A CABRA MORTA

Durante um culto no PAMA-GL – FAB, ouvi, o suboficial Pr. Citar a ilustração que vou recitar:

O comandante de uma unidade militar, deu ordem para que deixassem o quartel preparado para a visita do general, na festa de fim-de-ano. O oficial mandou varrer, lavar, pintar, aparar gramas, podar árvores; usar fardas limpas, cortar os cabelos, fazer a barba e observar os horários. O quartel ficou preparado 15 dias antes do grande evento.

Após a parada militar, o general, acompanhado do coronel, visitou todas as dependências da Unidade, inclusive as partes externas. Em determinado momento, em local meio escondido, atrás de um galpão, Chefe Mor avistou uma imagem descomunal: Era o corpo desfigurado de um animal deitado. Ao chegar perto ele viu que se tratava de uma cabra morta, em estado de decomposição. O militar abaixou-se, abriu a boca do animal e perguntou energicamente: “Quem deixou isto aqui? ”

O coronel, sentindo preocupado com a reação do seu superior, exigiu que se apresentasse o autor daquele feito. Como era normal naqueles tempos, a acusação foi descendo até chegar ao pobre soldado que havia varrido aquela área. O indefeso soldado, vendo que não tinha como negar, embora não fosse ele o autor, apresentou-se; fez a devida continência e, na posição de sentido confessou ironicamente diante do general: “Fui eu! Eu sabia que a sua excelência tinha intenção de passar aqui e, por isso, eu peguei este animal morto e o pus aqui”.

Justamente na hora em que o coronel ia aplicar uma severa punição ao soldado, o general olhou firmemente para o soldado e lhe perguntou: “Como você sabia que eu sou também veterinário, com ênfase em arcada dentaria? ”. Virando-se para o coronel, o general disse-lhe: “Coronel, parabéns! Eu já trabalho com pesquisas sobre estrutura óssea das cabras há muitos anos, mas nunca tinha visto uma arcada dentária tão bonita como esta”. Pasmado, o coronel agradeceu o elogio ao general e mais tarde, promoveu o soldado.

Talvez em algum momento da vida você foi visto pela multidão como aquela cabra morta, mas pode esperar que vai passar um especialista que verá em você somente o que tiver valor