Leitura Bíblica: 2 Samuel 12. 1-13

No meu primeiro dia de emprego numa metalúrgica, enviaram-me um rapaz para me orientar num certo tipo de serviço em torno mecânico. Tendo o dobro da experiência daquele menino, senti-me humilhado. Escutei-o com desprezo íntimo quando me disse: “Faça desse jeito que teremos produtividade e qualidade”.

Desobedeci e fiz do meu jeito. À tarde, eu não tinha as peças completas. Se tivesse feito como fora orientado, teria produzido um quarto da quantidade total. Meu chefe me perguntou: “O senhor não fez como o menino ensinou”? Respondi: “não, porque com meus conhecimentos pensei que o método do rapaz era inferior”.

Meu chefe disse-me educadamente que nem todas as empresas nessa área trabalham de forma igual e que sempre descobrem formas novas de obter mais produtividade e qualidade. Pediu-me então que fizesse de acordo com o sistema deles e saiu desejando-me um bom descanso! Nessa época eu já conhecia Deus e fiquei envergonhado, triste e arrependido.

Cheguei em casa chateado, e naquela noite fiquei pensando em como me desculpar com aquele rapaz e com meu superior. No dia seguinte, pedi perdão a eles por não ter obedecido ao roteiro de trabalho. Senti-me aliviado por ter tido a chance de reparar meu erro, e daquele dia em diante obedeci às regras da empresa.

No texto de hoje, percebi que Davi se arrependeu sinceramente. O arrependimento devolve-nos a alegria e a vontade de viver e trabalhar, trocando nossos maus pensamentos e mudando nossa atitude. Muitos confundem arrependimento com remorso, que nos deixa tristes e envergonhados e pode ser perigoso para a nossa saúde mental. Remorso não transforma a vida e não deve ser confundido com arrependimento. O apostolo Pedro negou Jesus, arrependeu-se e ganhou vida. Judas Iscariotes traiu Jesus, ficou no remorso e acabou suicidando-se.
O remorso só lamenta o erro; o arrependimento dá meia-volta para repará-lo.

Quem esconde os seus pecados não prospera, mas quem os confessa e os abandona encontra misericórdia. (PV 28.13)

Texto extraído do Livro devocional Presente Diário 21