Evangelizando através da Escrita

- II TIMÓTEO 3 . 16 e 17 -

“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.”

__ Um Livro que é uma coleção de escritos considerados pela Igreja cristã e pelos verdadeiros cristãos a Bíblia é o Livro inspirado por Deus.

__ O termo “ Bíblia “ é de origem grega e quer dizer “livrinhos”. O Antigo Testamento foi escrito em Hebraico, com exceção de alguns trechos escritos em Aramaico, e o Novo Testamento foi escrito em Grego.

A Bíblia é um revelar precioso do caráter e dos propósitos divinos, um verdadeiro presente de Deus, para nos ajudar a conhecê-lo; e mais um elemento para buscarmos a salvação e conseqüentemente a morada no Seu Reino.

A Bíblia se constitui no recurso mais importante usado por Deus para estabelecer relacionamento com o homem.

De forma clara e precisa Deus vem se utilizando desta escrita desde os primórdios do povo de Israel, isto quer dizer que: temos ao nosso alcance uma poderosa ferramenta para agirmos em prol do reino dos céus e devemos atentar ao fato de que o próprio Senhor optou por ela em sua estratégia de ação.

__ Os verdadeiros cristãos poderiam influenciar fortemente a sociedade se publicassem textos, sobre os mais variados assuntos, que estivessem repletos de seus bons valores.

Não sei se é sonhar alto, mas que bom seria que estivéssemos repletos de assinaturas de cristãos genuínos em filmes, peças de teatro, jogos de computadores, novelas, artigos em jornais, revistas, blog's enfim, em toda mídia escrita ou falada.

Precisamos urgentemente acordar, nos despertar para isso, sacudir a poeira, sair deste marasmo. Bem sabemos que talento não nos falta, pois temos verdadeiramente a promessa do Senhor de que Ele sempre estaria ao nosso lado a fim de nos capacitar para toda boa obra.

Talvez necessitemos é apenas de um pouco de mais arrojo, coragem e disposição. Sair a luta como se estivéssemos lutando no dia-a-dia do nosso ganha pão. Temos que deixarmos deste marasmo de nossos casulos e nos envolvermos com a humanidade que Deus, nosso Bondoso Deus tanto ama.

Se não tomarmos uma atitude, teremos de conviver com o grande ecoar incômodo das palavras de Cristo Jesus. Ele estará dizendo que não acendeu sua luz em nós para que ficasse oculta, mas para que fosse colocada onde pudesse dissipar totalmente o máximo de trevas neste mundo.

__ Deus que criou o universo só pode ser um Deus sábio, e um Deus sábio certamente tem um propósito para suas criaturas. Negligenciar esse propósito é pura e total loucura e contrariá-lo é um grande pecado, apesar de pecado não ter tamanho! Na natureza, temos a grande revelação de Deus que se alcança pela razão. Mas quando o homem está acuado, algemado aos seus pecados e a alma está sobrecarregada, a natureza e a razão são impotentes para trazer alívio e esclarecimentos.

É bastante razoável que a mensagem de Deus se personificasse em um livro. Como também se torna razoável concluir que Deus inspiraria seus servos para que de uma forma ou de outra registrassem verdades que não poderiam ser descortinadas pela razão humana. E podemos ter a certeza e crer que Deus preservou, por sua providência, os manuscritos das Escrituras Sagradas, e que tivesse influenciado sua Igreja a incluir no Cânon Sagrado somente os livros que fossem divinamente inspirados.

__ O modernista identifica a inspiração das Escrituras Sagradas com a inspiração espiritual e sabedoria de homens como Platão, Sócrates e outros menos votados gênios do mundo literário, filosófico e religioso. Considerando, portanto, a inspiração apenas como algo pura e meramente natural. Mas atentemos para esta teoria, pois ela rouba à palavra inspiração todo seu significado e não combina nem um pouco, em absoluto, com o caráter super sobrenatural e simplesmente único da Bíblia.

__ Algumas pessoas cristãs, confundem a inspiração com o esclarecimento. O esclarecimento vale ressaltar refere-se à influência do Espírito Santo, comum a todos os cristãos, influência esta, que os ajuda a compreender as coisas de Deus Pai (I Co. 2.4 e Mt 16.17). Eles sustentam que esse esclarecimento espiritual é a explicação adequada sobre a origem da Bíblia.

Vemos que na escrita de Paulo é uma carta chorosa, mas demonstra que está cheia de espírito de amor. Como também podemos verificar na fala de Jesus que: quem revelou foi o Pai, Pai este que está nos céus.

__ Quando os homens da Antigüidade meditavam no Deus Todo-Poderoso, o Espírito Divino vivificava essa faculdade, dando-lhes esclarecimentos em relação aos mistérios Divinos. Tal esclarecimentos nos é prometido, e para experimentarmos temos que buscá-los. Temos que ter os” Princípios fundamentais para a fé”. A fé acredita absolutamente na inspiração divina das Escrituras. Portanto, o homem de fé tem uma visão muito importante sobre a Bíblia, e tem coragem de enfrentar a oposição e o que lhe aparecer pela frente de maneira impassível. “Divinamente inspirado” traduz a palavra grega “theopneustos”, que literalmente significa “tendo assimilado Deus”. Essa é a declaração mais importante da Escritura Sagrada sobre si mesma, significando que a “ESCRITURA” é produto do criativo alento Divino.

Tenhamos fé e busquemos inspiração com Espírito Santo conforme podemos ler em Mateus 5.18; João 5.19:31; 16.13 e 15.26:27. Não tenha medo de errar; para isso bastamos ler 2º Pedro 1.20:21 e 1º Coríntios 2.12:13.

__ Espero que esta leitura prezado irmão, tenha lhe agradado e que traga bastantes inspirações da parte do Espírito Santo, e que você se torne mias um canal de evangelização da Palavra de Deus.

. Deus vos abençoe !

carlos vida
Enviado por carlos vida em 28/08/2007
Código do texto: T627005
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.