SALMOS 140: eu entendo assim...

Salmos 140 e eu... ( * Meu entendimento)

1 - Livra-me, ó SENHOR, do homem mau; guarda-me do homem violento,

1* – Senhor, meu amado e Poderoso Deus. Tenho visto a tua proteção, porque tens me livrado dos homens maus e me livrado dos homens violentos.

2 - Que pensa o mal no coração; continuamente se ajuntam para a guerra.

2* – Senhor amado Deus, os homens que pensam mal em seu coração, continuamente se juntando para armarem as guerras, tenho-os visto em aflição de espírito... Deles Tu tens me livrado. Vejo os teus livramentos constantemente...

3 - Aguçaram as línguas como a serpente; o veneno das víboras está debaixo dos seus lábios. (Selá.)

3* – Senhor Deus de bondade, as mentiras e venenos que saem da boca dos ímpios têm se voltado contra eles, seus castelos começam a ruir, porque foram feitos sob engodo e corrupção. E aqueles que se levantaram contra mim ficaram envergonhados; aqueles que intentaram o meu mal foram confundidos, pois Tu tens levantado minha cabeça.

4 - Guarda-me, ó Senhor, das mãos do ímpio; guarda-me do homem violento; os quais se propuseram transtornar os meus passos.

4* – Graças te dou ó Senhor meu amado Salvador, porque realmente me tens guardado das mãos dos impiedosos e invejosos; tens me guardado daqueles que se propuseram a me derrubar e a destruir minhas conquistas.

5 - Os soberbos armaram-me laços e cordas; estenderam a rede ao lado do caminho; armaram-me laços corrediços. (Selá.)

5* – Meu amado Senhor, realmente os invejosos e maledicentes intentaram o mal contra mim; armaram laços, firmaram rede para atrapalhar o meu caminho, mas os seus Anjos me sustentaram, que desviaram da queda e me livraram. Quando eu estava caída na beira do caminho, estendendo as mãos como uma desvalida, a inveja e discriminação deles não deixaram que me ajudassem. Mas a Tua Palavra me socorreu. Tu mandastes para mim a ajuda necessária. Fui colocada num alto retiro. A tua misericórdia me salvou.

6 - Eu disse ao Senhor: Tu és o meu Deus; ouve a voz das minhas súplicas, ó Senhor.

6* – Meu Deus querido, eu digo com toda convicção, com toda a certeza do meu coração: Tu és o meu Deus, o meu Senhor, o Meu Salvador, que ouves as minhas súplicas e não me deixa sem socorro sempre que preciso. Tu tens sido o meu socorro bem presente nas horas das minhas dores e das minhas aflições.

7- Ó Deus o Senhor, fortaleza da minha salvação, tu cobriste a minha cabeça no dia da batalha.

7* – Ó Senhor, meu Deus, Senhor dos Exércitos, Tu és a Fortaleza da minha salvação. Me armastes com armadura e armas celestes, nos dias das minhas batalhas. E eu não lutei sozinha, os Teus Exércitos Tu mandaste para lutarem comigo.

8- Não concedas, ó Senhor, ao ímpio os seus desejos; não promovas o seu mau propósito, para que não se exalte. (Selá.)

8* – Eu te agradeço Senhor meu Amado Deus, do fundo do meu coração, porque os desejos dos que me invejaram ou invejam não tem prevalecido contra tua serva. Os propósitos deles tem caído por terra. A tua justiça tem me alcançado e alcançado eles também. Por isso a razão da minha gratidão e alegria. Porque a tua justiça é para todos. E pela Tua Justiça eu tenho recebido o meu galardão, que é bom. Glórias a Deus!!!

9 - Quanto à cabeça dos que me cercam, cubra-os a maldade dos seus lábios.

9* – Quanto aos pensamentos dos que me cercam, que possam ser vencidos com as palavras da Tua Justiça. Unges meus lábios para que eu possa falar-lhes da verdade da Tua Salvação na minha vida. Que através da Tua obra na minha vida eles possam crer que Tu és Deus vivo e poderoso, pronto a perdoar, mas também pronto a retribuir a cada um segundo as obras que realizam. Te peço, Senhor, que a justiça se estabeleça na vida de cada um dos seres humanos na Terra.

10 - Caiam sobre eles brasas vivas; sejam lançados no fogo, em covas profundas, para que se não tornem a levantar.

10* – Alcance aqueles que praticam a iniquidade e a cobiça, a Justiça da Tua Palavra, ó Deus da Verdade, para que cada um receba a justa medida pelas obras realizadas. Que a justiça da colheita das atitudes de cada pessoa possa vir sobre sua vida, para que possamos todos aprender a verdade das tuas leis eternas.

11 - Não terá firmeza na terra o homem de má língua; o mal perseguirá o homem violento até que seja desterrado.

11* – Aqueles de maus intentos, que roubam o povo e usam a corrupção e o suborno para prosperar, vejo-os todos caindo... Suas más obras estão à descoberto e da vergonha de suas más ações não podem fugir. O dinheiro arrecadado pela sua cobiça já não pode dar-lhes mais segurança porque a tua justiça os tem alcançado.

12 - Sei que o Senhor sustentará a causa do oprimido, e o direito do necessitado.

12* – Mesmo que a opressão tenhamos que passar, para estarmos firmes na tua fidelidade e verdade, não temeremos, porque o direito do necessitado não ficará desassistido. Aqueles que andam em justiça e retidão, mesmo que sofram por algum tempo, haverão de ter no tempo de sua colheita a boa fartura de suas boas obras.

13 - Assim os justos louvarão o teu nome; os retos habitarão na tua presença.

13* – Os tempos de lutas foram muitos. Grandes foram as tempestades. As guerras se levantaram. Mas a destra das Tuas Poderosas mãos me sustentaram, Meu Amado Senhor. Por isso louvo o Teu Santo Nome, porque sei que posso habitar diante da Tua presença com segurança. Porque sei que nunca me desemparou e assim sempre será. Amém.

Graças te dou Senhor Deus Meu Pai, em nome de Jesus Cristo!!!

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, Amém!!!

(Maria Tereza Bodemer – 05/09/2017 – 12:35 hs – RO)