Ev. Mat. 5, 36-42 - A Lei de Talião

A Lei de Talião a qual Jesus se refere neste Evangelho de Mateus, reflete bem em nossos dias o que ela representa. Vivemos momentos bastante cruciais nesta nossa época, no mundo todo, onde as pessoas afastadas das coisas de Deus, vivem de uma maneira muito agressiva; com cobranças de atitudes sempre com conseqüências as mais drásticas que se possa imaginar. Por qualquer ofensa no dia-a-dia da sociedade, briga-se, discute-se, falta-se com o respeito, esquece-se dos ensinamentos de Jesus; esquece-se o nosso Deus amoroso e, mata-se um irmão, até mesmo sendo do mesmo sangue, da mesma família, por coisas ínfimas; se entendermos o valor da obra maior, que é o ser humano. Exterminam-se pessoas da maneira mais vil e vingativa. O diálogo deixou de existir na comunicação e volta ao uso a "Lei de Talião"- "olho por olho e dente por dente"

Todos, só sabem dizer que não levam desaforo para casa e, por isso,

vingam-se, matam-se, achando que com tal gesto estejam castigando alguém; sem arrependimento, sem interrogações pessoais pelos atos cometidos. E muitos, até, dizem nas reportagens televisivas que "graças a Deus isto, graças a Deus aquilo, eu creio em Deus"...

Crê mesmo ? Outros fogem e vão viver bem longe da polícia que os busca. E, continuam lá, no outro local em que se refugiaram, com a mesma vida, do mesmo jeito e com o mesmo coração cheio de maldades, sem nada de Deus.

São as conseqüências do pecado, que muita gente prefere acreditar que não existe, achando-se livres dos seus efeitos, que trazem tantas complicações na vida e... só passam a acreditar quando, desesperados, acabam por entender e,,, o Bom Deus sempre os perdoa. Jesus veio, justamente, para nos avisar sobre o mal que o pecado causa, quando vai arraigando-se na vida da pessoa, como um vício, como a droga que faz do seu usuário um escravo, até levá-lo à morte... e que morte... Hoje, infelizmente, tudo isso é comum e constante até, em todas as camadas sociais e...no mundo inteiro. Só mesmo aqueles que são crentes nas Palavras do Senhor é que livram - se de tanta miséria espiritual e, mesmo entre esses, muitos também caem na cilada do mal. Por isso Jesus nos fala nesse evangelho : "Se alguém bater na tua face direita, oferece-lhe. também a outra; se alguém quiser a tua túnica, dá-lhe, também a tua manta; se alguém te forçar a caminhar com ele uma milha, anda duas.Estas palavras de Jesus, atualmente, ressoam nos ouvidos das pessoas em todas as Igrejas Cristãs, no mundo inteiro e, por incrível que pareça, o mal consegue atingir o comportamento até daqueles que dizem acreditar e acabam claudicando no caminho, muitas vezes na vida, cometendo faltas e pecam. Só que, como todos, os que crêem e os que não crêem, têm a oportunidade de ouvir, de sentir as graças do Espírito Santo, nosso fiel guardião, nosso vigia,. nosso advogado, que nos alerta quando estamos em perigo e, todos que o escutarem, estarão sendo chamados de volta ao grande amor do Pai Eterno, do Criador de tudo e de Todos, bons ou maus.

Nós criamos, ou certos momentos da nossa vida, nos criam situações às vezes muito difíceis de serem resolvidas; uma coisa é importante :- O Respeito pelo outro, não importa a sua situação. Temos que resolver os problemas sempre com muita Calma, Reflexão, Precaução e muito Amor na Decisão. Somos livres, nós escrevemos a história da nossa vida, vivendo, caminhando dentro dos momentos que se apresentam, em situações por nós mesmos criadas ou mesmo que atingidos por atos de outros. Para qualquer delas, a saída é uma só :-Amar a todos como Jesus nos ensina em seus evangelhos.

É DIFICIL???... Então você decide...e responde pela opção escolhida.

BENE - Ctba. (BGJ) - DEUS É BOM !!! DEUS É FIEL !!! -