Por que orar? (EPDC 5)

EPDC = Esclarecendo pontos da doutrina católica


Há gente que se queixa por Deus não ouvir suas orações.
Devemos nos livrar da ideia muito frequente que rezar é sinônimo de pedincharia, até mesmo de coisas supérfluas e até puramente econômicas: "Fazei que eu ganhe a mega-sena!"
O sentido da oração é múltiplo e segue uma hierarquia:

1) antes de mais nada a prece tem o sentido de LOUVOR. Louvamos e engrandecemos a Deus, ao Todo-Poderoso, por tudo o que Ele é, por sua grandeza excelsa e infinita. Secundariamente podemos em nossas orações louvar à Virgem, aos santos e anjos. Mas o primeiro louvor, a Deus (inclusive na pessoa de Jesus Cristo, que é o Verbo Divino) é louvor de ADORAÇÃO.
2) devemos rezar para AGRADECER a Deus pela vida que nos deu e por todos os favores que Ele nos dá DE GRAÇA, pois nada merecemos. Não agradecer ao Criador é a mais terrível ingratidão.
3) devemos também rezar pedindo a Deus o PERDÃO pelos nossos muitos pecados e infidelidades. Não é nenhum favor pedir que o Senhor nos perdoe, precisamos desse perdão e precisamos nos arrepender sinceramente de tantos males que praticamos inclusive por omissão. Notem bem, não me refiro a confessar a Deus em vez de confessar ao padre (a confissão deve ser, por humildade, ao padre, pois Deus já sabe de tudo), mas de pedir perdão.
4) finalmente podemos pedir. Mas vejam bem, é preciso dar prioridade aos bens espirituais. Como Salomão, que pediu a Javé (forma hebraica do nome de Deus) não riquezas, saúde e poder político, mas sabedoria para dirigir seu reino - e por isso Deus lhe concedeu tudo. Precisamos pedir que Deus nos reforce a Fé, que nos encha de Esperança e Caridade, que converta nossos irmãos desviados, drogados etc.
Depois sim é lícito pedir bens materiais, os honestos como passar num concurso público, obter um emprego pelos meios lícitos, entrar para uma faculdade, superar uma doença... peça também não só por parentes enfermos ou em vias de passar por cirurgias, mas peça também por seus animais de estimação, principalmente se sofrerem alguma enfermidade. Não se arreceie disso: Deus também protege as criaturas menores de sua Criação. O próprio Jesus, no Sermão da Montanha, declarou que as "aves do céu" não semeiam nem colhem mas o Pai as protege.
Simples assim. Siga essa ordem e não transforme suas orações numa desavergonhada pedincharia.

Rio de Janeiro, 26 de setembro de 2017.