liberdade. Então se você reconhece que precisa mudar algo na sua vida, ou se há algo na tua vida que está tirando o teu sossego, entrega isso nas mãos de Jesus, pois Ele é a nossa salvação. Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus. Em sossegardes, está a vossa salvação.