Festa de Nossa Senhora Rainha

   (Isaias 9, 1-6; Sl 112 (113) Lc 1, 26-38)

 

O Anjo ao anunciar a Maria lhe diz que seu filho se chamará Jesus que significa o Senhor salva, e o povo daquela época esperava ansiosamente a salvação. O anjo apresenta Cristo como o futuro rei do povo de Deus, isto é, de todos aqueles que têm fé e que, portanto são filhos espirituais de Abraão.

Na 1ª leitura o profeta Isaías entre outras promessas diz que nasceria alguém que traria a paz sem fim sobre o trono de Davi. Tanto José como Maria Santíssima eram descendentes de Davi, portanto Jesus é descendente de Davi, o maior Rei de Israel e  é  herdeiro legítimo do trono.E o seu reinado será  perpétuo e Ele  levará o título de Filho do altíssimo. Cristo é e será Rei, para todo o sempre, por toda a eternidade.

Se Maria é mãe do rei, logo é rainha.

O nome Maria tem origem no aramaico, e no tempo de Jesus significava a Soberana, a Rainha.

somos chamados, como Maria,  a reinar com Jesus e o seu reino não terá fim; esta é a grande graça.Por isso salmodiemos com o  refrão do salmo de hoje:”Bendito seja o nome  do Senhor agora  e para sempre”.

A igreja através do papa Pio XII institui a festa de Nossa Senhora Rainha.

    Na última parte do documento o Papa declara que tendo adquirido, após longas e maduras reflexões, a convicção de que decorrerão para a Igreja grandes vantagens dessa verdade solidamente demonstrada, “decreta e institui a festa de Maria Rainha,  e ordena que nesse dia se renove a  consagração do gênero humano do Coração Imaculado na Bem-Aventurada Virgem Maria “porque nessa consagração repousa uma viva esperança de ver surgir uma era de felicidade que a paz cristã e  o triunfo da religião alegrarão”.


Com som em:
http://www.marineusantana.recantodasletras.com.br/visualizar.php?idt=618615