Angelologia
Angelologia [evangélica] parte do curso teologia básica

 
Extraído da Bíblia do pregador Pentecostal 2017

Angelologia é a matéria teológica que estuda sobre os anjos. A importância da nossa crença sobre a pessoa e ações dos Anjos consiste primeiro, no fato de que eles, confirmados na obediência a Deus, terem sido designados como espíritos ministradores em benefício dos que hão de herdar a vida eterna Hebreus 1,14.
Depois porque todos eles, até os que caíram com Satanás no princípio, terão papel decisivo nos eventos que terão lugar no futuro. Os anjos são protagonistas de grandes eventos na escrituras no cumprimento de suas funções e atividades, em submissão e obediência ao Deus todo poderoso Salmos 103, 20. Do Gênesis ao apocalipse as atividades angelicais são tão intensas que os anjos são citados cerca de 300 vezes nas páginas da Bíblia. Vejamos:

1. Os anjos são criaturas de Deus.

Os anjos são seres Celestiais que foram criados do nada pelo Poder de Deus. Eles foram criados perfeitos para habitarem eternamente nos céus. O Deus Todo Poderoso o criador do universo mediante a sua palavra foram feitos os céus e todas de exército Salmos33, 6, as coisas invisíveis que estão nos céus, as visíveis que estão na terra, tudo foi criado pelo Senhor Jesus Cristo. Colossenses1, 16. Não sabemos com exatidão a época em que os anjos foram criados, porém, temos conhecimento de que eles existem há muito tempo. Os judeus acreditavam que os anjos eram seres eternos e incorpóreos dotados de grande luminosidade e pureza. Nunca ficavam doentes nunca morriam e não comiam nem dormir nem tão pouco estavam sujeitos aos infortúnios que afligem os seres humanos. Deus rege o universo com poder absoluto e os anjos a serviço de Deus agem em obediência a palavra do senhor Salmos 103 20-21.

2. Os anjos são criaturas superiores aos homens.

Apesar dos Anjos seres celestiais, perfeitos, puro, poderosos, eternos, eles reconhecem que são criaturas e não admite ser adorados pelo homem, Porque somente Deus é digno de ser louvado e adorado Apocalipse 19,10. Embora na Bíblia sejam descritos como varões os anjos na realidade não tem sexo e não propagam sua espécie. Lucas 20-34-35 E não podem gerar Lucas 20,36. Os anjos são espíritos, diferente dos homens, não estando limitados às condições naturais e físicas. Os anjos não possuem um corpo carnal material como forma humana, mas com corpo espiritual que é acompanhada de luz e de Glória celestial 1 Coríntios 15,44. O aspecto do anjo que anunciou a ressurreição de Jesus Cristo era como um relâmpago Mateus 28,3. Os anjos aparecem e desaparecem quando querem se movimenta com uma velocidade incalculável. Porém apesar dos Anjos serem por aumento de espíritos eles tem a forma de Corpos Humanos Pare de se tornarem visíveis aos sentimentos dos homens a quem Deus quer revelar o propósito específico Gênesis 19 1-3. Os anjos não estão sujeito à morte São Imortais foram criados no estado perfeito para viverem Eternamente. Lucas 20 34-36. O anjo que apareceu no sepulcro de Jesus tinha um aspecto como mancebo embora tenha assistência a milhares de anos Marcos 16,5. Sobre a sua quantidade a Bíblia diz que são milhares de milhares e milhares de milhões e milhões. Daniel 7,10 Mateus 26,53 Lucas 2,13 Hebreus 12,22

3 Classificação dos Anjos

Quanto a sua classificação, Existem várias graduações de autoridades entre os anjos, c correspondente as suas diversas funções no céu. Alguns anjos desempenham funções de grande responsabilidade junto ao Trono de Deus. Cooperando assim na administração divina. Outros são encarregados de serviços na administração de Deus quanto ao atendimento aos homens e ao mundo inteiro servindo a favor daqueles que hão de herdar a salvação. Hebreus 1,14 Daniel 3,28 Gênesis 19,16.

1- arcanjos

Miguel é mencionado como Arcanjo, o Anjo principal. Ele aparece como anjo protetor da Nação israelita Daniel 12,1 o nome Miguel significa quem é semelhante a Deus. Desde que Satanás desejou ser semelhante a Deus o Anjo Miguel cujo nome ele traz a honra de defender a glória que pertence unicamente ao Senhor, é sempre citado em confronto com o diabo. Talvez o fato de ser designado por Deus para cuidar da expulsão de satanás do céu, Miguel sempre aparece em peleja contra o inimigo de Deus e defendendo a Israel o povo escolhido de Deus. Apocalipse 12, 7-10 Daniel 12,1
De acordo com a Bíblia, Miguel é um dos Príncipes primeiros Daniel 10,13, o que sugere a existência de outros Príncipes de destaque no céu. A maneira pela qual o Gabriel é mencionada também indica que ele é de uma classe muito elevado. Ele está diante da presença de Deus e a eles são confiados às mensagens de mais elevada importância com relação ao reino de Deus. ( Jd 9; Ap 12,7 1 Ts 4,16 Dn 8,16 9,21 12,1 e Lc 1,11,19). foi Também quem trouxe a grandiosa mensagem para Deus de Maria de que ela saberia te dar à luz ao filho de Deus (Lucas 1,26-35)

2 - querubins

Os querubins pertencem também uma classe elevada dos Anjos. Eles ocupam uma função muito especial e de grande responsabilidade na administração divina, junto ao Trono de Deus. A Bíblia afirma que Deus está entronizado entre os querubins (Sl 99,1). Deus habita entre os querubins ( Is 37-16, 2Rs 19,15) e eles são chamados de querubins da Glória (Hb 9,5). os querubins são anjos relacionados também com os propósitos redentores de Deus para o homem. eles são descritos como tendo o rosto de leão, de homem, de boi, e de águia; isto sugere que representa uma perfeição de criatura : força de leão, inteligência de homem, rapidez de águia e serviço semelhante ao que o boi presta (Ap 4,6-8) em Gênesis 3,24 provavelmente foi à primeira vez que vi eram querubins a terra para proteger o acesso a Árvore da Vida no Jardim do Éden. a grande importância dos querubins do conceito divino se observa no fato de que Deus ordenou que fossem Feito Dois querubins de ouro numa só peça para fazerem parte do propiciatório que ficaria cima da Arca da Aliança ( Ex. 25,19(, o lugar mais sagrado do culto Divino no antigo testamento Deus também mandou que fosse engordado querubins em obra prima sobre o véu ( Ex 26,31) bem como nas cortinas do tabernáculo Ex 26,1.

3- serafins

os serafins são outra classe angelical, são mencionado apenas em Isaías (Is 6 - 1,6) . O que você sabe a respeito deles. segundo, eles constituem a ordem mais elevada de anjos e a característica que os distingue é um ardente amor para com Deus. a palavra Serafim significa ardente. o nome deles indica uma alta patente. os serafins têm três pares de asas com duas voa, com duas cobriam o rosto, em reverência diante de Deus E com duas cobrem os pés, para que as suas próprias obras não apareçam. eles sempre exclamam uns aos outros dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos exércitos.

Continua...
Waldryano
Enviado por Waldryano em 20/04/2018
Reeditado em 29/07/2019
Código do texto: T6314496
Classificação de conteúdo: seguro