UM  NÃO  À  PREDESTINAÇÃO  !
 
Paulo já dizia ao seu filho Timóteo em II Tm,4 que no final dos tempos o homem iria amontoar comichão nos ouvidos para ouvir segundo as suas concupiscências, ou seja os seus desejos. Hoje então vemos cada um falando de certas asneiras que até arrepia os cabelos da cabeça. Uma das grandes bobagens que se ouve é a tal PREDESTINAÇÃO, segundo a qual os que vão se salvarem já estão marcados e da mesma maneira os que vão se perderem também já estão marcados. Que absurdo ! Pergunto: Pra que Jesus veio até nós então ? Pra se aparecer ?
Vejo na Bíblia uma predestinação diferente desta e está em Ef,1:5 que diz que todos fomos predestinado para nos tornarmos filhos adotivos em Cristo, pois o filho adotivo tem o mesmo direito que o filho natural. Esta predestinação depende de algo que também muitos dizem que não existe mais que é o Livre Arbítrio, ou seja, o nosso direito de decidir.
 
  • A ) Livre arbítrio desde o Éden( Gn,2:16,17 )
Vemos aqui no jardim do Éden Deus colocando nas mãos dos homens a capacidade de decisão quando diz que podiam comer de todas as árvores do jardim mas da árvore da  ciência do bem e do mal não porque o dia em que comessem morreriam. Adão e Eva usaram o direito de escolha para fazerem a sua vontade embora fosse contrária à vontade de Deus e Deus não os impediu. Pergunto: Eles estavam marcados para a morte ? Nunca, mas usaram da liberdade que Deus os dera para fazerem o que seu coração pediu. Deus criou o homem para ter comunhão com Ele e este é o seu desejo mas se fosse obrigado não teria valor, então Deus não marcou ninguém para nada e sim  deu a todos a liberdade de escolha.
 
  • B)  O livre arbítrio continua ( Jo,3:16 )
Neste verso como muitos dizem ser o mais bonito da Bíblia o livre arbítrio está mais que patente aos nossos olhos, pois diz que Deus nos deu seu Filho para que os que nEle cressem , liberdade de escolha, esses fossem salvos. No meu trabalho de capelania prisional quantos detentos os tenho ouvido me responderem : “ Jesus, eu não quero “ Volto a perguntar : Foi Deus que determinou isto ? É a liberdade de escolha. Neste capítulo continuando ele diz que os que crerem não serão condenados mas  os que não crerem já estão condenados. Foi Deus que determinou a condenação ? Não, mas Rm,6:23 diz que nossos pecados nos afastam de Deus pois o seu salário é a morte, consequência da escolha errada no jardim do Éden e não determinação do Todo Poderoso.
 
  • C)  Jesus enfatizou o livre arbítrio ( Mc,8:34 )
Jesus aqui deixa bem claro aqui a livre oportunidade de escolha do ser humano quando diz : “ Se alguém QUISER vir após mim renuncie a si mesmo tome a sua cruz e siga-me “. Ele não diz aqui que ninguém está marcado para isto ou aquilo, mas sim que quem quiser vir após Ele, portanto bem enfatizado a liberdade de escolha humana e nem diz que ninguém está obrigado a ir após Ele. A liberdade de escolha é clara pois Jesus diz aos que estão à sua esquerda no juízo final: “ Apartai-vos de Mim malditos para o fogo eterno preparado para o diabo e seus anjos” ( Mt , 25:41 ), mostrando que o inferno não foi feito para o homem e sim que ele vai pra lá por livre escolha, portanto exercício do livre arbítrio. Por esta razão quando foi subir aos céus Jesus mandou pregar seu Evangelho a todas as nações, pois é o Evangelho que dá ao homem a decisão de crer nEle e então escapar da condenação de seu pecado e não algo determinado por Deus.
 
  • D)  A vontade de Deus( Ex,18: 23 )
Deus não marcou ninguém para o inferno e ninguém para o céus mas Ele diz que não tem prazer na condenação de ninguém e por isto deu seu Filho ao mundo. O Filho Jesus é o testemunho de seu desejo de que o homem não seja condenado e João deixa isto claro quando diz: “ O testemunho é este: que Deus nos deu a vida e a vida está no Filho, quem tem o Filho tem a vida e quem não tem  filho não tem a vida “ ( I Jo,5:11,12 )  E para ter o Filho é necessário abrir a porta da vida para Ele entrar e por isto Jesus disse: “ Estou a porta e bato, se você ouvir e abrir a porta Eu entro ( Ap,3:20 ) e o abrir ou não a porta da vida para o Filho entrar é decisão humana, portanto exercício do livre arbítrio .
 
Portanto podemos sem nenhum engano enfatizar que Deus não marcou ninguém para isto ou aquilo e sim os marcou para se tornarem Seus filhos, portanto escolherem serem salvos ou condenados e não receberem algo para o qual já estão marcados ! Se os homens já fossem marcados não teriam decisão a tomar. Por esta razão a Bíblia diz que cada um dará contas de si mesmo a Deus, portanto liberdade de escolha, pois se já nascêssemos marcados não teríamos de dar contas de nada !     
 
 
Fraraujo
Enviado por Fraraujo em 05/12/2017
Código do texto: T6191053
Classificação de conteúdo: seguro